A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 7 – INTRODUÇÃO AO ROTEAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 7 – INTRODUÇÃO AO ROTEAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 7 – INTRODUÇÃO AO ROTEAMENTO

2 Roteadores – Camada de rede
Um roteador é um dispositivo com diversas conexões (chamadas portas) e a cada uma destas portas pode-se conectar uma rede. É importante notar que o papel do roteador é interligar redes diferentes (redes independentes), enquanto que papel dos repetidores, hubs, pontes e switches são de interligar segmentos pertencentes a uma mesma rede. Função: verificar o endereço de destino e definir a qual rede este endereço pertence, em seguida enviar a mensagem para a porta correspondente.

3 Cada porta do roteador recebe um endereço pertencente à rede a qual está conectada. Normalmente cada porta do roteador recebe o primeiro endereço da rede a qual pertence, porém essa convenção não é obrigatória.

4 Exemplos de roteadores:
Simbologia

5 Default gateway Os próprios hosts da rede tem papel fundamental na atividade de roteamento. Cada host, antes de transmitir uma mensagem, aplica a sua máscara de sub-rede ao endereço de destino. Se o endereço de rede calculado for igual ao próprio endereço de rede, o host constará que o destino está na mesma rede, então a mensagem é enviada diretamente para o host de destino.

6 Porém, se o host constatar que o endereço de rede de destino é diferente do seu, significa que o endereço de destino não se encontra na mesma rede. Neste caso entra o roteador na história, que recebe o endereço de destino e providencia o encaminhamento para a rede correta. Para que o processo de roteamento ocorra, cada host deve ter end. IP único, sua máscara de sub-rede (igual para toda sub-rede) e o endereço do roteador a qual a rede está conectada, conhecido com default gateway.

7 Exemplo

8 Tabelas de roteamento Um roteador pode estar conectado a diversas redes, então é necessário que ele tenha controle de qual rede está conectada a cada uma de suas portas, este controle é feito através da tabela de roteamento. Cada entrada dessa tabela é chamada de rota, pois indica qual caminho o pacote deve seguir para alcançar uma determinada rede.

9 Exemplo:

10 Para todas as sub-redes do exemplo anterior, a máscara utilizada é: , então temos: Agora vamos montar a tabela de roteamento de cada cidade ? CIDADE REDE MÁSCARA PASSOS ALFENAS POUSO ALEGRE POÇOS DE CALDAS


Carregar ppt "AULA 7 – INTRODUÇÃO AO ROTEAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google