A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipamentos de Redes Aula 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipamentos de Redes Aula 2"— Transcrição da apresentação:

1 Equipamentos de Redes Aula 2
Willamys Araújo

2 Tópicos da aula de hoje Fundamentos dos principais equipamentos de Redes Hubs Velocidades, limites de conexão e empilhamentos

3 Hubs

4 Hubs Fundamentos Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela. Os hubs não tem capacidade de aumentar o desempenho da rede.

5 Hubs

6 Hubs Fundamentos Todo Hub é um repetidor, mas nem todo repetidor é um Hub. Ele é responsável por replicar em todas as portas as informações recebidas pelas máquinas da rede.

7 Hubs Quando a máquina A envia quadros de dados para outra.
Todas as demais recebem esse quadro ao mesmo tempo

8 Hubs Do ponto de vista de tráfego de dados em redes ethernet não há diferenças entre topologia Linear e Estrela. Topologia Linear Topologia estrela

9 Hubs Vantagens Facilidade de identificar um cabo defeituoso, uma vez que a rede inteira funciona, porém apenas a máquina com cabo defeituoso não.

10 Hubs Desvantagens Por ser um repetidor, ele não tem como identificar os quadros de dados enviados, dessa forma ele não sabe de quem foi enviado, nem pra quem. Por mandar a todos, o mesmo quadro de dados, há falha na segurança. Diminui o desempenho da rede, pela perda de tempo em ter que enviar o quadro de dados a todos os micros da rede.

11 Hubs Classificação básica de Hubs Passivo Ativo Inteligente
Concentradores de cabos que não possuem qualquer tipo de alimentação elétrica. Ativo São hubs que regeneram os sinais que recebem de suas portas antes de enviá-los para todas as portas. Inteligente São hubs que permitem qualquer tipo de monitoramento. Podem fornecer relatórios de acesso e detectar falhas.

12 Hubs Classificação básica de Hubs Empilhável
Permite a ampliação do seu numero de portas.

13 Hubs de múltiplas velocidades
Existem hubs que podem operar a mais de uma velocidade. Isso graças a memória interna que armazena os últimos dados enviados para a rede.

14 Limites de conexão As regras de segmentação de redes ethernet se aplica aos hubs, uma vez que eles também são repetidores. O limite de conexão de hubs varia de acordo com a velocidade em que o hub opera.

15 Limites de conexão Hubs Operando a 10 mbps Limite maior de conexão
5 segmentos e 4 hubs Possuem uma porta “especial”, chamada uplink Uma porta que ativa ou desativa o cross-over

16 Hubs Operando a 10 mbps

17 Hubs Operando a 10 mbps Para o recebimento ele tem que ser RD(recepção) TD(transmissão) sai de um computados

18 Ligação de dois hubs que não funciona
Hubs Operando a 10 mbps Ligação de dois hubs que não funciona

19 Hubs com porta uplink única
Colocar cabos cross-over

20 Hubs Operando a 100 mbps Regra parecida com a dos repetidores
Hubs classe I Hubs classe II

21 Hubs Operando a 100 mbps A duas formas para aumentar o numero de portas disponíveis em redes operando a 100mbps. O uso de hubs empilháveis Troca por um hub que possua mais portas Lembrando que podem ser conectados switches e roteadores aos hubs, uma vez que esses não entra na conta da segmentação de rede.

22 Hubs Operando a 1 gbps São mais rigorosas, pois não aceitam que seus hubs sejam interligados entre si. Solução Hub com maior numero de portas ou Uso de hubs empilháveis

23 Hubs empilháveis São hubs que possuem uma porta especial que permite a conexão entre dois ou mais hubs. Essa conexão faz com que os hubs sejam considerados pela rede um só e não hubs separados.

24 Hubs empilháveis

25 Exercício de fixação O que faz um hub?Ele pode ser considerado um repetidor? Quando usamos um hub, ao enviarmos uma mensagem ela será vista apenas pelo destinatário?Explique As regras de segmentação usadas pelos repetidores são aplicáveis aos hubs? Qual a função da entrada uplink? Qual a diferença entre um hub de Classe II e um Hub empilhável?Explique.


Carregar ppt "Equipamentos de Redes Aula 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google