A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de Computadores Aula 5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de Computadores Aula 5"— Transcrição da apresentação:

1 Redes de Computadores Aula 5
POLIMIG Técnico em Informática Redes de Computadores Aula 5 Prof.: Rafael Silva

2 Equipamentos de Rede

3 Componentes de expansão e segmentação
As Distâncias maiores que os limites de cabos, o aumento no número de computadores, o excesso de tráfego, a necessidade de conexão entre redes em locais distintos, entre outros problemas levam a necessidade de duas tarefas no ambiente de rede: Expansão da rede. Segmentação da rede.

4 Equipamentos de Expansão
Expandir uma rede significa estender os limites além dos cabos. Isto é comum, conforme as redes crescem e se multiplicam. Dois componentes de rede são importantes neste processo: Repetidores Hubs

5 Repetidores O repetidor é um dispositivo responsável por ampliar o tamanho máximo do cabeamento da rede. Ele funciona como um amplificador de sinais. Assim ele realmente funciona como um “extensor” do cabeamento da rede. É como se todos os segmentos de rede estivessem fisicamente instalados no mesmo segmento.

6 Hubs Os Hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos dados em redes fisicamente ligadas em estrelas. Funciona como uma peça central, que recebe os sinais transmitidos pelas estações e os retransmite para todas as demais.

7 Tipos de Hubs Passivos: Não possuem qualquer tipo de alimentação elétrica, funcionando como um espelho, refletindo os sinais recebidos para todas as estações a ele conectadas. Apenas distribui o sinal, sem fazer qualquer tipo de amplificação, sendo assim o comprimento total do cabo não pode exceder os 100 metros permitidos pelos cabos de par trançado.

8 Hub Passivo

9 Tipos de Hubs Ativos: Regeneram os sinais que recebem de suas portas antes de enviá-los para todas as portas. Funcionando como repetidores. O sinal pode trafegar por 100 metros até o hub, e após ser retransmitido por ele trafegar mais 100 metros completos.

10 Hub Ativo

11 Tipos de Hubs Inteligentes: Permitem um monitoramento. Este tipo de monitoramento, que é feito via software capaz de detectar e se preciso desconectar da rede estações com problemas que prejudiquem o tráfego ou mesmo derrube a rede inteira; Detecta pontos de congestionamento na rede, fazendo o possível para normalizar o tráfego

12 Hub Inteligente

13 Tipos de Hubs Empilháveis: Também chamado stackable. Esse tipo de hub permite a ampliação do seu número de portas através de interligações com outros hubs, se comportando como um único equipamento.

14 Repetidores Patch Panel
O Patch Panel é um sistema passivo com um painel contendo conectores. Ao invés dos cabos que vêm dos computadores conectarem-se diretamente ao Switch, eles são conectados ao Patch Panel e o Patch Panel é conectado ao Switch. Dessa forma, o Patch Panel funciona como um grande concentrador de tomadas e evita a manipulação de cabos diretamente no Switch, que é um equipamento sensível e mais caro.

15 Patch Panel

16 Uso de Patch Panel

17 Equipamentos de Segmentação
Com a expansão das redes, o numero de computadores em um único segmento leva ao congestionamento de tráfego. Para resolver este problema é necessário segmentar a rede, ou em outras palavras, dividir um único segmento em vários segmentos menores e de mais fácil controle e manipulação.

18 Equipamentos de Segmentação
Os componentes de rede que efetuam a segmentação são: Ponte (Bridge) Switch Roteador

19 Equipamentos de Segmentação Bridges (Pontes)
A ponte é um repetidor Inteligente. Tem a capacidade de ler e analisar os dados que estão circulando na rede. A ponte não replica para outros segmentos dados que tenham como destino o mesmo segmento de origem. Outro papel da ponte é o de interligar redes que possuem arquiteturas diferentes. Um modem ADSL por exemplo pode ser uma ponte, comunicando redes diferentes.

20 Modem ADSL Funciona como bridge

21 Equipamentos de Segmentação Bridges (Pontes)

22 Equipamentos de Segmentação SWITCH
O switch é um hub que, em vez de ser um repetidor é uma ponte. Ao invés de replicar os dados recebidos para todas as suas portas, ele envia os dados somente para o micro que requisitou os dados através do endereço MAC da placa de rede.

23 Equipamentos de Segmentação SWITCH
Os switches trazem microprocessadores internos, que garantem ao aparelho um poder de processamento capaz de traçar os melhores caminhos para o trafego dos dados, evitando a colisão dos pacotes e ainda conseguindo tornar a rede mais confiável e estável. A diferença entre Bridge e Switch está principalmente no número de portas, além de ter um desempenho maior por permitir várias transações ao mesmo tempo.

24 Equipamentos de Segmentação SWITCH

25 Equipamentos de Segmentação HUB-SWITCH
O hub-switch é uma evolução do hub. O hub-switch é mais avançado que o hub e menos que o switch. Os hub-switches são uma boa opção para redes domésticas, que possuem poucos computadores, devido ao seu custo. O hub-switch é um intermediário de ambos os equipamentos — hubs e switches —, sendo indicado para redes com menos de 24 computadores.

26 Equipamentos de Segmentação HUB-SWITCH
Um hub comum recebe as informações e as envia para todos os computadores da rede, o que a deixa mais lenta. Já o hub-switch envia os dados somente para o computador que os requisitou. O switch é mais inteligente que o hub-switch, pois gerencia um maior numero de estações e possui para isto um microprocessador mais avançado.

27 Equipamentos de Segmentação HUB-SWITCH

28 Equipamentos de Segmentação Roteadores
Os roteadores escolhem o melhor caminho para o envio de um pacote, considerando para isto a camada lógica da rede(Protocolo). Em redes grandes pode haver MAC’s iguais, impossibilitando o endereçamento somente físico dos dados. Em outras palavras, o roteador é um dispositivo responsável por interligar redes diferentes, inclusive podendo interligar redes que possuam topologias físicas diferentes.

29 Roteador Cisco

30 Equipamentos de Segmentação Roteadores

31 FIM DESTE CONTEÚDO


Carregar ppt "Redes de Computadores Aula 5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google