Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Texto, contexto & interlocução
Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mário Quintana
2
Texto, contexto & interlocução
Quino, Desenhando
3
Texto, contexto & interlocução
Joan Miró, Cantor
4
Texto, contexto & interlocução
O Trágico Dilema Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro. Mário Quintana
5
Texto, contexto & interlocução
O texto é uma manifestação lingüística produzida em uma situação concreta (contexto), com um determinado propósito (intenção).
6
Texto, contexto & interlocução
Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou um acontecimento O que constitui o texto no seu todo; contextura
7
Texto, contexto & interlocução
8
Texto, contexto & interlocução
9
Texto, contexto & interlocução
Interlocutor Aquele a quem o texto se dirige preferencialmente O leitor em quem pensa o autor no momento da produção do texto
10
Texto, contexto & interlocução
11
Texto, contexto & interlocução
PUC-SP
12
Texto, contexto & interlocução
Segundo o dicionarista Antônio Houaiss, charge é desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, geralmente veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas. No caso da charge anterior, a crítica que ela comporta é dirigida a) à formalidade da mensagem veiculada na televisão: "Este programa é inadequado para menores de 12 anos". b) à rispidez do garoto que não usa palavras polidas para pedir o desligamento da televisão: "Não ouviu? Desliga essa TV". c) ao pouco domínio da norma padrão culta das crianças, pois o garoto usa "ouviu" (= 3ª pessoa do singular) ao lado de "Desliga!" (= 2ª pessoa do singular). d) à exposição gratuita da marca do charuto e do uísque que as crianças consomem, facilmente perceptível pelo desenho. e) à falha na educação das crianças que, longe daqueles que podem educá-las, precocemente jogam, bebem e fumam.
13
Texto, contexto & interlocução
Unicamp-SP
14
Texto, contexto & interlocução
Para entender a tira acima, é necessário dar-se conta de que a pergunta de Helga pode ter duas interpretações. No contexto, como deve ser interpretada a fala de Helga? b) Como Hagar interpretou a fala de Helga? c) Explique por que o comportamento lingüístico de Hagar não corresponde ao de um falante comum.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.