Aula de Redação: Linguagem Conotativa e Denotativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O NOSSO PODER VEM DE DENTRO
Advertisements

A SAUDADE FALA PORTUGUÊS
A gota de água que precisava de tomar banho
O único defeito das mulheres
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Denotação e Conotação.
Casar é como ir a um restaurante com as amigas:
Minimamente Feliz. LEILA FERREIRA - JORNALISTA..
Clique para passagem de slides / ligue o som
Interpretação de Texto
REVISÃO 1.ORAÇÃO SUB. SUBSTANTIVA 2. PRONOME RELATIVO
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada
Colégio Adventista de Ji-Paraná
A Saudade fala Português
Salmo 139 Bíblia Viva Salmo de Davi.
Sinto Saudades Clarice Lispector. Sinto Saudades Clarice Lispector.
Professora: Aíla Rodrigues
Cap. 11. Relações lógico-semânticas no discurso II - ( Enunciados Independentes) Professora Ana Paula.
VIDA É AMOR HOME PAGE APRESENTA: “A DOR DO ABANDONO”
"Sabedoria" infantil AUTOMÁTICO - Vá clicando...
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
CRIANÇAS SÁBIAS.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
HISTÓRIA NADA COMUM 16ª História Extraída do Site: 16ª História Extraída do Site:
Conotação de Denotação
O Pai Espiritual Lucas 15:
Jesus é a VIDA João
A visita.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
FELIZ OLHAR NOVO!!!. FELIZ OLHAR NOVO!!! O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
Eu sou uma poetisa.
2 Reis 5: Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera.
Informações implícitas
Lições para uma vida vitoriosa
A Saudade fala Português
Ao nosso amigo Jesus que tudo suportou por nós!
Quadrinhas Populares Professora Janete.
Salmo, capítulo 131 humildade e confiança em Deus
O Espírito Santo de Deus falará agora ao teu coração através de um lindo texto das Sagradas Escrituras: Provérbios Capítulo 31 Bíblia Viva Editora Mundo.
LIGUE O SOM SOU UMA PESSOA MAIS VELHA! Constantemente, criticam-se as pessoas mais velhas porque elas não se adaptam ao mundo moderno. Sem dúvida, nós.
A BASE DA VIDA É O AMOR Texto de Angela Maria, coletado
A SAUDADE DESCONHEÇO O AUTOR.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Da série “Poesia em quadrinhos”:
A construção do sentido
De tudo que marcou a minha vida... Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades...
Receita de um Sonhador.
FELIZ OLHAR NOVO Carlos Drummond de Andrade.
Funções da Linguagem.
Prof. Florêncio Caldas. Principais nomes do modernismo brasileiro Manuel Bandeira literatura (poesia)
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
“Jesus respondeu: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus”. (João 9- 3)
. Ainda é tempo de dizer: "Te amo" Andamos tão atarefados na vida, que muitas vezes esquecemos aquilo que realmente importa para nós… … … … … … … … …
SÓ O AMOR DE DEUS PERMANECE E SUSTENTA RELACIONAMENTOS.
Transcrição da apresentação:

Aula de Redação: Linguagem Conotativa e Denotativa Priscilla de Melo Baroni Campinas-SP 09/04/13

- Textos jornalísticos, dicionários; Denotação: sentido real; significação objetiva da palavra. Predomina em: - Textos jornalísticos, dicionários; Conotação: sentido figurado; possui significados paralelos ao signifcado de base da palavra. - Linguagem Poética: Poema de Sete Faces (Carlos Drummond de Andrade) Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração. Porém meus olhos não perguntam nada. O homem atrás do bigode é sério, simples e forte. Quase não conversa. Tem poucos, raros amigos o homem atrás dos óculos e do bigode. Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu não era Deus, se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não seria uma solução. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração. Eu não devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo.

- Provérbios e ditos populares: “Casa de ferreiro, espeto de pau” - Metáfora a) “Morava no coração do Brasil.” b) “A vida é combate...” Sentido metafórico: ter o rei na barriga: orgulhoso; ir para o olho da rua: ser despedido. - Metonímia a) Ser uma pena brilhante = ser um grande escritor b) Quis ler Vinícius de Moraes.

