Lucilaine de Fátima Ferreira Santana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O dia em que quase perdemos o
Advertisements

Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
Tente ler sem chorar!!!.
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
Para refletir... e mudar!!!.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Assim é a Vida....
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
A Pintura.
A Boneca e a Rosa Branca.
ROSAS VERMELHAS Por:
O ESPELHO Uma história de Amor.
DICAS DE UMA PROFESSORA:
UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen. UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Aceitação incondicional
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
A BONECA.
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
Uniminas Diário de Bordo Rose Cardoso
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
A Razão e a Emoção S Gotas de Carinho.
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Ética e Moral na formação dos filhos
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
A BONECA 002 Colacio.j.
ACONCHEGO! Ligue o som.
As Meninas Superpoderosas
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Talvez, Deus queira que conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
Diário de Bordo de Renata Fad
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
Curso de Pedagogia – Gestão e tecnologia Educacional
Aprendi Clique.
BOM DIA !!!.
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
A Boneca e a Rosa Branca.
SITUAÇÕES.
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Para os Meus 3 amigos.
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
APRENDIZ DA VIDA!.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
Transcrição da apresentação:

Lucilaine de Fátima Ferreira Santana UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Diário de Bordo Lucilaine de Fátima Ferreira Santana

ESCOLHA A OPÇÃO E APRECIE MEU DIÁRIO DE BORDO Introdução Vivências Considerações Finais Fato Significativo Música Marcante Voltar

Introdução Este diário de bordo irá mostrar o meu caminhar durante o processo de vivências desenvolvido aqui na Uniminas na disciplina de Estudos Independentes.Nele pretendo mostrar as vivências que selecionei e que mais significaram para mim. Farei uma consideração pessoal em cada uma delas e espero que você meu interlocutor seja capaz de absorver ou no mínimo compreender minha mensagem.Outros dois momentos do diário serão falar da música marcante para mim no ano, que foi escolhida com muito amor e falar também um fato significativo no ano. Não escolhi um fato significativo para o mundo e sim para mim. Espero que aprecie meu trabalho. Beijos! Lucilaine Voltar

Vivências Coragem e O presente O Zepelim confiança Eu sou eu A vela Quem sou eu Voltar

O presente Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

Descrição – O presente Voltar Trabalhar a alteridade, o respeito, confiança e a responsabilidade social que o ser humano deve mostrar ao seu próximo, promover a reflexão sobre a necessidade de valorizar as características do outro. Número de participantes: 20 pessoas. Duração: 1 hs. Material: Papel Sulfite (meia folha para cada participante). Canetinhas. Som com CD. Texto de apoio. Caixa de bombom. Power Point. Facilitadores: Lucilaine, Mönica e Rafael Voltar

Metodologia – O presente 01 Momento: será utilizado o CD com música para realizar o aquecimento. Em seguida as pessoas deverão ficar em dupla e irão percorrer a sala, sendo que um componente deverá está com os olhos fechados e o outro irá conduzi-lo. Depois será necessário inverter as funções dos participantes, pois, ficará um integrante estará guiando e o outro será guiado. Neste momento será necessário perguntar para as pessoas o que sentiram durante o processo do aquecimento. Se as pessoas confiaram nos guiadores e se elas sabiam aonde estavam quando estavam sendo conduzidas. 02 Momento: as pessoas irão se separar e formar novamente um círculo e cada um precisará receber uma folha sulfite e precisará escrever o próprio nome, estas folhas serão recolhidas ao final do momento. 03 Momento: As pessoas irão receber as folhas sulfite e deverá desenvolver um presente . Então será entregue uma folha sulfite ao qual o participante deve escrever o que quer pra si próprio, o que deseja pra sua vida, cada participante também ganhará um doce aleatório. 04 Momento: Os integrantes receberão a folha sulfite do segundo momento com o nome de uma participante aleatório a partir daí vem a escolha de dar o presente ( o doce mais o desejo ) ou escolher ficar com o presente ou ainda recusar presentes. Além de explicar o que pensou durante o processo da criação do presente. Voltar

