REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

1914 – 1918.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL
Coréia do Norte.
GUERRA FRIA.
TRABALHO DE HISTÓRIA 3º C Noturno..
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
CHINA.
Vietcongues (guerrilheiros comunistas do sul)
2º Guerra Mundial.
Descolonização Afro-Asiática
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
Os Conflitos durante a Guerra Fria
2ª Guerra Mundial.
Regimes totalitários na Ásia
GUERRA DA CORÉIA ARTILHARIA EUA E CORÉIA DO SUL
Trabalho De História.
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
A humilhação e reação dos norte-americanos
Episódios da Guerra Fria
GUERRA DO VIETNÃ 9º Ano A e B – (3º Bimestre)
Os primeiros movimentos de independência
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
História “Guerra Fria”.
HISTÓRIA Guerra Fria 9º ano
Conflitos quentes da Guerra Fria
Gustavo Giuseppe Medeiros
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Características e Conlfitos
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
GUATEMALA.
Coluna Prestes.
GUERRA DO VIETNÃ.
A GUERRA DA CORÉIA (1950 – 1953) 9º Ano A e B – (3º Bimestre)
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Guerra Fria.
Revolução Russa Rússia.
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
Capitalismo versus Comunismo
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
1960: China e URSS rompem relações
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
CHINA. MURALHAS DA CHINA Construída em 220 A.c – Km Evitar invasão dos povos nômades do norte (Mongóis).
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GUERRA FRIA.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
GUERRA DA CORÉIA ( ).
Rússia e Europa Oriental
Descolonização Afro-asiática
Guerra do Vietnã. A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã.
GUERRAS NA GUERRA FRIA Jonatas Carvalho. GUERRA DA COREIA – 1950 – Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo)
Nomes: Vinícius pinheiro
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa

A Revolução Chinesa foi um movimento político, social, econômico e cultural ocorrido na China no ano de 1911. Liderada pelo médico, político e estadista chinês Sun Yat-sen. Este movimento nacionalista derrubou a Dinastia Manchu do poder.

Causas a China era dominada e explorada pelas potências européias, principalmente pelo Reino Unido, esta além de explorar a China economicamente, interferia nos assuntos políticos e culturais da China

Causas A distribuição das terras produtivas chinesas era outro problema, pois quase 90% estavam nas mãos de grandes proprietários . Guerra dos Boxers. Em 1908, Sun Yat-sen fundou o Partido Nacionalista (Kuomintang) cujo principal objetivo era fazer oposição à monarquia e ao domínio europeu no país. 

A Revolução Nacionalista 1911: Sun Yat-sen foi proclamado primeiro presidente da República Chinesa. As regiões do país comandadas por grandes proprietários rurais ocorreram resistências, mergulhando a China num longo período de guerra civil. 

1925: morre Sun Yat-sen, ocorreu uma disputa pelo controle do Kuomintang, que acabou por se fundir com o Partido Comunista Chinês.  1927: o general Chiang Kai-shek assumiu o poder do Kuomintang e, no comando das tropas chinesas, começou a combater os opositores da República, entre eles os grandes proprietários rurais e comunistas.

A revolução Comunista Em outubro de 1949, os comunistas tomam o poder e proclamam a República Popular da China, com Mao Tse-tung como chefe supremo. Transformada num país comunista, passou por uma série de reformas como, por exemplo, coletivização das terras, controle estatal da economia e nacionalização de empresas estrangeiras.

1958: após um período de instabilidade política o governo comunista organizou o GRANDE SALTO PARA FRENTE, com o objetivo de atingir um grande desenvolvimento agrícola e industrial. 1966 a 1976: revolução cultural chinesa, baseada no livro Vermelho, escrito pelo líder Mao consistia na eliminação total do analfabetismo e na melhoria da qualidade de vida do povo. Essa revolução contribuiu para consolidar o autoritarismo do estado e a “maotização” da China.

Após a morte de Mao, a China passou por um período de instabilidade até 1981, quando Xiaoping, assume o poder e inicia abertura econômica ao capitalismo, através das 4 grandes modernizações: Agricultura Forças armadas Industria Ciência e tecnologia

Com a volta da propriedade privada e a entrada de capital estrangeiro surgiram as ZEPPS, zonas de livre comércio, contribuindo para transformar a China em uma das maiores potências mundiais. 1989: Primavera de Pequim. A economia cresceu e a inflação também, ocorrendo uma série de protestos populares pedindo democracia.

Revolução da Coréia

A guerra da Coréia se iniciou em 25 de junho de 1950 e terminou em 27 de julho de 1953. Os Estados Unidos e a União Soviética eram ex-aliadas e a guerra da Coréia aconteceu devido o conflito entre eles. A Coréia é dividida pelo paralelo 38 que é usada para demarcar os territórios dos dois exércitos. A Coréia do norte era comunista liderada pela União Soviética e a Coréia do sul era capitalista liderada pelos Estados Unidos.

25/06/50 os norte coreanos atacam a região sul da Coréia dando início a uma guerra. Os EUA aproveitam a ausência da URSS da ONU e aprovam uma resolução que coloca o conflito sob sua tutela.

Os EUA mais 17 países mandam tropas para apoiar a Coréia do Sul, iniciando uma ofensiva que sufocou o exército da Coréia do Norte, a qual recuou até a fronteira da China.

Temendo o ataque norte americano, a China comunista iniciou uma ofensiva com o objetivo de apoiar a Coréia do Norte. Forçando o recuo das tropas da ONU para além do paralelo 38. 1953: foi assinado o tratado de Panmunjon, que dividiu a Coréia em dois países.

Consequências Divisão da Coréia em dois países. 300.000 sul coreanos mortos. 147.000 americanos mortos. 17.000 soldados da ONU mortos. 1,5 milhões de norte coreanos e chineses mortos. 2 milhões de civis.

  GUERRA DO VIETNÃ

Introdução A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria.

Contexto Histórico O Vietnã havia sido colônia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954) foi dividido em dois países. O Vietnã do Norte era, comandado por Ho Chi Minh, possuindo orientação comunista pró União Soviética. O Vietnã do Sul, uma ditadura militar, passou a ser aliado dos Estados Unidos e, portanto, com um sistema capitalista. 

Causas A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e também a União Soviética prestassem apoio indireto. A guerra civil durou 15 anos e colocou a frente as tropas socialistas do Norte, os vietcong contavam com o apoio da URSS da China e contra eles as tropas do Vietnã do Sul, que contavam com o apoio dos EUA.

Intervenção dos Estados Unidos Em 1964, os Estados Unidos resolveram entrar diretamente no conflito, enviando soldados e armamentos de guerra. Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues utilizaram táticas de guerrilha, enquanto os norte-americanos empenharam-se no uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos. 

Os Protestos No começo da década de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Neste momento, já eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televisão mostrava as cenas violentas e cruéis da guerra. 

Fim da Guerra 1968: foi realizada a ofensiva do Tet, quando o exército norte vietnamita invadiu o Sul, forçando o recuo das tropas inimigas. 1973:Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo. 1975: ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte.

Conseqüências O conflito deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã. O Vietnã foi reunificado em 2 de julho de 1976 sob o regime comunista, aliado da União Soviética.