Casos de Metonímia: 1) Efeito pela causa ou vice-versa: “Conseguiu sucesso com determinação e suor” (trabalho). 2) Nome do autor pela obra: “Ler Guimarães Rosa é um projeto desafiador” (a obra). 3) Continente (o que está fora) pelo conteúdo (o que está dentro): “Bebeu só dois copos e já saiu cambaleando” (a bebida). 4) Substantivo concreto pelo abstrato: “Tratava-se de um papo-cabeça” (intelectual). 5) Abstrato pelo concreto: “Era difícil resistir aos encantos daquela doçura” (pessoa meiga, agradável). 6) Marca pelo produto: “Comprei uma caixa de Gilette” (lâmina de barbear). 7) Instrumento pela pessoa: “Quantos quilos ela come por dia? Quilos? Não sei, mas ela é boa de garfo” (o instrumento utilizado para comer). (Luiz Vilela) 8) Lugar pelo produto: “Queria tomar um Porto fervido com maçãs” (o vinho). 9) Sinal pela coisa significada: “O trono inglês está abalado pelas recentes revelações sobre a família real” (o governo exercido pela monarquia). 10) Singular pelo plural: “O brasileiro tenta encontrar uma saída para suportar a crise” (um indivíduo por todos). 11) Parte pelo todo: “Enormes chaminés dominam os bairros fabris da cidade inglesa”. (fábricas) 12) Classe pelo indivíduo: “Depois desse episódio, não acredito mais no Juizado brasileiro” (os juízes). 13) Matéria pelo objeto: “O jantar foi servido à base de porcelanas e cristais” (matéria de que é feito o objeto).

1- (Fuvest- SP) I – Uma andorinha só não faz verão II- Nem tudo que reluz é ouro III- Quem semeia ventos, colhe tempestades IV – Quem não tem cão caça com gato. As idéias centrais dos provérbios acima são, na ordem: a)solidariedade- aparência- vingança- dissimulação. b)cooperação – aparência- punição- adaptação. c)egoísmo- ambição- vingança- falsificação. d)cooperação – ambição – consequência- dissimulação e)solidão – prudência- punição – adaptação. 2 - O item em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é: a) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.” b) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.” c) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...” d) “...a indústria disparou gordos investimentos.” e) “Colheu uma revelação surpreendente:...”

3 - (ENEM-2005) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo ocorre em: a) “(...) É de laço e de nó De gibeira o jiló Dessa vida, cumprida a sol (...)” (Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.) b) “Protegendo os inocentes é que Deus, sábio demais, põe cenários diferentes nas impressões digitais.” (Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.) c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngües são os tipos mais comuns de dicionários...” (Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl. d) Às vezes tenho a impressão de que a bateria dele não acaba. e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.” (Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br <http://www.mercadolivre.com.br>. acessado em julho de 2005.)

4 - Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado: a) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes. b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.” c) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.” d) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo...” e) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais rápidas.” 5 - Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido figurado: a) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na incompreensão das sociedades por onde passa.” b) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana) c) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha de meu próprio espanto.” d) “Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora sentes / Só se esquece no perdão.” e) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)

6 - Sabemos que a compreensão de todo e qualquer texto passa pelo conhecimento prévio do leitor ou ouvinte, como é o caso de tirinhas, charges e piadas. Um termo ou uma palavra, além do seu significado literal, pode vir acrescido de outros significados. No processo de interação da linguagem, o autor intencionalmente busca causar efeitos, desencadear comportamentos, atuar sobre o outro de determinada maneira. Considerando essa discussão, assinale a alternativa CORRETA: a) Em ambas as tirinhas o efeito cômico causado dá-se pela interpretação denotativa carregada de impressões e valores afetivos. b) O contraste entre denotação e conotação presente nas tirinhas exemplifica a idéia discutida no enunciado da questão. c) Na linguagem popular a denotação poderia ser definida como uma compreensão “ao pé da letra”, conforme temos na tirinha 2, no primeiro quadrinho, na expressão “Olha o aviãozinho”, sendo facilitada pelo conhecimento prévio do leitor e as intenções do autor. d) Enquanto na tirinha 1 a denotação dá-se no primeiro quadrinho, na tirinha 2 esse processo ocorre no último.

Gabaritos Linguagem Conotativa e Denotativa 1 - E 4 - A 2 - B 5 - D 3 - C 6 - B