Considerações pessoais – O presente Eu fui uma as facilitadoras desta vivência e ela significou muito para mim, porque o grupo se envolveu e se entregou de maneira muito positiva. Fiquei conhecendo mais profundamente algumas colegas que até então não haviam se revelado. Cresci muito junto com meu grupo no aprendizado de como aplicar uma vivência. Voltar

Quem sou eu? Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

Descrição – Quem sou eu Possibilitar aos participantes uma reflexão acerca de si, retrospectiva de sua maneira de ser e características do dia-a-dia. Número de participantes: Aproximadamente 20 pessoas. Duração: Aproximadamente 50 minutos. Material: Equipamentos de som (CD, cassete) Colchonetes e almofadas; Data show. Facilitadores: Josy, Marielle e Sarah Voltar

Metodologia – Quem sou eu 1◦ Momento: Aquecimento Posicionar os colchonetes em círculos, para que o ambiente fique desobstruído. Pedir que os participantes caminhem devagar e descontraidamente pela sala em silêncio. Sugerir que cada um observe a sua maneira de caminhar, seus movimentos, bem como os das demais pessoas – “Qual a imagem que você tem de cada uma delas? . . . Olhe para cada uma, toque-as, mas não fale nada . . . ande silenciosamente”. Solicitar que tirem os sapatos. 2◦ Momento: Técnica Formar um grande círculo e conduzir uma seqüência de esvaziamento (alongamentos, aceleração de movimentos, grito, autopercepção, automassagem, relaxamento) Colocar uma seqüência musical suave, de modo que as pessoas fiquem bem a vontade. “Durante esse momento, procure não falar nem conversar com ninguém – é um momento seu você com você... portanto, usufrua dele o melhor possível”. 3◦ Momento: Ação Conduzir a seqüência de relaxamento, até o momento de sugerir que todos se deitem no chão ou fiquem o mais confortável possível, ainda sem falar com ninguém. “Procure apenas curtir esse tempo ai no chão... ouça a musica, fique com você um pouco” “Tente visualizar, mentalmente, como você é no dia-a-dia... quais as pessoas que convivem com você, o que você faz, como normalmente você é”. Monitorar as informações, para a reflexão, de forma espaçada, permitindo um tempo para cada pessoa processar o que ouviu e o que vai refletir. “Será que você se lembra de COMO VOCÊ ERA há . . . cinco anos? Que tipo de pessoa você era? O que você fazia? Quem convivia com você? Enfim, como era você a cinco?” Dar um tempo para cada um pensar sobre isso.”Vamos mais longe: Será que você se lembra de como você era há dez anos? Quais eram os seus projetos naquela época? Que lugar lugares você freqüentava? Que pessoas faziam parte da sua vida?” “Tente ir o mais longe possível nas suas lembranças: você, bem mais jovem. . . você, adolescente. . . quem sabe, você, criança –quais eram as suas brincadeiras prediletas? Quem eram seus amigos? Quem foram os adultos da sua infância? Quais os seus lugares preferidos? Enfim . . . como você era quando criança?”. Dar um tempo para este momento, também. “Agora, venha, aos poucos, retornando, trazendo as suas lembranças até agora... Efetue o balanço de tudo – seus altos e baixos erro e acertos - e faça a seguinte pergunta pra você: Quem sou eu? Quem sou eu?”. Durante esse momento reflexivo final, com todos ainda no chão, colocar a música “ O Moço Velho”(interpretação Silvio Cezar) ou “Caçador de Mim”(Milton Nascimento). “Vá acordando aos poucos, espreguice-se, levante e fiquem sentados em círculos. Permaneça, ainda, em silêncio.” 4◦ Momento: Socialização Quais as emoções e sentimentos experimentados durante essa vivência? Como foi o momento de retornar CINCO, DEZ ou mais anos? Como você está se sentindo agora? 5◦ Momento: Reflexão Voltar

