D.Fernando I D. Fernando I, nono Rei de Portugal, nasceu a 31 de Outubro de 1345 em Lisboa. Era filho do rei Pedro I de Portugal e da princesa Constança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
D.Dinis Ordem: 6º Rei de Portugal Cognome(s): O Lavrador
Advertisements

D. Afonso Henriques. D. Afonso Henriques A sua Biografia.
Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes.
D. Afonso ll.
A República faz 100 anos.
PRIMEIRA DINASTIA DINASTIA AFONSINA.
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
Prof. Dr. Fábio Luiz da Silva
D.SANCHO II.
Formação de Portugal Pedro Thiago de F. R. Costa N.º 22 7ºC
AULAS 11 E 12 BAIXA IDADE MÉDIA FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS
Independência do Brasil
A Morte de D. Fernando e o problema de sucessão.
sobre a História de Portugal?
FORMAÇÃO DO CONDADO PORTUCALENSE
Episódio de Inês de Castro
Grémio de Instrução Liberal de Campo de Ourique
Aula 1 – As Grandes Navegações
A FORMAÇÃO DE PORTUGAL e sua EXPANSÃO MARÍTIMA.
História de Portugal Aula n.º 7 A Formação de Portugal.
FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
A Crise de Teresa Martins.
História de Portugal Cognomes dos Reis.
APRESENTÃÇÃO DE SLAYDS
FAMILIA REAL PORTUGUESA
CONCURSO LER E SABER.
Realizado por: Verónica Braga nº27 Filipa Nogueira nº09
Eu fui contratado para descobrir o paradeiro de um dos assassinos de Inês de Castro. O quê? Quem é essa? Não me digas que nunca ouviste falar da maior.
Portugal no século XIV A revolução de
D. Nuno Álvares Pereira.
D. Dinis “ O Lavrador”.
D.Dinis.
História de Portugal Aula n.º 10 A Crise (século XIV)
Aula n.º 25 A «Viradeira» A 1ª Invasão Francesa
 A mina d'Ouro  Havia uma mina no lugar chamado poldras, junto à mata do palácio de Mateus. Havia lá uma mina que se chamavam-lhe mina d'Ouro, que aparecia.
Inês de Castro.
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
D.MARIA I Cognomes: a piedosa ou a pia/a louca.
Trabalho Elaborado por: Fátima Marta Mariana
DE CONDADO A REINO INDEPENDENTE
Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes Teatro D. Maria II
O INTERREGNO ( ) D. LEONOR TELES O MESTRE DE AVIS
1ª Dinastia Afonsina Trabalho Elaborado por: Ana Sofia Juliana Vitor.
Formação de Portugal I Dinastia
Trabalho Elaborado por:
QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
III Dinastia Dinastia Castelhana ou Filipina
História de Portugal Aula n.º 10 A Crise (século XIV)
Biografia de Dona Inês de Castro
D.MIGUEL REI ABSOLUTO.
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
O 2º Condado Portucalense no contexto da Hispânia cristã A governação do condado no tempo de D. Henrique: a questão do “Pacto Sucessório” e as possíveis.
História de Portugal Aula n.º 9 A Conquista do Território
À Procura de Pedro e Inês
Afonso Henriques O 1º Rei de Portugal
Jéssica Cristina Fernandes Leitão de Almeida janeiro 2015/2016 História de Portugal D. Dinis - Rei Lavrador.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA SUCESSÓRIO PORTUGUÊS DE
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
Cultura Geral - História. 1 - O rei Henrique VIII foi o pai da rainha... a) Isabel I b) D. Amélia c) Ana Bolena.
Morre D. João III Sucede-lhe o seu neto, D. Sebastião, o Desejado.
DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL
Sétimo rei de Portugal Filho de D. Dinis e de D. Isabel
Romance de Pedro e Inês Um Amor Proibido A História D. Pedro I, Infante de Portugal, era filho do Rei D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela. Em criança.
D. Henrique I Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. Filho do rei D. Manuel.
Portugal no século XIV A revolução de
Primeiro rei de Portugal
D. Dinis Sexto rei de Portugal Filho de D. Afonso III a de D. Beatriz de Castela.
 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de Filha de.
Transcrição da apresentação:

