SIDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transmissão das Infecções
Advertisements

O que sei sobre SIDA? Questionário
Apresentação de AIDS para CIPISTAS
Trabalho realizado por:
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
AIDS / DST.
EJA – Educação de Jovens e Adultos
Doenças sexualmente transmissíveis
DST / AIDS DST: Doenças sexualmente transmissíveis, são adquiridas por meio de relações sexuais com pessoas infectadas.
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
DST/AIDS.
DST – doenças transmissíveis por contacto sexual
Sida.
Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças?
Quiz sobre o VIH/ SIDA Clica na resposta correta!
Transmissão das Infeções
Sida.
Sida VIH.
Alice Tavanez nº1 Bráulida Fernandes nº5 Lisandra Maia nº14 9ºB
VIH / SIDA Carolina Sol Nº8 ; Fernanda Herzog Nº12 ; Henrique Lopes Nº16 ; Miguel Rodrigues nº21 Escola Básica D. Manuel I - Tavira Trabalho realizado.
conceitos e informações farmacêuticas
Hepatite B e Candidíase
CEAG- C.E. Antonio Gonçalves
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Educação para a saúde e sexualidade
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
SIDA Trabalho realizado por:
Doenças sexualmente transmissíveis
Dia Universal da Luta contra a Aids
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Doenças sexualmente transmissíveis
Alunos: Bianca Avelar n° 6 Claudio Kalume n° 9 Eduardo Filgueiras n° 12 Lucas Saldanha n° 24 Luís Mendonça n° 25 Turma: 1° ano C Professora: Roberta.
Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Impacto Da Sida Na Sociedade.
Trabalho realizado por: Ana Vieira, nº3 Tânia Viegas, nº17
Flávia Larissa Leonora Silmara João Plínio
Papiloma Humano.
Principais Infecções Bacterianas
Sida São, minha querida São sempre pronta a ajudar agora é sobre a Sida que devemos informar. É tão grande a ignorância é tanta a falta de apoio neste.
AIDS – SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
Coqueluche.
A criança com HIV e a Atuação da Enfermagem
DOENÇAS INFECCIOSAS TRANSMISSÍVEIS POR TRANSFUSÃO
A B C D A I D S.
DIZ NÃO A ESTA CALAMIDADE!
Infeções sexualmente transmissíveis
1 de dezembro DIA MUNDIAL DA SIDA.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
O QUE SÃO as DST’S / IST’S? São infecções que se transmitem, de pessoa infectada para pessoa sã, sobretudo, através de contacto sexual. Algumas IST’s atingem.
Transcrição da apresentação:

SIDA

A SINDROMA DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA é uma doença provocado por vírus, designados por HIV1 e HIV2 da família dos retro vírus. Uma vez instalado esse vírus, para se desenvolver e reproduzir, invade e destrói certo tipo de células do sangue (os Linfócitos T 4), que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra Infecções e contra Tumores . O vírus encontra-se no sangue e também aparece nos exsudados e corrimentos vaginais na mulher e no esperma do homem.

Como se transmite? Primeiramente o vírus tem de ter acesso e entrar na corrente sanguínea do nosso corpo, pois quando no exterior, fora dos condições convenientes à sua vida, o vírus morre rapidamente, em poucos minutos. É IMPORTANTE REFERIR QUE QUALQUER PESSOA PODE SER INFECTADA SEM DAR POR ISSO, SEM O SABER. VIH a atacar um linfócito - Microscopia Electrónica de Varrimento.

Através do sangue e seus derivados Actualmente, a transmissão por transfusão de sangue ou de produtos derivados do sangue apresenta poucos riscos, uma vez que são feitos testes a todos os dadores.   Injecções endo-venosas A forma mais perigosa de transmissão é através de uma seringa com sangue contaminado, já que o vírus entra directamente na corrente sanguínea. Mesmo que o produto a injectar seja estéril, se a agulha e seringa usadas na injecção estiverem infestadas, a doença também é transmitida.

Relações sexuais desprotegidas A transmissão por via sexual nas relações heterossexuais é mais comum do homem para a mulher, do que o contrário, porque o sémen é mais virulento do que os fluidos vaginais. O contágio pode ocorrer em todos os tipos de relação, seja vaginal, anal ou oral, já que as secreções vaginais ou esperma, mesmo que não entrem no organismo, podem facilmente contactar com pequenas feridas e cortes existentes na vagina, ânus, pénis e boca. As relações sexuais com mais riscos são as anais.

Gravidez A transmissão mais frequente é feita durante o período de gestação, em que o sangue da mãe vai circular no feto, através da placenta. Menos provável, ou menos frequente, é a contaminação durante o parto pelo sangue perdido, ou durante a amamentação. Em termos gerais, pode considerar-se que 20% dos filhos de mães infestadas vão ter SIDA e morrer a curto prazo. Alguns antes dos dois anos, outros vão ter várias doenças e complicações, arrastando uma vida penosa e infeliz até morrer, alguns anos mais tarde. EM TODOS OS PAÍSES NASCEM CRIANÇAS COM SIDA, FILHOS DE PAIS QUE, NÃO SABENDO QUE ERAM PORTADORES DA DOENÇA, CONDENARAM INEVITAVELMENTE SEUS FILHOS.

Como Não se contagia? . O VIH não se transmite pelo ar nem penetra no organismo através da pele, precisando de uma ferida ou de um corte para penetrar no organismo; . Limpar as lágrimas de alguém; · Através da pele ou beijo, nomeadamente através do abraço e aperto de mão; · Através da partilha de toalhas ou roupa; · Através das casas de banho ou piscinas; · Através dos talheres, pratos e outros utensílios de cozinha; · Através das picadas de mosquito.

Comportamentos de Risco Toxicodependentes que se injectam e partilham agulhas, seringas e outro material usado na preparação da droga para injecção.   Pessoas que não praticam sexo seguro, isto é, que não usam preservativos e têm mais do que um parceiro sexual.   Profissionais de saúde - acidentes com contacto com objectos cortantes contaminados (agulhas) ou com sangue, ou outros líquidos orgânicos, contaminados.

Prevenção Usar sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas, seringas, material usado na preparação de drogas injectáveis e objectos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura). Além dos preservativos comuns, vendidos em farmácias e supermercados, existem outros, menos vulgares, que podem ser utilizados como protecção durante as mais diversas práticas sexuais. È também, preciso ter atenção à utilização de objectos, uma vez que, se estiverem em contacto com sémen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vírus.

O QUE È GRAVE NESTA DOENÇA, E DEVE SER DO CONHECIMENTO GERAL, È QUE, DURANTE TODO ESSE PERÍODO EM QUE NÃO TEM DOENÇA CLÍNICA E MUITAS VEZES NÃO SABE SEQUER QUE È PORTADOR, ESSE INDÍVIDUO PODE INFECTAR TODOS AQUELES COM QUEM TIVER CONTACTOS SEXUAIS. Sarcoma de kaposi num paciente com SIDA- forma rara de cancro que se desenvolve em pacientes com HIV