Considerações pessoais – Quem sou eu Participar desta vivência me fez relembrar muitas coisas nos momento de introspecção. Tenho uma memória boa para saber como eu era ou fatos ocorridos anos atrás,mas, o momento de socializar e contar para os colegas é o que sinto maior dificuldade. Não gosto de revelar tudo da minha vida e não sei se sou compreendida neste ponto. Voltar

Coragem e confiança Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

Descrição – Coragem e confiança    Proporcionar de forma descontraída e motivadora como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia e nem sempre quem fica por ultimo é ruim. Duração: 30 minutos. Material: Caixa Chocolate Aparelho de Som Cds Texto de apoio Pincel Quadro Balão Facilitadores: Monalisa e Danielle Voltar

Metodologia – Coragem e confiança 1° Momento(Aquecimento): Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faça um círculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existem ordens a serem cumpridas, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... Ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa). 2° Momento (Técnica):    Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) 3° Momento (Ação): Aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa que esta dentro da caixa... É importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... E execute o que esta no papel. 4° Momento (Socialização): Depois de muito suspense quando finalmente todos os jovens faltando apenas um do grupo já tiver pegado um papeleta deve se seguir com a musica para que o ultimo jovem abra a caixa e encontra a gostosa surpresa. (O jovem não pode repartir o presente com ninguém). Voltar

Considerações pessoais – Coragem e confiança Foi muito gostoso participar desta vivência e realmente é preciso coragem e confiança para cumprir as tarefas de surpresa. Para mim, saiu para dançar e foi num dia em que eu me sentia meio tonta por problemas de saúde. Mesmo assim, o grupo me encorajou e cantou uma valsa e eu consegui. Foi bom porque vi naquele dia que ainda estava inteira. Voltar

A vela Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

Descrição – Vela Voltar Reflexão sobre sua auto confiança, resgatando o ápice da auto-estima. Refletir sobre coisa que não conseguiu realizar e projetar a confiança noutra pessoa para a realização futura daquilo que gostaria, mas não tem mais tempo. MATERIAL: duas velas ( uma queimada quase no fim, uma inteira) Som – CD (relaxamento) Almofadas/cochonetes DURAÇAO: Aquecimento - 10 min. . Ação – 30 min. . Socialização - 20 min. . Socialização - 15 min. . Processamento/mensagem – 10 min. . Avaliação - 05 min. Facilitadores: Beatriz, Eliz e Michelle Voltar

Metodologia – Vela Voltar DINÂMICA 01 Acender o toco de vela e colocar para os grupos as instruções. PRIMEIRO MOMENTO “Esta vela que está se acabando é você. Ela representa o final das nossas atividades aqui. Muitas coisas poderiam ter sido realizadas, mas não foram, nem foram ditas. Você está no seu instante final e esta é uma oportunidade única – é a sua despedida. O que você gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir?” Iniciar por um voluntário, que passará o toco da vela para o vizinho da direita, que se coloca e passa para a próxima pessoa e, assim, sucessivamente, até ter-se completado a roda: DINÂMICA 02 Acender a vela nova e grande. Recomeçar com o mesmo voluntário do início e dizer o seguinte: SEGUNDO MOMENTO “Esta vela é você em um novo começo, representando o que você não fez até hoje, mas gostaria de fazer. Que pessoa você escolheria para depositar toda a sua confiança e dar continuidade ao que você não pôde realizar? Dirija-se até ela e passe a vela” Deixar os participantes livres para se dirigirem a quem quiserem. TERCEIRO SOCIALIZAÇÃO ( trocar emoções sentimentos despertado no processo vivenciado) * Quais os sentimentos que sentiram durante as vivências? * Que sentimentos diante da vela queimada, foi resgatado. * Se foi fácil ou difícil depositar a confiança no colega? * Diante da vela inteira qual a esperança para o novo? * Qual o olhar que interferiu na vivência? (entrega ou defesa) * Como você se percebeu no grupo? * Como percebeu seus colegas no grupo? * O que descobriu de novo a respeito do grupo? QUARTO PROCESSAMENTO – MENSAGEM DE REFLEXÃO ( trazer de forma integrada o que foi vivenciado com a mensagem) QUINTO AVALIAÇÃO DO PROCESSO VIVIDO NESTA DINÂMICA .O que a dinâmica pode mudar na vida de cada um? . Qual é a expectativa em relação a mensagem para vida de cada um Voltar

