ACÇÃO DE FORMAÇÃO ASTRONOMIA IV

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Advertisements

Viagem no Sistema Solar
O sol O Sol é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. A diferença é a distância. As outras estão a anos-luz de distância, ao passo.
O Sistema Solar.
Planetas, Satélites, Cometas e Asteróides.
Sistema Solar.
Sistema Solar.
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Físico Química Grupo: Roberto Rolo Nº17 Suzana Matos Nº19 Verónica Boas Nº 21.
Planetas Gasosos Denise Daniel Isabela P. Bruno Matheus
OS GRANDES NOMES DO RENASCIMENTO NA ASTRONOMIA Por: Eder Martioli.
Avanços da Astronomia nos últimos 20 anos
Cassini: Vida e Obra Por: Glauco D. P. Lopes.
Sistemas Planetários por: Eder Martioli O Sistema Solar do Século XIX 1 Estrela: Sol 8 PLANETAS: - Mercúrio - Vênus - Terra e Lua - Marte com 2.
Observatório do CDCC - USP/SC. Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.
AS ESTRELAS OS PLANETAS
O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À.
Constituição da Avaliação
Realizado por: Hugo Tavares nº12 Paulo Pacheco nº19 Ruben Luz nº20
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Provas no dia 16 de maio. Inscrições até 4 de abril.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Os astros Prof. Marcelo.
Há dois tipos de Satélites:
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Ciências Naturais – 7.º ano
Trabalho de Ciências E.M.E.F Professor Carlos Pasquale Professora Eloíza Nomes 8ª A Grupo 3 Gabriel Correa da.
DA TERRA A SATURNO EM 7 ANOS INTRODUÇÃO JEAN DOMINIQUE CASSINI –Observou a falha nos anéis de Saturno CHRISTIAN HUYGENS –Descobriu os anéis de Saturno.
O Sol.
Menu D.2 D.3 D.4 D.5 D.6 D.7 D.8 D.9 D.10 D.11 D.12 D.13 D.14 D.15 D.16 D.17 D.18 D.19 D.20 D.21 D.22.
Lançados em 2003, a missão MER consiste em dois robôs Rover idênticos, concebidos para cobrir, cada um, mais de 100 metros por dia de solo marciano. Cada.
Centro de Competência da Malha Atlântica 6 de Dezembro de 2005
ÓPTICA GEOMÉTRICA.

Mercúrio Distância média do Sol: 57,9 milhões de km ou 0,387 UA
A chegada do homem A lua!.
CONHEÇA MARTE Créditos pelas fotos:
A TERRA NO UNIVERSO.
SATELITES DE COMUNICAÇÃO
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Os Astros O Sistema Solar.
Saturno Escola E.B 2,3 Dr. José De Jesus Neves Júnior. Disciplina: Ciências Físico-químicas. Trabalho Realizado Por: Catarina Perez Nº6 Humberto Neto Nº13.
O Sistema Solar.
Saturno Alysson Bruno Barbosa Moreira
Chubaka Producciones Inc. apresenta :.
Profa. Gabriela Soares Traversi
OS PLANETAS.
Saturno: O planeta dos anéis.
O Sistema Solar 8-abr-17.
Localização da Terra no Universo
Professora: Marise Rabelo
O SISTEMA SOLAR.
A espaçonave NEW HORIZONS. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA.
Sistema Solar.
SATÉLITE SPUTNIK CURSO: Técnicas de Organização de Eventos Formador: Hélder Alvalade Formanda: Manuela Ramalho Data: 18/10/2010 Módulo: STC5-DR 3 Sociedade,
O que existe no Sistema Solar
Sistema Solar A Terra, a Lua e o Sol fazem parte do Sistema Solar.
O Universo nunca foi visto assim Visto agora pelo Hubble . . .
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
Numero de satélites: 47 luas
Aula de ciências 6º ano 1º bimestre
Sistema Solar Nome 1 Nome 2.
Terra, um planeta com vida
Transcrição da apresentação:

ACÇÃO DE FORMAÇÃO ASTRONOMIA IV SONDAS CASSINI/HUYGENS

Objectivos da missão Cassini-Huygens é projectada para tentar responder a muitos dos mistérios não resolvidos que se levantam das observações precedentes, como: Qual é a fonte do calor dentro de Saturno que produz 87 por cento mais energia do que o planeta absorve da luz solar? Qual é a origem dos anéis de Saturno? Qual a origem das cores dos anéis? Há mais luas? Como se explica que a lua Enceladus tenha uma superfície anormalmente lisa? Qual é a origem do lado material orgânico escuro da cobertura da lua Iapetus? que reacções químicas estão a ocorrer na atmosfera de Titan? Qual é a fonte do metano, um composto associado à actividade biológica na terra, que é abundante na atmosfera de Titan? Há algum oceano em Titan? Alguns compostos orgânicos mais complexos e as moléculas ' pre-pre-biotic ' existem em Titan?

