I ENCONTRO DO PIBID DA UNESPAR EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: INTERRELAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução e objetivos Referências bibliográficas
Advertisements

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DE PÔSTERES
Fonte Times New Roman, tamanho 76, negrito
COMUNICAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO EM ENCONTROS E CONGRESSOS COMUNICAÇÃO ORAL PÔSTER ACADÊMICO.
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos
Ciência, Saúde e Esporte
VI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS,
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
ARTIGO CIENTÍFICO.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Orientação do Artigo Interdisciplinar
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Dissertações e Teses-PROPAD
Novos Pactos entre Educação e Saúde em Prol da Qualidade da Formação dos Profissionais de Enfermagem 13 a 15 de agosto de 2008 Centro de Convenções do.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Metodologia Científica
artigo Papel A4 Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples
Metodologia Científica
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
TÍTULO, CENTRALIZADO, TAMANHO 48, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO, IGUAL AO TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO SOBRENOMEBOLSISTA01, Fulano1; SOBRENOMEBOLSISTA02,
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Primeira Reunião Acadêmica
Metodologia de Pesquisa
Florianópolis/SC | 27 a 30 Abril 2014 Título do Arquivo em Português (Fonte Arial, Tamanho 54, em negrito) Paper title in English (Fonte Arial, Tamanho.
DIGITE SEU TÍTULO AQUI FIGURAS E TABELAS INTRODUÇÃO AUTORES
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
Projeto de Pesquisa.
TÍTULO DO TRABALHO Penedo – Itatiaia / RJ 28 e 29 de novembro de 2013.
MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF
Roberto Leiser Baronas DL-PPGL-UFSCAR
Artigo.
Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social VII DIGITE AQUI SEU TÍTULO Modalidade: ”Gradução ou Ensino Médio/Técnico” Nome Completo do autor 1 ¹;
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
II Simpósio de Extensão Perspectivas e responsabilidades acadêmicas
VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC-SP
DIGITE AQUI SEU TÍTULO Modalidade: ”ESCREVER A MODALIDADE DE ACORDO COM O REGULAMENTO” Nome Completo do autor 1 ¹; Nome Completo do autor 2 ² ; etc. Instituto.
NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Nome autor 1, Nome autor 2, Orientador X
Apresentação de trabalhos acadêmicos
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
I ENCONTRO DE HISTÓRIA:
Trabalho nas regras ABNT
Construção de relatórios
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Artigo Papel A4 Papel A4 Fonte Times New Roman Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples espaço entre linhas simples Orientação Retrato Orientação.
Orientações e Roteiro Padrão para Apresentação de Trabalho Escrito
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
II CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA - CONIPC
Ambientação de jogos ABNT.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TÍTULO EM CAIXA ALTA | NEGRITO
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Produção de Artigo Acadêmico
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Título do Trabalho com letras grandes para ser lido a até 3 metros de distância (Sugestão: Fonte Arial, tamanho 90). Texto centralizado. Nomes completos.
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO DO PIBID DA UNESPAR EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: INTERRELAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

DATA: 24 e 25 de maio de 2013 LOCAL: FAP – Quatro Barras PÚBLICO: Bolsistas PIBID / UNESPAR

APRESENTAÇÃO O I Encontro de Iniciação à Docência: PIBID/UNESPAR, intitulado “EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR: INTERRELAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO”, ocorrerá em Curitiba, nos dias 24 a 25 de maio de 2013. O objetivo deste Encontro é trocar experiências e apresentar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nos 32 subprojetos pelos acadêmicos, supervisores e coordenadores do PIBID/UNESPAR no período de agosto de 2012 a maio de 2013.

O Projeto Institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, Edital CAPES/DEB Nº 02/2012 é desenvolvido nos 06 campi pertencentes à UNESPAR (FAFIPA, FAFIUV, FECILCAM, FAP, FECEA, FAFIPAR) e composto de 32 subprojetos envolvendo 79 professores do ensino médio e fundamental (supervisores) e 589 acadêmicos  de 13 cursos de Licenciatura nas áreas de Pedagogia, Ciências, Matemática, Letras, História, Geografia, Educação, Física, Teatro, Música, Química, Filosofia, Dança. Este projeto trata de um compromisso entre a CAPES e os Colegiados de Licenciaturas desta IES, que realizam um trabalho interdisciplinar contemplando as propostas do PIBID. Com isto, realiza uma formação de docentes mais qualificados para atuarem como protagonistas de um sistema educacional mais dinâmico e, principalmente, eficiente.