Considerações pessoais – Vela Me emocionei do começo ao fim nesta vivência e mal consegui participar direito. Isso se deu pelo simples fato de imaginar que a vela era eu e que estava se acabando. Ao ouvir isso das meninas que aplicavam a vivência foi o suficiente para que eu desabasse em lágrimas. Sou muito emotiva e entro facilmente nestes momentos de introspecção. Voltar

O Zepelim Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

Descrição – O Zepelim Voltar A associabilidade dos grupos juntamente com a solidariedade OBJETIVO: A percepção de si no grupo, solidariedade, exercício da amizade. MATERIAL: Algo que as pessoas possam passar para si Som – CD (relaxamento/ agitadas) Texto “O zepelim” Papel sulfite dividido em 4 partes Almofadas DURACAO: Aquecimento - 10 min. . Ação – 30 min. . Socialização - 20 min. . Socialização - 15 min. . Processamento/mensagem – 10 min. . Avaliação - 05 min. Falitadores: Beatriz, Eliz e Michelle Voltar

Metodologia – O Zepelim AQUECIMENTO:Chegada –Brincadeira da batata quente- onde todos estarão em formato de círculo, sendo assim passado um objeto na mão de todos, que se deslocara no sentido horário enquanto estiver tocando a música, ao parar a música o individuo que estiver segurando o objeto, escolhera uma pessoa para ficar no centro do grupo. Assim até que sobre uma pessoa. AÇÃO OBJETIVO: Exercitar negociação, poder de persuasão, consenso, equilibro emocional. DINÂMICA 01 Dividir os participantes em grupos de até seis pessoas. Distribuir uma cópia do texto-situação para cada grupo Texto-situação “O ZEPELIM” “Vocês estão dentro de um balão ‘zepelim’, que está perdendo altura e se chocará com um edifício, dentro de cinco minutos. Havendo o choque, todos morrerão. Se permanecerem apenas três pessoas no balão, ele ganhará, novamente, altura, e o choque será evitando, salvando-se, assim, essa três pessoas. Diante disso, duas pessoas terão que saltar do balão.... e não há pára-quedas.” QUAIS OS ARGUMENTOS PARA PERMANECER NO BALÃO? Dizer que cada, grupo terá trinta minutos para discutir a situação (conforme texto-situação) e decidir, por consenso, quem se salvará, a partir dos argumentos apresentados. DINÂMICA 02 Após a discussão, reunir os grupos de volta e ouvir os resultados e argumentos de cada um. SOCIALIZAÇÃO ( trocar emoções sentimentos despertado no processo vivenciado) * Quais os sentimentos que sentiram durante as vivências? * Que sentimentos de deixar o balão? * Se foi fácil ou difícil escolher o colega para sair do balão? * Ao ter que sair do balão o que sentiram? * Qual sentimento dos que ficaram no balão. * Como você se percebeu no grupo? * Como percebeu seus colegas no grupo? * O que descobriu de novo a respeito do grupo? Voltar

Considerações pessoais – O Zepelim Entrei fundo na imaginação de que o balão ia colidir e só podia ficar uma de nós três. Num primeiro momento me ofereci para pular. Depois outra se ofereceu também e depois todas decidimos que era melhor viver e tentar uma estratégia. Mas, o que prevaleceu e eu achei lindo é que a Rafaela disse que eu tinha que viver pois tinha minhas filhas e a Ana também. No fim, um acordo não foi feito, mas, a sensação de amizade prevaleceu. Todos queriam se salvar e salvar o outro. Voltar

