Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Protocolos de Redes Professora Marcela Santos Camada de Rede – Multicast e NAT.
Advertisements

Curso de Introdução ao IPV6
I.P. INTERNET PROTOCOL EQUIPE: BRUNO GODARTH DANIELE COLETHO DE SOUZA
Sistemas Paralelos e Distribuídos
Introdução O Protocolo IP.
Roteamento IP.
Redes de Computadores A Camada de Rede.
4: Camada de rede4b-1 IPv6 Motivação inicial: espaço de endereços de 32- bits completamente alocado até Motivação adicional : formato do cabeçalho.
Redes Privadas Virtuais (VPN)
Endereço IP Willamys Araújo.
(Protocolos e Conceitos de Roteamento)
Aula 9 - Camada de aplicação
Inicio. Mesmo que um novo projeto do protocolo IP não fosse iniciado a Internet continuaria funcionando, porém, ela teria muita dificuldade de crescer,
Introdução à Redes de Computadores
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
VPN (Virtual Private Network)
Equipamentos de Redes Aula 3
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Teleprocessamento e Redes:
Endereçamento IP.
Módulo I Curso de Introdução ao IPV6. Ao término, você: Terá entendido porque é preciso implantar o IPv6 na internet e nas redes; Compreenderá as principais.
 Controlador de processo: executa o software de comunicação que opera todas as funcionalidades do sistema;  Os dispositivos de ponta (endpoints): são.
Sistemas Distribuídos
Endereçamento IP.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Módulo 3 Implantação do IPv6.
INTRODUÇÃO AO IPv6.
Tópicos Avançados em Redes de Computadores
TCP/IP.
MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP
CAMADA DE REDE OU INTERNET – TCP/IP
E NDEREÇOS DE R EDE E E NDEREÇOS L ÓGICOS Tecnologia em Redes de Computadores Tecnologia em Design Gráfico Sistemas de Informação Professor: Jorge Musa.
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 08 Eduardo Silvestri
Falso, essa é a função fowarding, o roteamento determina a rota tomada pelos pacotes. 1) No roteador, a função roteamento é encaminhar pacotes que chegam.
T.A.R Prof. Lincoln F. Dantas Aula 2 – Endereçamento IP e Roteamento.
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Tecnologia de Informação Aula 8
O protocolo TCP/IP e a Segurança
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
INE5630 Segurança em Computação Distribuída 1 MIP x HIP Um Estudo Sobre Segurança Em Redes Móveis Gino Dornelles Calebe Augusto do Santos Florianópolis,
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Física Enlace Rede.
DEFINIÇÕES DE DNS DNS é a abreviatura de sistema de nomes de domínio (DNS, Domain Name System) Sistema de Resolução de Nomes. É um sistema para atribuir.
Arquitetura de segurança – Redes
Redes de Computadores e Internet Protocolos Professor: Waldemiro Arruda.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
Introdução as Redes TCP/IP Roteamento com CIDR
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 5.a Aula: Endereçamento IP.
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
AULA 7 – INTRODUÇÃO AO ROTEAMENTO
Informática Industrial N8INF
Fonte: Fonte:
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Aula 6.  Conceitos de redes ◦ Protocolo TCPI/IP ◦ Endereçamento ◦ DNS ◦ Gateway ◦ Atribuição dinâmica e estática (DHCP)  Exercícios : Verificar configurações.
IPv6 Redes de Comunicação de Dados Prof. Cristiano José Cecanho.
Rede de Computadores (REC)
IP´s e sua Hierarquia IPV6
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Escola de Ciência e Tecnologia Curso: Bacharelado SI Disciplina: Segurança em Redes 1 VPN (Virtual Private Network)
Redes de Computadores Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho.
Redes ATM Universidade do Estado da Bahia Felipe Augusto Bastos Moraes.
Redes de Computadores Camada de Rede Projeto de endereçamento - 1 Prof. Sales Filho.
Endereçamento IP Básico
Centro Federal de Educação Tecnológica do RN Redes de Computadores Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Rede Roteamento IP UNICAST Prof. Sales.
Protocolos de Comunicação de Dados. Protocolos de comunicação de Dados Os protocolos podem ser entendidos como um conjunto de regras que determinam como.
Transcrição da apresentação:

Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6 Redes de Computadores Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6

Aula de Hoje O problema do IPv4 IPv6 Técnica NAT para protocolo IP Como surgiu Capacidade Principais diferenças entre o IPv4 e IPv6 Endereçamento IPv6

O problema do IPv4 Esgotamento do endereço IPv4 Existem dois tipos de endereços IP: Endereços privados: são endereços IPs de uma rede ethernet (rede local, ex 192.168.0.10/24). Endereços públicos: são endereços pertencentes a rede mundial de computadores (internet, ex. 189.124.134.288 - google).

