Módulo VI Endereçamento IPv6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Protocolos de Redes Professora Marcela Santos Camada de Rede – Multicast e NAT.
Advertisements

I.P. INTERNET PROTOCOL EQUIPE: BRUNO GODARTH DANIELE COLETHO DE SOUZA
Ader Gomes LSI -Núcleo Wireless
Protocolos de Redes Professora Marcela Santos Camada de Rede – Endereçamento IP.
Redes de Computadores A Camada de Rede.
Configuração de um servidor DHCP
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Redes de Computadores Aula Prática 4
Prof. Marcelo Diniz Fonte:
Camada de Transporte.
Formação IPv6 - Maputo Transição Maputo 28 de Agosto de 2008
Subnet; Roteamento básico; ICMP..
Aula 6- Camada 2 (modelo TCP/IP)
Módulo III.
Pilha de protocolos TCP/IP André Moreira Abril de 2007
Endereço IP Willamys Araújo.
Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009
(Protocolos e Conceitos de Roteamento)
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Kraemer CCNA Exploration (Protocolos e Conceitos de Roteamento) Protocolo RIP.
Tópicos Especiais em Comunicação de Dados IV: Roteamento na Internet
Inicio. Mesmo que um novo projeto do protocolo IP não fosse iniciado a Internet continuaria funcionando, porém, ela teria muita dificuldade de crescer,
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Internet Protocol versão 6
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Endereços IP ICORLI 2011/2012.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
Endereçamento de Rede IPv4
Classes de Redes e endereções de IP
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Endereçamento IP.
IPv6 (IPng) IP de próxima geração
Hardware de Rede Willamys Araújo.
Protocolos de comunicação: IP
Módulo III.
Departamento Engª Electrotécnica ISEC
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Formato do datagrama IP
REDES DE COMPUTADORES II
Fundamentos à Redes de Computadores
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Endereçamento IP.
2004, Edgard Jamhour IPv6 (Parte 2: Mecanismos de Transição) Edgard Jamhour.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
DHCP 1. Introdução Inicialmente, a necessidade de automatizar a requisição e distribuição do endereço IP deu-se em função da existência de estações.
1 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 5 - Fundamentos de Endereçamento e Roteamento IP 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede:
INTRODUÇÃO AO IPv6.
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 1 Endereçamento de Rede – IPv4 Fundamentos de Rede – Capítulo 6.
CAMADA DE REDE OU INTERNET – TCP/IP
2007, Edgard Jamhour IPv6 Exercício com IPv6 Edgard Jamhour.
Falso, essa é a função fowarding, o roteamento determina a rota tomada pelos pacotes. 1) No roteador, a função roteamento é encaminhar pacotes que chegam.
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Endereços de redes Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 5.a Aula: Endereçamento IP.
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Capitulo 04 Camada de Enlace Prof. Ricardo de Macedo.
Redes de computadores I
Rede de Computadores (REC) Prof. Jackson Mallmann
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
I NTERNET P ROTOCOL V ERSION 6 ( IPV 6) Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador.
Redes de Computadores Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho.
Endereçamento IP Básico
Protocolos de Comunicação de Dados. Protocolos de comunicação de Dados Os protocolos podem ser entendidos como um conjunto de regras que determinam como.
Transcrição da apresentação:

Módulo VI Endereçamento IPv6

Tipos de Endereços IPv6 No IPv6 encontra-se os seguintes endereços: Unicast Anycast Multicast Broadcast – foi eliminado, devido sua ineficiência, e o endereço de Multicast o substituiu.

Importante

Importante Assim, um cliente de conectividade no IPv6 da poderia ter uma sub-clase como a seguinte: 2001:0ba0:1c01::/48 Ao mesmo tempo, este cliente poderia criar as suas próprias sub-redes nas suas instalações fazendo variar o seguinte grupo de 16 bits. Por exemplo, uma das suas sub-redes poderia ser esta: 2001:0ba0:1c01:5c23::/64 Os 64 bits restantes até completar o endereço IPv6 utilizar-se-ão exclusivamente para designar o equipamento dentro da sub-rede.