Eu sou eu Descrição Metodologia Considerações Pessoais Voltar

Descrição – Eu sou eu Revelar aspectos e características pessoais dos membros do grupo, bem como possibilitar a cada um a possibilitar a cada um a oportunidade para um melhor auto-conhecimento, conhecimento das outras pessoas, além de facilitar a desinibição. Duração: Aproximadamente 60 minutos. Material: Equipamentos de som (CD, cassete) Almofadas; Bexiga; Papel e lápis. Facilitadores: Josy, Marielle e Sarah Voltar

Metodologia – Eu sou eu Voltar 1◦ Momento: Aquecimento Posicionar as almofadas em círculos, para que o ambiente fique desobstruído. Pedir que os participantes passem a bexiga para os outros (como se fosse bata quente) – advertindo-os, quem ficar com a bexiga terá que pagar uma prenda que está dentro da mesma. 2◦ Momento: Técnica Entregar papel e lápis á cada pessoa. “Nessa folha de papel, escreva, lá no alto, ‘EU SOU …’ e deixe fluir TUDO o que você acha que você é. Sem censura. Esse papel é seu… pode escrever a vontade.” Deixar tocando uma música suave durante o tempo em que as pessoas escrevem. Quando sentir que todos já escreveram orientar a etapa seguinte. 3◦ Momento: Ação “Agora, nós vamos nos apresentar: cada pessoa, no momento em que quiser, deverá sair do seu lugar, circular pela sala e falar sobre o seu EU SOU. Poderá utilizar o papel que está escrito ou falar livremente.” 4◦ Momento: Socialização Como você se sentiu ao se revelar por inteiro na presença de todos? Como você está se sentindo agora? Alguém identificou algo que ainda não conhecia a respeito de alguém do grupo? 5◦ Momento: Reflexão “ Não especifique o tempo, no seu dia a dia, sem antes ter a consciência de vivificá-lo, nas suas atitudes. Na verdade somos nós que fazemos o tempo e o desperdiçamos quando não adicionamos a ele, sabedoria. Tempo significa vida. E a qualidade de vida, depende unicamente do modo como o gastamos. Preste sempre atenção, na maneira como utiliza o tempo e saiba que a oportunidade para se sair bem, depende exclusivamente, de seus hábitos e de suas escolhas.” Voltar

Considerações pessoais – Eu sou eu Ao sair com a tarefa de fazer uma declaração para alguém do grupo, não hesitei em dizer a Vanessa como ela é linda, amiga e doce. Gosto de todos, mas, ela tem uma meiguice especial. Quanto a revelar quem sou eu não sei se ficou claro para o grupo, pois não é claro nem para mim. Estou ainda num processo de auto-conhecimento. Voltar

Considerações finais Dentro do contexto proposto pelas disciplinas Informática Aplicada à Educação e Estudos Independentes, posso dizer que aprendi muito. Tanto nas vivências como no desenvolvimento dos trabalhos interdisciplinares na Informática. Aprendi que é muito bom continuar lutando por um sonho e que neste semestre consegui cumprir com meus objetivos. Aprendi que a convivência com minha turma só tem melhorado nosso relacionamento a cada dia e que estamos nos conhecendo mais e melhor e isto nos faz mais unidos. Aprendi que precisamos de DEUS e muita fé para ultrapassar as barreiras que aparecem no caminho a cada semestre. Aprendi que os educadores da UNIMINAS trabalham com amor e isso eu senti em todos eles neste semestre. Aprendi que o amor é o caminho que nos leva a aprender ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a aprender. LUCILAINE DE FÁTIMA FERREIRA SANTANA – DEZEMBRO/2006