A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A construção do sentido

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A construção do sentido"— Transcrição da apresentação:

1 A construção do sentido
Pág. 192

2 1.Contexto É o conjunto das circunstâncias
(culturais, sociais, políticas, históricas, etc.) associadas a um texto. Saber o contexto é essencial para compreender o sentido do texto.

3 -Boas novas! Se amanhã eu não for agredido, assaltado, sequestrado, violentado, metralhado, esquartejado ou morto por uma bala perdida... começo um novo emprego! Angeli. Folha de S. Paulo, São Paulo, 30 março 2007

4 Guernica (1937) de Pablo Picasso

5 Exercitando... Pág.196

6 1.Explique qual é o contexto estabelecido em cada um dos quadrinhos:

7 1. No primeiro quadrinho, vemos uma dona de casa que faz uso de uma vassoura para limpar o chão. No segundo, uma bruxa voa com o auxílio de uma vassoura. No terceiro quadrinho, um homem utiliza uma vassoura para matar um rato.

8 2.Embora a fala das personagens seja exatamente a mesma, ela traduz um sentido diferente para cada uma das situações em que ocorre. Quais são esses sentidos?

9 2. No 1º quadrinho – o uso da vassoura provoca dores nas costas da mulher. Por isso, ela diz “essa vassoura está me matando”. No 2º quadrinho – pela imagem, observa-se que a bruxa está em queda livre e, se não conseguir controlar sua vassoura voadora, vai se espatifar no chão. Nesse caso, a fala “essa vassoura está me matando” deve-se ao fato de a bruxa ter perdido o controle sobre seu veículo e correr o risco de sofrer um sério acidente. E no 3º quadrinho – o desejo do homem é utilizar a vassoura para matar o rato. A fala “essa vassoura está me matando”, dita pelo rato, tem sentido literal, porque, se ele for atingido por ela, provavelmente morrerá.

10 3.Explique por que a identificação do contexto é fundamental para a compreensão do sentido do enunciado “Essa vassoura está me matando”.

11 3. A fala das personagens é a mesma, mas, pelas imagens, percebe-se que traduz sentidos diferentes. Somente os elementos contextuais permitem perceber essa diferença e compreender o que cada personagem quer dizer com a mesma frase.

12 2.Sentido literal e sentido figurado
Nem sempre as palavras são utilizadas com um mesmo sentido: .

13 Querida, acho que perdi a chave do carro outra vez!
Exemplo... CHAVE Querida, acho que perdi a chave do carro outra vez! Acreditamos que esta seja a verdadeira chave do sucesso. Sua ilustre presença certamente encerrou o encontro com chave de ouro.

14 SENTIDO LITERAL (OU DENOTATIVO) – é o significado básico, original, de palavras e expressões da língua. SENTIDO FIGURADO (OU CONOTATIVO) – é aquele que as palavras e expressões adquirem em situações particulares de uso, quando o contexto exige que o falante/leitor perceba que o sentido literal foi modificado, e as palavras e expressões ganham um novo significado.

15 Exercitando: pág. 197

16 1- Após ouvir a resposta de Hagar para sua pergunta, Eddie Sortudo faz algo inesperado. O quê?

17 1. Eddie Sortudo vai para a cozinha, retira um pepino do barril e o segura com a mão esticada.

18 2- Hagar certamente esperava que sua resposta fosse interpretada de outra maneira. Explique.

19 2.Hagar esperava que Eddie Sortudo não colocasse pepino no hambúrguer pedido.

20 3-Identifique, no primeiro quadrinho, o trecho da fala de Hagar que foi interpretado de modo diferente por ele e por Eddie.

21 3. O trecho é “suspenda o pepino”.

22 Atividade – pág.199, questões 1 e 2

23

24 1. Nas duas tiras, há expressões que são usualmente empregadas em sentido figurado. Que expressões são essas?

25 Na 1ª tira: “Colocar em um pedestal”; Na 2ª tira: “Ver a vida passar diante dos olhos”

26 Explique o sentido figurado que cada uma dessas expressões costuma traduzir.

27 A primeira expressão significa endeusar uma pessoa, tratando-a da melhor maneira possível; Já a segunda expressão relaciona-se à situações de grande tensão ou perigo, fazendo as pessoas refletirem sobre fatos importantes que marcaram sua vida.

28 2. O humor, nas duas tiras, é produzido pelo sentido que essas expressões adquirem no contexto em que são utilizadas. Que sentido é esse?

29 Na 1ª tira, Helga se refere ao fato de seu marido colocá-la literalmente em um suporte para que ela alcance os lugares altos no momento da faxina. Já na 2ª tira, o personagem é cubo de gelo e vai derretendo no decorrer da tirinha, ou seja, a vida dele literalmente acabou.


Carregar ppt "A construção do sentido"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google