Explorar Saturno e Titan, lua misteriosa de Saturno Factos históricos Christiaan conhecido Huygens (1629-1695) era um cientista holandês que descobriu Titan, a maior lua de Saturno e, em 1655. Jean-Dominique italiano Cassini (1625-1712) descobriu os satélites Iapetus, Rhea, Tethys e Dione de Saturnian. Em 1675 descobriu o que é sabido hoje como ' a divisão de Cassini ', a abertura estreita que separa anéis de Saturno.  

TRAJECTORIA DAS SONDAS A nave espacial de 5.6-toneladas, Cassini-Huygens fez quatro manobras de apoio gravítico. Estas manobras foram: Vénus (Abril 1998), Vénus (Junho 1999), Terra (Agosto 1999), e Júpiter (Dezembro 2000). Em Dezembro 2004, para o fim da terceira órbita de Cassini em torno de Saturno, a ponta de prova de Huygens foi ejectada num cruzeiro de 22-dias a Titan. Huygens alcançou Titan em 14 Janeiro 2005.

A ponta de prova de Huygens mede 2,7 metros medidos transversalmente e, é construída como uma concha: um escudo duro para proteger um interior delicado das temperaturas extremas experimentadas durante a descida através da atmosfera de Titan.   Consiste em duas porções: o módulo do conjunto da entrada e o módulo da descida.    

Módulo é protector da descida de Huygens Módulo é protector da descida de Huygens. O módulo do conjunto da entrada carrega o equipamento para controlar Huygens após a separação de Cassini, e tem um protector que funciona como um freio e protecção térmica. O módulo da descida contem os instrumentos científicos. A ponta de prova usará três pára-quedas diferentes em ordem durante a descida.

A descrição Cassini-Huygens é uma missão da junção NASA/ESA/ASI A descrição Cassini-Huygens é uma missão da junção NASA/ESA/ASI. A nave espacial de Cassini da NASA permanecerá na orbita de Saturno por quatro anos, fazendo um exame extensivo ao planeta, seus anéis e suas luas. A ponta de prova do ESA Huygens é a primeira a aterrar em um mundo no sistema solar exterior - na superfície de Titan. Os dados Cassini e Huygens podem oferecer indícios sobre de como a vida começou na terra.

Lançamento a 15 de Outubro de 1997 (Titan-IVB/Centaur no Cape Canaveral, Estados Unidos).

Cassini-Huygens são as maiores naves espaciais interplanetária construídas até hoje. A gravidade-ajuda de dois balanços em redor de Vénus, e um da Terra, forneceu o equivalente a 68 040 quilogramas do combustível de foguete.

Passagem pela Terra (Apoio gravítico)

Saturno e seus anéis e satélites

Durante a longa viagem a Saturno, os cientistas do ESA 'acordaram' a ponta de prova de Huygens a cada seis meses para certificar-se de que tudo fosse bem.

Cassini-Huygens passa pela abertura nos anéis de Saturno Cassini fará órbitas em torno de Saturno, durante quatro anos Emitirá dados valiosos à Terra que nos ajudarão a compreender a vasta região Saturniana.

Titan é um dos objectos mais misteriosos do nosso sistema solar. É a segunda maior lua e a única com uma atmosfera rica em metano e nitrogénio ou azoto. Os peritos pensam que sua atmosfera se assemelha àquela de uma terra muito jovem

A 14 de Janeiro de 2005 (09:00 UT) - Huygens encontrou as franjas superiores da atmosfera de Titan, começando sua descida e aterrando na superfície aproximadamente dois e meias horas mais tarde.

A ponta de prova de Huygens pode suportar temperaturas até 18 000°C na frente do protector de calor. O calor gerado quando a Huygens viajou através da grossa atmosfera de gás de Titan era imenso.

Huygens foi libertada da Cassini em 25 Dezembro 2004. Em 14 janeiro 2005, entrou na atmosfera de Titan, a maior lua de Saturno, e desceu através do pára-quedas na sua superfície misteriosa.

Imagens do solo de Titan

Durante sua estada, Cassini realizará 75 órbitas ao planeta ringed, 44 próximos voe-bys da lua misteriosa Titan, e numerosos voe-bys de outras luas geladas de Saturno.

Descida através da atmosfera de Titan (sons) Esta gravação é uma reconstrução em laboratório dos sons ouvidos pelos microfones de Huygens. Diversas amostras de sons, feitas em horas diferentes durante a descida, são combinados aqui junto e dão uma reprodução realística do que um astronauta a viajar na placa Huygens ouviria durante um minuto da descida através da atmosfera de Titan.

chave datas da missão de Cassini-Huygens   11 junho 2004 (19:32 UT) - V- da lua a mais adicional que orbita Saturno, Phoebe, em uma altura de 2000 quilômetros 1 julho 2004 - cruzamento do plano do anel de Saturno durante a seqüência crítica da inserção da órbita de Saturno da nave espacial (SOI) 25 dezembro 2004 (02:00 UT) - a ponta de prova de Huygens separa do orbiter de Cassini e começa sua viagem 22-day a Titan