Vida de Cristo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As etapas da história Para compreender as Cartas Paulinas é importante situá-las no seu contexto histórico. A história das primeiras comunidades do NT.
Advertisements

Aula 1 Revisão Vida de Cristo.
Nos relatos da Infância de Jesus
Período Interbíblico.
DOMINGO 22º Tempo Comum Ano B
Os Apóstolos de Jesus Bartolomeu(Nathanael) (1) Tiago menor (2) André (3) Pedro (4) Judas (5) João (6) JESUS- Tomé (dedo.
MARCOS
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
NOVO TESTAMENTO.
Vida de Cristo.
O livro dos Atos dos Apóstolos
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
07: Introdução ao Credo Apostólico
Partidos, grupos e movimentos
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
O Livro de Mateus TEXTO BASE: Mateus 1.23
Introdução à Sagrada Escritura
Atos dos Apóstolos Justificando a existência da Igreja.
Seja homem como Jesus: Siga a Justiça!
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
As Religiões Abraâmicas
O judaísmo Trabalho elaborado por:
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
O CONTEXTO NOS DIAS DE JESUS SOCIO POLITICO RELIGIOSO NOS DIAS DE JESUS
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
O Movimento de Jesus.
Leis no tempo de Cristo. Leis no tempo de Cristo.
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
Definições sociológicas importantes:
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Panorama do Novo Testamento
Introdução ao Novo Testamento
Introdução ao Novo Testamento.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS. 4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS.
Caifás „Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão. 5.5 Assim, também Cristo a si mesmo não.
Os Hebreus.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
Um compromisso real Atos
Judaísmo.
O SIGNIFICADO DO VAZIO Mateus
Jesus é preso, julgado e condenado
O Ensino do Reino de Deus
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
A B C Lucas, à princípio, foi um dos seguidores de Jesus. Tempos depois, foi integrado ao seleto grupo dos doze discípulos, passando a auxiliar o Mestre.
Panorama histórico e divisão esquemática
Cristianismo A face humana de Deus.
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Maria, Mãe de Jesus Cristo
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
 Como todos os judeus, Paulo, o fariseu, vivia num mundo em que presente e futuro eram claramente distintos. O presente era o domínio da Lei de Moisés.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
Vida de Cristo.
Escatologia Prof. Márcio Ruben. A imortalidade da alma  Duas teorias:  Materialista: reconhece o corpo e desconhece a alma.  Espiritualista: reconhece.
Contexto. Império Romano caracterizou-se por: Roma + 46%templo + 14% + 60% tributo Exército Pax Conquistas tributo.
Partidos políticos em Israel no tempo de Jesus
A NECESSIDADE ESPIRITUAL DOS JUDEUS
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
O fenómeno religioso Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade.
11 DE JUNHO DE 2016 Os ultimatos do Filho do Homem Porque te sobrevirão dias em que os teus inimigos haverão de te cercar (...). E não deixarão em ti pedra.
Σαδδουκαιοι - Sadukei (Gr) צְדוּקִים Ṣĕdûqîm bnê Sadôq (Hb) SADUCEU 2014.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Vida de Cristo

1- INTRODUÇÃO A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico Entre o VT e o NT 400 anos de silêncio. No tempo de Jesus a Judéia estava sob o domínio romano e o mundo experimentava a influência do helenismo (conjunto de idéias e costumes da Grécia antiga).

Deus preparou o mundo para receber Jesus Cristo. O império grego confere ao mundo conhecido da época um idioma e uma cultura comum. O império romano fornece um governo estável e a paz em âmbito mundial (a pax romana), bem como um esplêndido sistema de estradas.

A TEOCRACIA JUDAICA REI PROFETA SACERDOTE

2- Seitas político-religiosas na época de Cristo. Durante os quatro séculos de silêncio, surgiram entre os judeus diferentes seitas político-religiosas.

Os Escribas 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo. De copistas a interpretadores Faziam parte do Sinédrio Jesus os censurou em Lc 20:46.

Os Escribas escrituário, escrivão; na Bíblia, pessoa versada na lei mosaica e nas sagradas escrituras, intérprete, professor. Os escribas examinavam as questões mais difíceis e delicadas da lei;

Os Escribas Com o passar dos anos, na época de Jesus, os escribas, com suas interpretações, já haviam montado uma espécie de “tradição” que andava paralela ao que dizia a Palavra de Deus.   “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem.” (Mateus 15. 2)

Os Escribas Intérpretes profissionais da Lei. Enfatizavam especialmente as tradições. Muitos escribas eram fariseus. De acordo com Jesus: Respeito à Lei. Entrega à obediência a Deus. Em desacordo com Jesus : Rejeitavam a autoridade de Jesus para interpretar a Lei. Desprezaram a Jesus como Messias porque não obedecia todas suas tradições.

Os Fariseus 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo. “Separados” ? Conceituados Hipócritas A maior seita

Os Fariseus - Seita que praticava de ritos e formas de piedade, tal como lavagens ceremoniais, jejuns, orações, e esmolas.

Os Fariseus Negligentes da genuína piedade, orgulhavam-se em suas boas obras. Acreditavam na existência de anjos bons e maus, e na vinda do Messias; Acreditavam na ressurreição; Cada um seria recompensado de acordo com suas obras individuais.