Os anais conterão os trabalhos selecionados para a apresentação no Encontro, na íntegra e por ordem alfabética. Os textos publicados, bem como as opiniões neles expressas, são de inteira responsabilidade de seus autores.

COMISSÃO: COORDENAÇÃO GERAL: Rita de Cássia Pizoli / Conceição Solange Bution Perin COMISSÃO CIENTÍFICA: FECILCAM – encaminhamento dos trabalhos aos coordenadores de área e publicação dos Anais PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA – Maria José/ Rita de Cássia/ Conceição Solange Inscrições: A DEFINIR (encaminhamento dos trabalhos – comissão científica) COMISSÃO ORGANIZADORA: Todos os coordenadores, alguns acadêmicos bolsistas e a FAP CERTIFICAÇÃO: FAFIUV

CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO: Trabalhos: - Todas as modalidades submetem somente resumo para aprovação - Inscrições com trabalhos – de 18 de fevereiro a 17 de março de 2013 -Sem apresentação de trabalhos, com vagas limitadas – até dia 30 de abril - Distribuição para comissão científica – de 18 a 20/03/2013 - Comissão científica avalia e devolve com parecer – até 27 de março de 2013 - Comunicado dos resultados aos inscritos com envio do parecer (no caso de reprovação) - Divulgação dos resultados aprovados – até 05 de abril - As inscrições serão realizadas online pelo site: A DEFINIR VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ A DEFINIR (POR PESSOA)

24-05-2013 – PERÍODO DA NOITE Das 18:00h às 22:00h – credenciamento 19h – abertura do evento (objetivo: apresentar os Orgãos envolvidos no Programa) (CAPES – REITORIA – DIRETORES – APIESP –SEED – NRE – SMED)   19h30 – Apresentação cultural 20h as 21h – Palestra (CAPES/PIBID) – SUGESTÃO – Tema Interdisciplinar (objetivo: possibilitar aos participantes uma discussão sobre a formação de professores e a importância do trabalho interdisciplinar nas escolas) 21h30 - COQUETEL

25-05-2013 – PERÍODO DA MANHÃ 8h30h às 12h – COMUNICAÇÃO ORAL/APRESENTAÇÃO POSTERES- E VÍDEO-PÔSTERES Intervalo: 10h às 10h30

25-05-2013 – PERÍODO DA TARDE 13h30 às 17h – ENCONTRO ÁREAS (organizados pelos coordenadores das subáreas) (objetivo: apresentar entre as áreas comuns os trabalhos já desenvolvidos, trocar as experiências, tratar sobre os pontos positivos já alcançados e os problemas enfrentados)   Sala A - Letras- 06 subprojetos Sala B - Matemática – 05 subprojetos Sala C - História e filosofia – 5 subprojetos Sala D - Pedagogia – 4 subprojetos Sala E - Geografia – 3 subprojetos Sala F - Biologia e química – 4 subprojetos Sala G - Artes visuais, dança, teatro, música e educação física – 5 subprojetos

  Concomitante - MOSTRA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS – PIBID 17h – ENCERRAMENTO – profa. Dra. Clara – Dança circular

Possíveis Despesas:   Palestrantes Divulgação impressa Publicação anais Material para inscritos (bolsa/pasta, bloco, caneta etc) Alimentação Hospedagem Inscrição

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO 1. Com apresentação de Trabalho (Comunicação Oral, Pôster e Vídeo Pôster) Inscrições com trabalhos – de 18 de fevereiro a 17 de março de 2013 Serão aceitos trabalhos resultantes do PIBID, concluídos ou em andamento Na modalidade Comunicação Oral e Pôster o interessado deverá se inscrever e enviar resumo expandido. Na modalidade Vídeo-Pôster a inscrição deve ser acompanhada de resumo. (vídeo – pôster é um documentário de no máximo 5 minutos sobre as atividades realizadas durante o projeto do PIBID). OBS: Será concedido auxílio alimentação e transporte somente a um dos integrantes do grupo que submeter trabalho. O envio dos trabalhos deverá ser feito exclusivamente através do endereço Eletrônico ( a ser informado) 2. -Sem apresentação de trabalhos, com vagas limitadas – até dia 30 de abril