O problema do IPv4 O endereço IPv4 foi criado com o intuito de ser utilizado em uma rede que interligaria universidades e centros militares. Nunca foi pensado na época na existência de uma gigantesca rede aberta de computadores (internet). Portanto, como o endereço IPv4 é limitado a 32 bits, e ainda possui vários endereços e faixas de endereço reservadas, logo houve o esgotamento de endereços públicos. Na época previu-se que os endereços públicos esgotariam em 2 ou 3 anos.

O problema do IPv4 NAT (Network Address Translation) Técnica utilizada no protocolo IP para se reduzir a necessidade de vários endereços IPs públicos para acesso a internet. Consiste basicamente em definir um endereço público apenas para o roteador, evitando assim o esgotamento de endereços públicos em uma rede local. Com o uso do NAT conseguiu-se utilizar o endereço IPv4 por mais tempo do que deveria ter sido utilizado

IPv6 - 2001:0db8:12ff:adad:ba42:bada:6453:140f/56 Protocolo IPv6 O IPv6 Surgiu com a necessidade de haver mais endereços IPs para as redes públicas. Portanto, a sua principal diferença é a quantidade de endereços que ela pode gerar, pois o tamanho do endereço foi de 32 bits (IPv4) para 128 bits (IPv6). Exemplos: IPv4 - 192.168.0.15/16 IPv6 - 2001:0db8:12ff:adad:ba42:bada:6453:140f/56

IPv6 O IPv6 possui a capacidade de fornecer 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços IP distintos. Isso representa aproximadamente 5,6 * 1028 endereços por pessoa na terra.

IPv6 Como o IPv6 tem uma quantidade grande de endereços, os projetistas consertaram vários defeitos (não só o de esgotamento de endereços que existia no IPv4). As principais mudanças são: Definição de uma arquitetura hierárquica na Internet, o que melhorou as rotas, facilitando um encaminhamento mais eficiente dos pacotes IP. Facilitar a distribuição de IPs fixos e válidos para conexões discadas (DSL), Cable Modems e telefones móveis. Fornecer endereços na Internet para todos os dispositivos conectados a ela, eliminando os problemas associados ao NAT.

IPv6 Redução e simplificação do cabeçalho dos pacotes IP, o que reduz a quantidade de processamento dos roteadores, melhorando o desempenho na rede.

IPv6 Criação e implantação do IPsec, garantindo assim a autenticidade, privacidade e integridade dos dados na comunicação, o que torna a rede bem mais segura. Ele envolve práticas de tunelamento, criptografia e autenticação. Possui melhor Suporte a dispositivos móveis, garantindo a possibilidade de um IP fixo para estes dispositivos.

IPv6 É importante entendermos que o protocolo IPv6 não é só um aumento da quantidade de caracteres no endereço, mas sim uma série de mudanças e melhorias. o IPv6 é um protocolo novo, com características e funcionalidades novas. Então, para isso, são necessários equipamentos (roteadores, swiches, etc.) e sistemas (servidores web, sistemas operacionais, etc.) que suportem este novo protocolo.

Endereçamento IPv6 Endereçamento IPv6 A representação do endereço IPv6 é composta por 128 bits, sendo divididos em blocos de 2 Bytes (16 bits). Os Bytes são normalmente representado por dois caracteres hexadecimais (3fdb) e são separados por dois pontos (':').

Endereçamento IPv6 Uma das características do endereçamento IPv6 é que ele pode utilizar regras de abreviação, como omitir os zeros à esquerda (0000 se tornaria 0) e representar zeros contínuos com '::' (2013:0000:0000:fafa se tornaria 2013::fafa), porém isso só pode ser representado uma vez por endereço. A representação da máscara de sub-redes ainda é representada utilizando a notação CIDR. Exemplo: 2013:acdc:3003::/48

Fim