Os Fariseus Eram inimigos de Jesus e sua causa; foram duramente repreendidos por ele por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a fim de ganhar popularidade; Tinham grande influência no povo.

Flávio Josefo Judeu/romano Historiador no Sec I Fariseu Obra “História dos Hebreus”

Seita religiosa de judeus que propagavam obediência meticulosa à Lei e tradições judias. Muito influente nas sinagogas. (Mat 23:1-36). De acordo com Jesus: Respeito pela Lei, crença na ressurreição dos mortos, comprometidos a obedecer a vontade de Deus. Em desacordo com Jesus: Rejeitavam a afirmação de Jesus de que era o Messias porque não seguia todas suas tradições e se reunia com gente de notória má conduta. Não praticavam o que ensinavam. Hipócritas.

Negavam a ressurreição 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo. Os Saduceus Céticos Materialistas Livres pensadores Ricos e influentes Negavam a ressurreição

Os Saduceus Negavam as seguintes doutrinas: - ressurreição do corpo - imortalidade da alma - existência de espíritos e anjos

Depois os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: Marcos 12:18

Ricos, partido sacerdotal judeu de classe alta Ricos, partido sacerdotal judeu de classe alta. Rechaçaram a autoridade da Bíblia além dos cinco livros do Moisés. Obtinham lucros de negócios no templo. De acordo com Jesus: Grande respeito pelos cinco livros do Moisés, assim como também pela santidade do templo. Em desacordo com Jesus: Negavam a ressurreição do corpo. Pensavam que o templo também podia usar-se como lugar para efetuar transações comerciais.

Responsáveis pela destruição de Jerusalém 2- Seitas político-religiosas na época de Cristo. Os Zelotes galileus extremistas Responsáveis pela destruição de Jerusalém

Os Zelotes Classe de homens que era fanaticamente apegada à lei mosaica a ponto de recorrer à violência, para impedir que a religião fosse violada por outros.

Grupo de patriotas judeus violentos dedicados a determinar o fim do governo de Roma no Israel. Um dos apóstolos de Jesus Cristo é referido como "Simão, o Zelote”. (Lc 6:15)

De acordo com Jesus: Preocupação pelo futuro político do Israel De acordo com Jesus: Preocupação pelo futuro político do Israel. Crença no Messias, mas sem reconhecer Jesus como enviado de Deus. Em desacordo com Jesus: Acreditavam que o Messias seria um líder político que libertaria Israel da ocupação romana. Uso da violência (rebelião) para atingir seus objetivos.

Guardaram os manuscritos do mar morto 2-Seitas político-religiosas na época de Cristo. Os Essênios 2º mais numeroso Separatistas Místicos Guardaram os manuscritos do mar morto

Grupo monástico (asceta) de judeus de prática ritual e pureza cerimoniosa, assim como também de “santidade” pessoal. De acordo com Jesus: Enfatizavam a justiça, a honestidade e o compromisso. Em desacordo com Jesus : Acreditavam que os rituais cerimoniosos e o isolamento os faziam justos.

No tempo de Jesus era o 3º Templo 3. Instituições Judaicas na Época de Cristo. 3.1 – O Templo Situado no monte Moriá No tempo de Jesus era o 3º Templo O templo de Jerusalém tem três fases na sua  história: o templo de Salomão, o templo  pós-exílio e o templo de Herodes.

3.2 – As Sinagogas 3. Instituições Judaicas na Época de Cristo. Reuniam-se aos sábados Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum. João 6:59 Funciona como um local de culto. Surgiu durante o exílio da Babilônia.

Compunha-se de 70 membros e seu presidente era o sumo-sacerdote. 3. Instituições Judaicas na Época de Cristo. 3.3 – O Sinédrio corte suprema de justiça tribunal civil e religioso Compunha-se de 70 membros e seu presidente era o sumo-sacerdote.

Eram os coletores de impostos e eram odiados pelos Judeus. 4. Outros aspectos da Época de Cristo. 4.1 – Os publicanos Eram os coletores de impostos e eram odiados pelos Judeus.

4.2 – Os samaritanos 4. Outros aspectos da Época de Cristo. Era um povo misto originário das pessoas que ficaram na palestina durante o cativeiro e eram, também, odiados pelos Judeus.

4.3 – Os romanos 4. Outros aspectos da Época de Cristo. Era o povo que dominava os judeus e quase a totalidade do mundo. Eram liderados pelos grandes imperadores chamado de Césares.

4.4 – O nacionalismo 4. Outros aspectos da Época de Cristo. O judeu era o povo mais nacionalista do mundo. Não se comunicavam com os gentios.

4.1- A “pré-existência” de Cristo Descrição Referência a. Eternamente o mesmo Hb. 13. ...... b. ................................. Hb. 7.3 c. ................................. Mq 5.2 Era antes da ............. João 1.1; 17.5 e. Era antes de .............. João 8.58

4.1- A “pré-existência” de Cristo Descrição Referência a. Eternamente o mesmo Hb. 13.8 b. Seu sacerdócio eterno Hb. 7.3 c. Suas origens são eternas Mq 5.2 Era antes da criação do mundo João 1.1; 17.5 e. Era antes de Abraão João 8.58

4.2- Profecias sobre Cristo no VT Exercício em grupo