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS INSCRIÇÃO: Para apresentação de trabalhos, os autores devem inscrever e enviar o trabalho entre 18 de fevereiro a 17 de março de 2013. Sem apresentação de trabalhos, com vagas limitadas – até dia 30 de abril A inscrição como participante será efetivada mediante a entrega da ficha de inscrição e o comprovante do pagamento . A inscrição como participante, autor e ou coautor, deverá ser feita on-line, no site: A DEFINIR Site: http://............................................/ Valor da inscrição: R$ A definir. OBS: os procedimentos para inscrição serão informados no início de fevereiro/2013.

NORMAS E CRITÉRIOS PARA ENVIO DO RESUMO PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER e VÍDEO PÔSTER O resumo informativo poderá conter até 200 palavras e escritos com fonte Times New Romam, tamanho 12, com espaçamento simples nas entrelinhas e sem parágrafos, em papel A4, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2,5 cm. O resumo conterá obrigatoriamente o tema, objeto e objetivos da pesquisa, informar o referencial teórico, a metodologia utilizada e parte dos resultados. Deverá ser acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, que identifiquem o tema abordado, separadas entre si por pontos. O título deve ser em negrito e centralizado. Na linha abaixo, o nome do autor e coautor (se houver) alinhados à margem direita, com identificação da Instituição, do Programa PIBID, do subprojeto e da Unidade da Federação.

NORMAS E CRITÉRIOS PARA ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO Os resumos expandidos deverão conter entre 03 a 05 laudas, incluindo as referencias Apresentar introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e referências de acordo com as normas da ABNT. A formatação do trabalho deve ser em papel A4 (210 mm x 297 mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,5 cm, em fonte Times New Romam, tamanho 12, editado no Microsoft Word, em português, com espaço 1,5 nas entrelinhas, parágrafo americano, com espaçamento duplo entre parágrafos. O título deverá ser escrito em caixa alta, negrito e centralizado. No espaço seguinte o nome completo do(s) autor(es), endereço eletronico, alinhados à margem direita, com identificação da Instituição de origem, do Programa, do subprojeto e da Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver). Em notas de rodapé poderão constar dados informativos, como breve currículo sobre os autores.

Conforme a ABNT-NBR 6023 de agosto de 2002, as referências, no final do trabalho, são alinhadas à margem esquerda do texto, com espaço simples nas entrelinhas e separadas entre si por espaço duplo. Devem ser apresentadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor de acordo com as citações apresentadas no corpo do texto (Autor/data), seguindo as instruções da ABNT-NBR 10520 – citações em documentos de agosto de 2002. Os textos serão publicados em Anais por meio de CD-ROM e disponibilizados no site do PIBID/UNESPAR. A inscrição está vinculada a participação (todos os autores e coautores que participarem do evento, deverão fazer a inscrição).

NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER Título: Letras maiúsculas e centralizadas. Abaixo do título deve constar, nesta ordem em cada linha: • Nome do acadêmico, nome do orientador. • Nome do Programa, subprojeto, instituição, e-mail para contato. Corpo do painel: introdução, objetivos, Materiais e métodos, resultados, conclusões e agradecimentos. Tamanho: largura 90cm e altura 1,20cm. O texto deverá ser legível, a uma distância de, pelo menos, 1,5 m. Os textos aprovados pelo comitê científico para apresentação serão publicados em Anais por meio de CD-ROM e disponibilizados no site da instituição PIBID/UNESPAR.

NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE VÍDEO-PÔSTER Documentário de até 5 minutos sobre as atividades desenvolvidas: pode reunir dados de um grupo de acadêmicos, atividades na escola, confecção e uso de materiais didáticos, cotidiano da escola – cotidiano no campus – famílias dos alunos atendidos pelo PIBID – inserção da escola – O PIBID na escola , e outros. Exposição e diálogo com os participantes da sala sobre a experiência vivida no PIBID.