Eucaristia: Presença Real do senhor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
fidelidade do sacerdote»
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
JOÃO PAULO II O APÓSTOLO DA HUMILDADE.
Motivo: 50 anos do início dos Trabalhos do Vaticano II Período: de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
Jesus chama os apóstolos...
FESTA DE CORPUS CHRISTI
O ANO LITÚRGICO..
CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO
Novena da Imaculada Conceição
Você encontrará maravilhas visitando o site:
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Eucaristia: Corpo e Sangue de Cristo
Santo André, Apóstolo.
Corpus Christi: Manifestação pública de Jesus Eucarístico.
A Divina Providência, para combater os males de uma época, suscita não só pessoas ou instituições. Também o faz por meio de formas de piedade, moções.
Culto à Virgem Maria.
Maria a Bem-Aventurada
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
Tema: Semana Santa.
C O R E S L I T Ú R G I C A S.
A eucaristia Começar.
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
Corpus Chisti Corpus Chisti I T Á L I A Tapete de Flores.
“Isto é o meu corpo, que será entregue por vós; fazei isto em memória de mim.”
Maria Mãe da Eucaristia
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
Jesus está realmente presente na Eucaristia 29 GOYA Y LUCIENTES, Francisco de A última comunhão de São José de Calasanz 1819 Escolas Pias de Santo Antão,
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
"Isto é o meu corpo" (Marcos 14,22).
Profissão de fé São Bruno Profissão de fé No dia 6 de outubro de 1101, São Bruno, o Patriarca dos Cartuxos, viu já perto o seu encontro definitivo.
Nossa Senhora das Dores
Festa de Nossa Senhora do Rosário
Imaculada Conceição de Maria
Nossa Senhora da Consolação.
Você sabe o que é a Eucaristia?
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Catequese 2.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
7 de outubro, Nossa Senhora do Rosário
Queridos irmãos e irmãs, Também nesta manhã desejo apresentar-vos uma figura feminina, pouco conhecida, a quem a Igreja, no entanto, deve um grande.
Nossa Senhora Auxiliadora.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Natividade de Nossa Senhora
BATISMO Na Bíblia e na História.
A origem do Natal e seus aspectos históricos Como surgiu o Natal?
Nossa Senhora do Rosário.
"Não tenham medo! Não tenham medo de receber o Cristo e aceitar o seu poder!"
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
Betesda, lugar de milagre
Algumas considerações
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
Caríssimos, A origem desta festa que se celebra na quinta- feira posterior à Solenidade da Santíssima Trindade é do século XII. Nela se realça a presença.
Margarida nasceu em 22 de agosto de 1647, em Verosvres, na Borgonha, França. Sua formação cultural e religiosa foi feita por monjas clarissas. Porém,
O Rosário.
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo.
Imaculado Coração de Maria
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Imaculada Conceição da Virgem Maria
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
A festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente comemoramos a instituição do Sacramento da Eucaristia. A festa de Corpus Christi é a celebração.
Você sabe o que é a Eucaristia?
CATEQUESE COM ADULTO.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”,
Transcrição da apresentação:

Eucaristia: Presença Real do senhor CORPUS CHRISTI Eucaristia: Presença Real do senhor

História da Solenidade de Corpus Christi No final do século XIII surgiu em Lieja, Bélgica, um Movimento Eucarístico cujo centro foi a Abadia de Cornillon fundada em 1124 pelo Bispo Albero de Lieja. Este movimento deu origem a vários costumes eucarísticos, como por exemplo a Exposição e Bênção do Santíssimo Sacramento, o uso dos sinos durante a elevação na Missa e a festa do Corpus Christi. Santa Juliana de Mont Cornillon, naquela época priora da Abadia, foi a enviada de Deus apra propiciar esta Festa. A santa nasceu em Retines perto de Liège, Bélgica em 1193. Ficou órfã muito pequena e foi educada pelas freiras Agostinas em Mont Cornillon. Quando cresceu, fez sua profissão religiosa e mais tarde foi superiora de sua comunidade. Morreu em 5 de abril de 1258, na casa das monjas Cistercienses em Fosses e foi enterrada em Villiers.

História da Solenidade de Corpus Christi Desde jovem, Santa Juliana teve uma grande veneração ao Santíssimo Sacramento. E sempre esperava que se tivesse uma festa especial em sua honra. Este desejo se diz ter intensificado por uma visão que teve da Igreja sob a aparêncai de lua cheia com uma mancha negra, que significada a ausência dessa solenidade. Juliana comunicou estas aparições a Dom Roberto de Thorete, o então bispo de Lieja, também ao douto Dominico Hugh, mais tarde cardeal legado dos Países Baixos e Jacques Pantaleón, nessa época arquidiácolo de Lieja, mais tarde o Papa Urbano IV.