D.Fernando I D. Fernando I, nono Rei de Portugal, nasceu a 31 de Outubro de 1345 em Lisboa. Era filho do rei Pedro I de Portugal e da princesa Constança de Castela. Fernando subiu ao trono em 1367 e morreu a 22 de Outubro de 1383. As suas alcunhas eram O Formoso ou O Belo, mas também era conhecido pelo O Inconsciente ou O Inconstante porque arranjou muitas guerras, pelo menos 3 com Castela. O início do reinado de Fernando foi marcado pela política externa. Quando Pedro I de Castela, o Cruel ou o Justiceiro (1350-1369) morre em 1369 sem herdeiros directos, Fernando, como bisneto de Sancho IV de Castela, por via feminina, declara-se herdeiro do trono. Outros interessados eram os reis de Aragão e Navarra, bem como o Duque de Lencastre casado com Constança, a filha mais velha de Pedro de Castela. Entretanto Henrique da Trastâmara, irmão bastardo de Pedro, havia-se declarado rei. Depois de duas campanhas militares sem sucesso, as partes aceitam a intervenção do Papa Gregório XI. Entre os pontos assentes no tratado de 1371, Fernando é prometido a Leonor de Castela, mas antes que o casamento pudesse ser concretizado, o rei apaixona-se Leonor Teles de Menezes, mulher de um dos seus cortesãos. Após a rápida anulação do primeiro casamento de Leonor, Fernando casa com ela.

O início do reinado de Fernando morreu D O início do reinado de Fernando morreu D. Pedro I de Castela e o nosso Rei quis ficar com o trono trono. Havia outros interessados ao trono, mas quem foi nomeado rei foi o irmão bastardo de Pedro. Quem pos fim a esta confusão foi o Papa Gregório XI. Uma das condições para D. Fernando desistir do trono foi-lhe prometido a Leonor de Castela, mas antes que o casamento pudesse ser realizar, o rei apaixona-se por Leonor Teles de Menezes, mulher de um dos seus cortesãos. Após a rápida anulação do primeiro casamento de Leonor, Fernando casa com ela.

. Este acto valeu-lhe forte contestação interna, mas não provocou reacção em Henrique de Castela que prontamente promete a filha a Carlos III de Navarra. Após a paz com Castela, dedicou-se D. Fernando à administração do reino, mandou reparar muitos castelos e construir outros, e ordenou a construção de novas muralhas em redor de Lisboa e do Porto. Com vista ao desenvolvimento da agricultura promulgou a Lei das Sesmarias. Por esta lei impedia-se o pousio nas terras susceptíveis de aproveitamento e procurava-se aumentar o número de braços dedicados à agricultura. Durante o reinado de D. Fernando alargaram-se, também, as relações mercantis com o estrangeiro, relatando Fernão Lopes a presença em Lisboa de numerosos mercadores de diversas nacionalidades. O desenvolvimento da marinha foi, por tudo isto, muito apoiado, tendo o rei tomado várias medidas dignas de nota, tais como: autorização do corte de madeiras nas matas reais para a construção de navios a partir de certa tonelagem; isenção total de direitos sobre a importação de ferragens e apetrechos para navios; isenção total de direitos sobre a aquisição de navios já feitos; etc. Muito importante, sem qualquer dúvida, foi a criação da Companhia das Naus, na qual todos os navios tinham que ser registados, pagando uma percentagem dos lucros de cada viagem para a caixa comum. Serviam depois estes fundos para pagar os prejuízos dos navios que se afundassem ou sofressem avarias.A partir do casamento, Leonor Teles de Menezes tornara-se cada vez mais influente junto do rei, manobrando a sua intervenção política nas relaçoes

exteriores, e ao mesmo tempo cada vez mais impopular exteriores, e ao mesmo tempo cada vez mais impopular. Aparentemente, Fernando mostra-se incapaz de manter uma governação forte e o ambiente político interno ressente-se disso, com intrigas constantes na corte. Em 1382, no fim da guerra com Castela, estipula-se que a única filha de Fernando, Beatriz de Portugal, case com o rei João I de Castela. Esta opção significava uma anexação de Portugal e não foi bem recebida pela classe média e parte da nobreza portuguesa. Quando Fernando morre em 1383, a linha da Dinastia de Borgonha chega ao fim. Leonor Teles de Menezes é nomeada regente em nome da filha e de João de Castela, mas a transição não será pacífica. Respondendo aos apelos de grande parte dos Portugueses para manter o país independente, João, Mestre de Aviz e irmão bastardo de Fernando, declara-se rei de Portugal. O resultado foi a Crise de 1383-1385, um período de Interregno, onde o caos político e social dominou. João tornou-se no primeiro rei da Dinastia de Aviz em 1385. Jaz no Convento de Convento de São Francisco, em Santarém.

Ordem: 9.º Rei de Portugal Cognome(s): O Formoso Início do Reinado: 18 de Janeiro de 1367 Término do Reinado: 23 de Outubro de 1383 Aclamação: Março de 1367 Predecessor: D. Pedro I Sucessor: D. João I Pai: D.Pedro I, Mãe: D.Constança Manuel Data de Nascimento: 31 de Outubro de 1345 Local de Nascimento: Coimbra Data de Falecimento: Local de Falecimento: Lisboa Consorte(s): D.Leonor Teles Príncipe Herdeiro: Infanta D.Beatriz (filha) Dinastia: Borgonha (Afonsina)