Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
Advertisements

Amintas engenharia.
Noções de Sistemas Operacionais
Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA:
Análise de Sensibilidade de Modelos Hierárquicos para Computação em Nuvem Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
1 Camada de redes: Interoperabilidade com IP. 2 Enlaces entre duas máquinas.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Gerenciamento de tempo do projeto
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Introdução à Informática
SAPOTI SERVIDORES DE APLICAÇÕES CONFIÁVEIS TCP/IP Autores: Egon Hilgenstieler – Emerson F. F. Carara – Roverli.
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Introdução a Computação
Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores
SSC541 - SISTEMAS OPERACIONAIS I Aula 13 – Gerenciamento de Memória
Francieli Zanon Boito Rodrigo Virote Kassick
Administração para Engenharia
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Capítulo 3 Deadlocks - Impasses 3.1. Recurso
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Sistemas Operacionais
Processos Conceitos Básicos.
Estruturas de Controle
Auditoria de Segurança da Informação
Star Schema Benchmark SSB
Aula 8 Orientação à Objetos
CEP – Controle Estatístico de Processo
09/03/10 20:13 Claudio de Oliveira – 1/21.
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Gerência de Redes Áreas Funcionais de Gerenciamento
Classes e objetos Modelagem
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Computação em Nuvem.
Sistemas Operacionais
Arquitetura de Sistemas Operacionais – Machado/Maia 10/1 Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo Maia Capítulo 10 Gerência.
Avaliação de um processador FemtoJava multiprocesso CMP502 – Sistemas Embarcados Leomar Soares da Rosa Junior Porto Alegre, março de 2003.
Aplicando tecnologias semânticas ao Balanced Scorecard
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS
Salas de Matemática.
Sistemas Operacionais
Call Center de Emergência Marcus A. de Queiroz V. Lima
O título deve ser curto e objetivo
Virtualização.
Arquitetura de computadores
Prof. Alexandre Vasconcelos
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
Orientedora: Prof a. Daniela Barreiro Claro Graduando: Anderson Tiago Barbosa de Carvalho Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Rio Verde - Goiás - Brasil
1 © Copyright 2014 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Armazenamento Definido por software Convergência. Escalabilidade.Desempenho.Elasticidade.
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Listas Simplesmente Encadeadas
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos para sistemas de cloud computing Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
11 13/01/10 CLOUD COMPUTING O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM ?
O primeiro passo para a nuvem
Workshop MODCS Avaliação de Desempenho de Máquinas Virtuais Eucalyptus Considerando a Compressão de Arquivos. Aluno:Érico Moutinho Medeiros Professor:
Checkpoint-based Fault-tolerant Infrastructure for Virtualized Service Providers Infraestrutura de Checkpoint Tolerante a Falhas para Provedores de Serviços.
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastres numa Infraestrutura nas Nuvens MODCS 2013 Centro de Informática - UFPE Aluno: Ermeson Andrade.
Análise de Sensibilidade de Métrica de Disponibilidade aplicada em Serviços de Streaming de Vídeos usando Infraestruturas de Cloud Computing Rosangela.
VIRTUALIZAÇÃO - INTRODUÇÃO Na área de TI; O que é sistema legado? É o termo utilizado em referência aos sistemas computacionais de uma organização que,
Transcrição da apresentação:

Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Rubens de Souza Matos Júnior jcta@cin.ufpe.br rsmj@cin.ufpe.br

Software Aging Degradação progressiva do desempenho e/ou da disponibilidade de recursos do sistema operacional Corrupção de dados e acúmulo de erros numéricos que podem levar a falhas no sistema ou desligamentos indesejados [Trivedi et al, 2000]

Software Rejuvenation É uma técnica que contraria o fenômeno do envelhecimento em uma forma proativa, eliminando condições de acumulação de erro e liberando recursos do sistema operacional. Proposta por (HUANG et al, 1995).

Software Rejuvenation ESTRATÉGIAS Garbage collection; Desfragmentação; Flushing de tabelas e recursos do SO; Reinicialização de estruturas internas de dados.

Cloud Computing Recursos computacionais são abstraídos e fornecidos como serviços na internet, de uma forma acessível remotamente. Poder de computação Armazenamento Rede Software

Eucalyptus é um software usado para implementar clouds privadas e híbridas no estilo IaaS. A arquitetura do Eucalyptus é bastante modular e seus componentes internos usam Web services, facilitando sua substituição e expansão; Implementa a API Amazon Web Service (AWS), permitindo interoperabilidade com outros serviços baseados no AWS.

Pode usar as tecnologias de virtualização: Baseada em Linux Pode usar as tecnologias de virtualização: KVM Xen VMWare*

MoDCS Cloud Arquitetura utilizada: 1 host controlador geral Cloud Controller Cluster Controller Storage Controller (Block-level storage – Amazon EBS) Walrus Controller (File-level storage – Amazon S3) 4 hosts para execução das VMs (node controllers); 3 com S.O. e pacotes i386 1 com S.O. e pacotes amd64 Interligados por um switch, numa rede isolada; 1 máquina sendo utilizada como proxy (rede do CIn e Internet) e cliente para requisições à cloud.

ModCS Cloud

Ciclo de vida das VMs

Descrição do experimento Elaboração de scripts para experimento de aging Monitoramento de recursos: Uso geral de CPU (mpstat) Uso geral de memória: buffer, cache, swap (free) Uso de CPU e memória do processo eucalyptus-cloud e do processo apache2, relativo ao eucalyptus-nc (pidstat) Uso geral de disco (df) Número de processos zumbis (ps) Eventos de fragmentação de memória Métricas eram obtidas a cada 1 minuto

Andamento do experimento Aproximadamente 1 hora de medição antes do início da carga A partir do 2º dia, notamos que em algumas máquinas as VMs não estavam mais sendo instanciadas. Decidimos reiniciar o serviço eucalyptus-nc na máquina onde isso acontecia e continuar o experimento. O comportamento prosseguiu nos dias seguintes. Em algumas ocasiões demorou-se a perceber o “travamento”.

Análise preliminar Cloud controller – CPU geral

Análise preliminar Cloud controller – Memória geral

Cloud controller – Swap Análise preliminar Cloud controller – Swap

Cloud controller – Processo eucalyptus cloud Análise preliminar Cloud controller – Processo eucalyptus cloud Memória residente

Cloud controller – Processos zumbis Análise preliminar Cloud controller – Processos zumbis

Node controller – Serviço eucalyptus-nc Análise preliminar Node controller – Serviço eucalyptus-nc Memória residente

Node controller – Serviço eucalyptus-nc Análise preliminar Node controller – Serviço eucalyptus-nc Memória virtual

Node controller 64 bits – Swap Análise preliminar Node controller 64 bits – Swap

Node controller 64 bits – Serviço eucalyptus-nc Análise preliminar Node controller 64 bits – Serviço eucalyptus-nc Memória residente

Node controller 64 bits – Serviço eucalyptus-nc Análise preliminar Node controller 64 bits – Serviço eucalyptus-nc Memória virtual

Proposta de rejuvenation Reinicialização do serviço eucalyptus-nc, antes que o mesmo chegue aos 3 GB de uso de memória virtual. Prejuízos mínimos para a disponibilidade do serviço (FTP ou Web por exemplo) VMs não são interrompidas com a reinicialização do referido processo Apenas pedidos de alocações de VMs naquela máquina ficam imposdibilitados (por poucos segundos)

Futuros projetos Cloud storage Eucalyptus Google File System Modelos e medições de dependabilidade de serviços na cloud Comparações entre efeitos de aging usando KVM e Xen.

Dúvidas