História da Solenidade de Corpus Christi O bispo Roberto focou impressionado e, como nesse tempo os bispos tinham o direito de ordenar festas para suas dioceses, invocou um sínodo em 1246 e ordenou que a celebração fosse feita no ano seguinte, ao mesmo tempo o Papa ordenou, que um monge de nome João escrevesse o ofócio para essa ocasão. O decreto está preservado em Binterim (Denkwürdigkeiten, V.I. 276), junto com algumas partes do ofício. Dom Roberto não viveu para ser a realização de sua ordem, já que morreu em 16 de outubro de 1246, mas a festa foi celebrada pela primeira vez no ano seguinte a quinta-feira posterior à festa da Santíssima Trindade. Mais tarde um bispo alemão conheceu os costume e a o estendeu por toda a atual Alemanha.

História da Solenidade de Corpus Christi O Papa Urbano IV, naquela época, tinha a corte em Orvieto, um pouco ao norte de Roma. Muito perto desta localidade está  Bolsena, onde em 1263 ou 1264 aconteceu o Milagre de Bolsena: um sacerdote que celebrava a Santa Missa teve dúvidas de que a  Consagração fosse algo real., no momento de partir a Sagrada Forma, viu sair dela sangue do qual foi se empapando em seguida o corporal. A venerada relíquia foi levada em procissão a Orvieto em 19 junho de 1264. Hoje se conservam os corporais -onde se apóia o cálice e a patena durante a Missa- em Orvieto, e também se pode ver a pedra do altar em Bolsena, manchada de sangue.

História da Solenidade de Corpus Christi O Santo Padre movido pelo prodígio, e a petição de vários bispos, faz com que se estenda a festa do Corpus Christi a toda a Igreja por meio da bula "Transiturus" de 8 setembro do mesmo ano, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes e outorgando muitas indulgências a todos que asistirem a Santa Missa e o ofício. Em seguida, segundo alguns biógrafos, o Papa Urbano IV encarregou um ofício -a liturgia das horas- a São Boa-ventura e a Santo Tomás de Aquino; quando o Pontífice começou a ler em voz alta o ofício feito por Santo Tomás, São Boa-ventura foi rasgando o seu em pedaços.

História da Solenidade de Corpus Christi O Santo Padre movido pelo prodígio, e a petição de vários bispos, faz com que se estenda a festa do Corpus Christi a toda a Igreja por meio da bula "Transiturus" de 8 setembro do mesmo ano, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes e outorgando muitas indulgências a todos que asistirem a Santa Missa e o ofício. Em seguida, segundo alguns biógrafos, o Papa Urbano IV encarregou um ofício -a liturgia das horas- a São Boa-ventura e a Santo Tomás de Aquino; quando o Pontífice começou a ler em voz alta o ofício feito por Santo Tomás, São Boa-ventura foi rasgando o seu em pedaços.

História da Solenidade de Corpus Christi A morte do Papa Urbano IV (em 2 de outubro de 1264), um pouco depois da publicação do decreto, prejudicou a difusão da festa. Mas o Papa Clemente V tomou o assunto em suas mãos e, no concílio geral de Viena (1311), ordenou mais uma vez a adoção desta festa. Em 1317 é promulgada uma recopilação de leis -por João XXII- e assim a festa é estendida a toda a Igreja. Nenhum dos decretos fala da procissão com o Santíssimo como um aspecto da celebração. Porém estas procissões foram dotadas de indulgências pelos Papas Martinho V e Eugênio IV, e se fizeram bastante comuns a partir do século XIV.

História da Solenidade de Corpus Christi A festa foi aceita em Cologne em 1306; em Worms a adoptaram em 1315; em Strasburg em 1316. Na Inglaterra foi introduzida da Bélgica entre 1320 e 1325. Nos Estados Unidos e nos outros países a solenidade era celebrada no domingo depois do domingo da Santíssima Trindade. Na Igreja grega a festa de Corpus Christi é conhecida nos calendários dos sírios, armênios, coptos, melquitas e os rutínios da Galícia, Calábria e Sicília.

História da Solenidade de Corpus Christi Finalmente, o Concílio de Trento declara que muito piedosa e religiosamente foi introduzida na Igreja de Deus o costume, que todos os anos, determinado dia festivo,  seja celebrado este excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade; e reverente e honorificamente seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos. Nisto os cristãos expressam sua gratidão e memória por tão inefável e verdadeiramente divino benefício, pelo qual se faz novamente presente a vitória e triunfo sobre a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

História da Solenidade de Corpus Christi Finalmente, o Concílio de Trento declara que muito piedosa e religiosamente foi introduzida na Igreja de Deus o costume, que todos os anos, determinado dia festivo,  seja celebrado este excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade; e reverente e honorificamente seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos. Nisto os cristãos expressam sua gratidão e memória por tão inefável e verdadeiramente divino benefício, pelo qual se faz novamente presente a vitória e triunfo sobre a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.