Conflitos no Oriente Médio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Conflitos do Oriente Médio
1 – O ORIENTE MÉDIO: Outros envolvidos nas questões do Oriente Médio: Paquistão, norte e nordeste da África (Egito, Líbia, Tunísia, Marrocos, Argélia,
Oriente Médio.
Conflitos no Oriente Médio
Conflitos Nacionais no Continente Asiático.
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Questão Palestina.
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
ORIENTE MÉDIO Dizem que o problema é político, mas é religioso.
Dizem que o problema é político, mas é religioso.
CONFLITOS ÁRABES x ISRAELENSES e QUESTÃO PALESTINA
IDADE CONTEMPORÂNEA ORIENTE MÉDIO
Conflito árabe-israelense
1 – O ORIENTE MÉDIO: Outros envolvidos nas questões do Oriente Médio: Paquistão, norte e nordeste da África (Egito, Líbia, Tunísia, Marrocos, Argélia,
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
CONFLITO ÁRABE - ISRAELENSE
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
CONFLITOS ATUAIS/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Conflitos no Oriente Médio Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Conflitos árabe-israelenses
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
Trabalho De História.
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO PROF. RICARDO SCHMITZ.
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
Sionismo.
O conflito no Oriente-Médio
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Professor Luiz Felipe Geografia
Profª Raudilene Silveira
CAP. 17 – GUERRA E PAZ NO ORIENTE MÉDIO
Mapa Físico da Ásia.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
ORIENTE MÉDIO.
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO.
A guerra da Palestina
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Conflitos do Oriente Médio
Conflito árabe-israelense
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
Conflito árabe-israelense
Geografia geral PROFESSOR JHONNY.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Conflitos Regionais Grupo VII, Cap. 5.
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. George – 8º ano EF.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.
ÁSIA OCIDENTAL E MONÇÔNICA AULA 10. Judaísmo Islamismo Cristianismo Confucionis mo Zen Budismo Taoísmo Hinduísmo Zoroatrismo.
ÁSIA Ocidental E MONÇÔNICA
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Transcrição da apresentação:

Conflitos no Oriente Médio

INTRODUÇÃO Oriente Médio O Oriente Médio é uma região que envolve países do oeste da Ásia e do nordeste da África. Grande parte destes países são banhados pelo Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico, Mar Negro e Mar Cáspio. 

A maior parte da população desta região é formada por árabes. A exploração de petróleo é a principal atividade econômica da região, com destaque para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque, Irã e Bahrein. A língua árabe é a mais falada no Oriente Médio. Do ponto de vista religioso, o Oriente Médio também é de extrema importância, pois foi o berço do surgimento do judaísmo,  cristianismo e islamismo.

Inicio dos conflitos - 1947: ONU tenta dividir o território de Israel entre Palestinos e Judeus. 1948: Criação do Estado de Israel. Pressão Internacional devido ao Holocausto EUA apoia a criação do Estado de Israel. Sionismo: movimento nacionalista judaico, com intenções de criar um estado para Israel;

A região é formada por 27 mil km², possuía cerca de um milhão de árabes e 100 mil judeus. A Inglaterra apoiava o movimento sionista, criado no final do século 19 com o objetivo de fundar um Estado judaico na região da Palestina.

1948: GUERRA DE INDEPENDÊNCIA alianças Egito+ Síria+ Líbano + Iraque +Jordânia X Israel Conseqüências: Israel anexa grande parte dos territórios palestinos Palestinos dispersos sem país, liderados pelo Egito e Jordania.

1956: A Guerra de SUEZ O presidente Egípcio Nasser nacionaliza empresas bancarias e o canal de Suez que era administrado pela Inglaterra e França Inglaterra +França + Israel= invadem a península do Sinal e o Egito X EUA +URSS= exigem as retiradas das tropas Conseqüências: derrota militar de Nasser, porém o Egito mantêm o domínio do Canal de Suez.

1967: Guerra dos seis dias Nasser interdita o Golfo de Akaba Israel ataca de surpresa e ataca a aviação Egípcia ainda no chão. Vitória de Israel Conseqüências: Israel ocupa a faixa de Gaza e Península do Sinai ( Egito) , Cirsjodania, Colinas de Golã (Síria) Enfraquecimento dos Árabes. Dispersão dos Palestinos. 1964: OLP – Organização pela Libertação da Palesti

SITUAÇÃO DOS PALESTINOS Abandonados por lideranças árabes disperso pelo território após a ocupação de seus territórios por Israel 1964: Criação da OLP: Organização pela libertação da Palestina, desvinculada á outros países árabes, principal líder Yasser Arafat. setembro negro1970: governo jordaniano massacra 4 mil palestinos e fere outros 11 mil. 1971: palestinos são expulsos da Jordânia e vão para o sul do Líbano.

Egito+Síria+ Jordânia 1973: Guerra de Yom Kippur Yom Kippur: dia do perdão para os israelenses Egito+Síria+ Jordânia X Israel Inicialmente vitória Árabe Israel consegue expulsar os invasores Conseqüências: diminuição dos israelenses OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) utiliza petróleo como arma política. crise mundial do petróleo, intenção dos árabes de pressionar a comunidade internacional.

Guerra Civil no Líbano – 1975-1976 Região formada por vários povos e cultura dentre eles, maronitas (árabes), muçulmanos sunitas, muçulmanos xiitas, drusos e palestinos. Confronto entre cristãos e muçulmanos 1982: Israel invade o Líbano e expulsam a OLP do território. Ariel Sharon foi líder da revolta. 1983: tropas israelenses retiram-se parcialmente do país.

1979- REVOLUÇÃO ISLÂMICA NO IRÃ Forças Xiitas leais aos aiatolá (maior liderança religiosa xiita) Ruhollah Khomeini iniciaram o primeiro governo xiita na história. guerra civil devido a resistência Hostilidade dos EUA E URSS sobre o governo Xiita. Medo que outros países fizessem revoluções parecidas.

1979-1978 INVASÃO URSS NO AFEGANISTÃO Causas Minimizar o efeito da Revolução Islâmica sobre as repúblicas sovieticas (Turcomesquistão, Azerbaijão, Tadjiquistão, Uzbequistão e Cazaquistão. manter governo simpático ao socialismo. 1985: Mikhail Gorbatchov organiza a retirada gradativa dos soviéticos do Afeganistão. crise soviética e desgaste da potencia junto a comunidade internacional.

1980-1988- GUERRA IRÃ X IRAQUE 1979: Saddam Hussein assume o poder no Iraque. Causa: medo de revolução Xiita no Iraque controle do Chatt al Arab, única saída marítima do Iraque ao Golfo Pérsico. conflito entre Irã e Iraque, um milhão de mortos. 1988: Irã e Iraque firmam a paz (sem vitoriosos)

1987: Intifada movimento espontâneo palestino que refletia sua falta de perspectiva quanto a resolução de seus problemas. Protestos e apedrejamentos contra as tropas israelenses nos territórios ocupados. Apoio do Hamas organização terrorista apoiadas pelo Irã e Síria.

1991-Guerra do Golfo 1990: Iraque invade o Kwait EUA conclama o mundo a se empenhar numa tarefa de libertação do Kwait para a manutenção do preço do petróleo. ONU aprova resolução que obrigava o Iraque a se retirar do Kwuait, endossando uma possível invasão do EUA. EUA realiza embargo econômico ao Kwait. OLP, Jordânia e Iêmen apóiam o Iraque. Operação tempestade no deserto: coalizão internacional destrói o Iraque. Saddam é mantido para evitar uma rebelião xiita.