Tipos de Endereços IPv6

Tipos de Endereços IPv6 Unicast: Comunicação um para um Anycast: Comunicação um para um de muitos; Multicast: Comunicação um para muitos;

Endereços Unicast Um pacote que foi destinado a um endereço unicast, chega exatamente à interface pertencente ao endereço. Tipos de Endereço Unicast: Endereços Globais Agregados (Agregatable Global Unicast Address) Endereçamento de Retorno (Loopback Address) Endereçamento não Especificado (Unspecified Address) Endereçamento de Site Local (Site-local Unicast Address) Endereçamento de Link-Local (Link-local Unicast Address) IPv4 compatível endereçamento IPv6

Endereço Global Agregado É o endereço que será usado globalmente na Internet. Equivalente aos endereços públicos IPv4; Globalmente roteável; Sua estrutura foi projetada para os 64 bits mais a esquerda para a identificação da rede; Os 64 bits mais a direita são usados para identificação da interface;

Unicast global pode ser 2000:: /4 3000:: /4 001X 0 = 2 1 = 3

Endereço Global Agregado Atualmente estão disponíveis a faixa de 2000::/3 a 3fff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff;

Endereço de Retorno O endereçamento de retorno representado por 0:0:0:0:0:0:0:1 ou "::1". Apenas pode ser utilizado quando um nó envia um datagrama a si próprio e não pode ser associado a nenhuma interface. No IPv4 era o 127.0.0.1.

Endereço não especificado O endereçamento não especificado representado por 0:0:0:0:0:0:0:0 ou "::", indica a ausência de um endereço; Não deve ser utilizado como endereço válido em nenhum nó. Este endereço só pode ser usado como endereço de origem de máquinas/nós que não tenham obtido os seu próprio endereçamento.

Endereço de Site Local Endereçamento de Site Local é identificado pelo prefixo FEC0::/10 ou 1111111011 em binário; Ele pode ser definido para uso interno numa organização através da concatenação do campo de SLA – Identificação do Nível Local Agregado (16 bits) com a identificação da interface (64 bits). Este tipo de endereçamento pode ser considerado como privado, visto que ele está restrito a um domínio sem ligação à Internet. Desta forma ele não pode ser anunciado externamente por roteadores.

Endereço de Site Local

Endereço de Link-Local Este tipo de endereço é automaticamente configurado em qualquer host que possua IPv6, através da conjugação do seu prefixo FE80::/10 ou 1111111010 em binário e a identificação da interface; Estes endereços são utilizados nos processos de configuração dinâmica automática (autoconfiguração) e no processo de descoberta de elementos na hierarquia de roteamento (Neighbor Discovery Protocol). Este endereçamento permite também a comunicação entre nós pertencentes ao mesmo enlace.

Endereço de Link-Local Como nos endereços Site Local, esse tipo de endereço não deve ser enviado como endereço de origem ou destino em pacotes. Além disso esses endereços não são repassados pelos roteadores.

Endereço de Link-Local

Endereço do IID

Exercício 2001:bce4:0:0: é o endereço da rede; O endereço MAC do micro é 00:50:3E:E4:4C:00 Qual o endereço IPv6?

Resolução

Resolução

Resposta Podemos atribuir o seguinte IP: 2001:bce4::0216:f2ff:fefe:34e1.

IPv4 compatível com IPv6 0:0:0:0:0:0:192.168.30.1 ou ::192.168.30.1 Esse tipo de endereço é usado em IPv6 como um mecanismo de transição entre IPv6 e IPv4. É utilizado como endereços de destino e origem em tunnel (encapsulamento de um protocolo sobre outro) IPv6 sobre IPv4. É representado por um endereço IPv6 cujos últimos 32 bits são um endereço IPv4. Desta forma, anexando-se um prefixo nulo (96 bits de zeros) a um endereço IPv4 (32 bits) obtém-se o seguinte formato: 0:0:0:0:0:0:192.168.30.1 ou ::192.168.30.1

Endereços Anycast Identifica grupo de interfaces pertencentes a nós diferentes; Quando um pacote é destinado para o endereço Anycast, ele é enviado para uma interface identificada pelo endereçamento; O pacote é enviado a interface que estiver mais próxima, conforme o protocolo de roteamento. Não pode ser utilizado como endereço de origem, pois serve para rápida detecção de um servidor, Com isso um cliente usa o Anycast, para encontrar o servidor mais próximo.

Endereço Multicast no momento que o Anycast identifica o grupo de interfaces diferentes, um pacote de endereço de Multicast é enviado a todas as interfaces do grupo. Emula-se assim o Broadcast, através do Multicast. O segundo define o tempo de vida (lifetime), os 4 primeiros bits e o endereço de multicast, os 4 bits restantes do octeto. O endereço de multicast permanente tem o parâmetro de tempo de vida igual a “0”, já o temporário o tempo de vida é igual a “1”.

Endereço Multicast