O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Acadêmica.
Advertisements

Visão Geral do Mercado de Carbono e o MDL SWISSCAM – Roberta Chaves Sá Borges.
MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
Protocolo de Quioto.
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Compromisso assumido pela maioria dos países industrializados de reduzirem em 5%, em média,
Protocolo de quioto.
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados.
QUESTÕES AMBIENTAIS Professor Reginaldo.
O INÍCIO DA REVOLUÇÃO AMBIENTAL/ ESTOCOLMO- 72 : A TOMADA DE CONSCIÊNCIA Nesse primeiro encontro nasceram as primeiras polêmicas acerca desse complexo.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Reações químicas.
Estudo das possibilidades dos obtenção de créditos de carbono na Região de Araçatuba. Prof. Dr. Miguel Udaeta Aluno:Rafael Villano Mathias.
As questões ambientais
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
Camada de ar que envolve a Terra
POLUIÇÃO DO AR.
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
. CREDITOS DE CARBONO ORIGEM E CONCEITO DE MERCADO.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
O mercado dos créditos de carbono
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL
PROTOCOLO DE KYOTO E AGENDA 21
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Neutralização do Carbono
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
Aluno: Halisson Golffetto da Veiga Disciplina: Contabilidade Ambiental
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Eco-92.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Ciência 6º ano – 2011 Professor Paulo
O.M.A. II OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE.
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Formalização de um novo acordo internacional EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
1 COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PERSPECTIVAS FUTURAS António Gonçalves Henriques.
Problemas Ambientais.
Ainda ontem, o mundo não pensava como hoje! Cleiton Stigger Perleberg.
Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas,
E.M.E.F Ilza Molina Martins
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
Fluxos e fontes de energia
Natureza e Tecnologia.
POLUIÇÃO DO AR AQUECIMENTO GLOBAL.
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
A poluição atmosférica
O Efeito Estufa.
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Ana Carolina Fonseca Ana Caroline Frigini Caroline Colatti Felipe Freires Luiz Felipe Vieira Professora: Tatiana Oliveira Costa Gestão Ambiental.
Transcrição da apresentação:

O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO? É um pacto que foi acertado por diversos governos em 1997, durante uma conferência realizada em Kyoto (Japão), e que tem por objetivo reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa em 5,2 por cento dos níveis de 1990. A redução deve acontecer entre 2008 e 2012. Um total de 141 países, incluindo o Brasil, ratificaram o acordo. ESSE É O PRIMEIRO ACORDO DESSE TIPO? Inicialmente, governos de várias partes do mundo concordaram em combater o aquecimento do planeta na "Cúpula da Terra" (também conhecida como Eco-92), realizada no Rio de Janeiro, em 1992. O Protocolo de Kyoto é resultado dos esforços iniciados então.

O PROTOCOLO DE KIOTO O PACTO TEM PODER DE LEI? O pacto passará a ser legalmente compulsório para seus participantes a partir de quarta-feira depois de ter cumprido duas condições: ratificação por ao menos 55 países e apoio de países desenvolvidos responsáveis por ao menos 55 por cento das emissões de gases do efeito estufa. COMO O TRATADO SERÁ IMPOSTO? Segundo um acordo de 2001, os países que não cumprirem as metas de emissão até 2012 terão de realizar os cortes previstos mais um adicional de 30 por cento, em um segundo período a se iniciar em 2013. Não foi acatada a idéia de impor multas.

O PROTOCOLO DE KIOTO TODOS OS PAÍSES TÊM DE RESTRINGIR AS EMISSÕES? Não, apenas 39 países, os mais desenvolvidos, têm de atingir essas metas no período de 2008 a 2012. COMO VÃO OS ESFORÇOS DE CORTE ATÉ AGORA? Muitos países não estão conseguindo implementar medidas para atingir as metas. Segundo o UNFCCC, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por supervisionar o processo, as emissões na Espanha e em Portugal, por exemplo, ficaram, em 2002, 40,5 por cento acima dos níveis registrados em 1990.

O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE SÃO OS GASES DO EFEITO ESTUFA? São gases responsáveis por prender calor na atmosfera terrestre. O principal é o dióxido de carbono (gás carbônico), resultante em sua maior parte da queima de combustíveis fósseis. O protocolo também cobre o metano, o óxido nítrico, os hidrofluorcarbonetos, os perfluorcarbonetos e os hexafluoretos de enxofre. COMO OS PAÍSES VÃO OBEDECER ÀS METAS? A União Européia (UE) criou em janeiro de 2005 um novo mercado por meio do qual cerca de 12 mil fábricas e usinas de energia recebem cotas de emissão de dióxido de carbono. Se ultrapassarem suas cotas, elas podem adquirir cotas no mercado ou pagar uma multa; se ficarem abaixo delas, podem vender suas cotas. No mercado da UE, o preço das cotas gira em torno de 7,2 euros (9,25 dólares) por tonelada.