Classificação e Nomenclatura dos seres vivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Cinco Reinos dos Seres Vivos
Advertisements

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
A classificação biológica
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
Como classificar os seres vivos?
Taxonomia Animal Introdução: Taxonomia Grego= taxis= ordem, arranjo
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
O que é BIODIVERSIDADE?.
Taxonomia.
Classificação dos Seres Vivos
Classificação dos seres vivos
Classificação dos seres vivos
TAXONOMIA E REINOS.
GRUPO DOS MICRORGANISMOS
TAXONOMIA SISTEMÁTICA
NOMENCLATURA Nome científico: Idioma: Latim (pelo fato de ser uma língua morta, não sofreria modificações) Sistema Binomial:   São usados apenas 2 categorias.
Seres vivos: classificação e cadeia alimentar
Classificação dos Seres Vivos Prof. M. Sc
Categorias Taxonômicas
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Classificação dos seres vivos BIOLOGIA. Taxonomia taxis = ordem / nomo = lei Taxonomia ( taxis = ordem / nomo = lei ) Sistemática ou Classificação Biológica.
Classificação dos seres vivos
Classificação Biológica
Classificação dos Seres vivos
BIOLOGIA 2º ano -Os Seres Vivos-
Classificação dos Seres Vivos
E.M.E.F. “Profª Dirce Libano dos Santos”
Classificação dos Seres Vivos
Classificação biológica
OS CINCO REINOS DE SERES VIVOS REINO MONERA
Classificação dos seres vivos
NOMENCLATURA BINOMIAL
Biologia 2 Capítulo 1 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
Classificação dos seres vivos
PROFESSOR ADAIR CARVALHO 2º ano Ensino Médio
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Biodiversidade Ana Clara Ciências.
Classificação Biológica
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
METAZOA – definição O reino Animalia, Animal ou Metazoa é composto por seres vivos: Pluricelulares Eucariontes Heterotróficos Cujas Células formam tecidos.
Como classificar os seres vivos?
Reino ANIMaLIA Trabalho realizado por: Catarina Araújo nº2
Colégio Marista Patos de Minas
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
A Classificação da Vida TAXONOMIA
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
Classificação e Nomenclatura Biológica Disciplina de Biologia Professora Viviane.
Regras de Nomenclatura
Sistemática e calssificação biológica
Taxonomia O que é e sua importância?
SERES VIVOS Scheilla Bastos.
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
TAXONOMIA
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) 7°ANO
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série
Classificação dos Seres Vivos
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
REVISÃO 7º B P2 – 1º Semestre.
Classificação dos Seres Vivos
Conteudo 2º ano Classificação biológica ou taxonomia Vírus
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
REVISÃO 3º ENSINO MÉDIO.
REGRAS DA NOMENCLATURA CIENTÍFICA
Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas Biologia II
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Classificação biológica
Categorias taxonómicas Nomenclatura Reinos dos seres vivos
Rosana Moraes. Expectativas de aprendizagem para este capítulo Compreender as principais regras de nomenclatura científica binomial Perceber a importância.
Transcrição da apresentação:

Classificação e Nomenclatura dos seres vivos Classificar = agrupar por critério de alguma semelhança. Nomenclatura = dar nomes aos seres vivos (universalizar)

Regras da Nomenclatura O nome do gênero e da espécie devem ser escrito em latim e grifados; Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie. Em obras impressas, todo nome científico deve ser escrito em itálico (tipo de letra fina e inclinada), Ex: Canis familiaris (cão); Musca domestica (Mosca); O nome relativo ao gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e o da espécie com inicial minúscula. Ex: Homo sapiens (Homem);  OBS: Nos casos em que o nome da espécie se refere a uma pessoa, a inicial pode ser maiúscula ou minúscula. Ex: Trypanosoma cruzi (ou Cruzi) — nome dado por Carlos Chagas ao micróbrio causador da doença de Chagas, em homenagem a Oswaldo Cruz;

A classificação dos seres vivos São sete conjuntos básicos de classificação: REINOFILOCLASSEORDEMFAMÍLIAGÊNEROESPÉCIE REFICOFAGE

Conjuntos de classificação Partindo do menor agrupamento para o maior » Espécie: é um grupamento de indivíduos com profundas semelhanças entre si, com capacidade de se cruzarem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex1: cavalo e da égua. Eles podem cruzar-se e dão origem a um descendente fértil, isto é, que também pode originar descendentes. Por isso, eles são da mesma espécie. Ex2: de um jumento com uma égua nascerá um burro (macho) ou uma mula (fêmea). Estes animais serão estéreis, isto é, não podem dar origem a descendentes. Portanto o cavalo (e a égua) e o jumento são de espécies diferentes.

» Gênero: é o conjunto de espécies que apresentam semelhanças, embora não sejam idênticas. Gêneros podem ser agrupados e formar uma família O conjunto de gêneros mais aparentados entre si do que com quaisquer outros forma a família. Assim, o cão (Canis familiaris) e animais aparentados a ele, como, por exemplo, o lobo (Canis lupus) e a raposa (Vulpes vulpes) fazem parte da família dos canídeos (Canidae).

Famílias podem ser agrupadas e formar uma ordem » Família: é o conjunto de gêneros afins, isto é, muito próximos ou parecidos, embora possuam diferenças mais significativas do que a divisão em gêneros. Famílias podem ser agrupadas e formar uma ordem O conjunto de famílias mais aparentadas entre si forma uma ordem. Assim o cão, o lobo e a raposa (da família dos canídeos) e o tigre (da família dos felídeos - Felidae) fazem parte da ordem dos carnívoros (Carnivora). Esses animais tem várias semelhanças e normalmente se nutrem apenas de carne - daí o nome da ordem.

Ordens podem ser agrupadas e formar uma classe » Ordem: é um grupamento de famílias que têm semelhanças Ordens podem ser agrupadas e formar uma classe Um conjunto de ordens mais aparentadas entre si forma uma classe. Assim a raposa (da ordem dos carnívoros), o rato (da ordem dos roedores - Rodentia), o macaco e os seres humanos (da ordem dos primatas - Primates) e o coelho (da ordem dos lagomorfos - Lagomorpha) fazem parte da classe dos mamíferos - Mammalia). A característica mais marcante dessa classe é a presença de glândulas mamárias, que nas fêmeas são desenvolvidas e produzem o leite que alimenta os filhotes.

Classes podem ser agrupadas e formar um filo » Classe: é a reunião de ordens que possuem fatores distintos de outras, mas comum às ordens que a ela pertencem. Classes podem ser agrupadas e formar um filo O conjunto de classes mais aparentadas entre si forma um filo. Assim, o boi (da classe dos mamíferos), a galinha (da classe das Aves - Aves), a tainha (da classe dos peixes - Osteichthyes), o sapo (da classe dos anfíbios - Amphibia) e a cobra (da classe dos répteis - Reptilia) fazem parte do filo dos cordados (Chordata). Esses animais são semelhantes porque possuem, na fase de embrião, uma estrutura chamada notocorda, com função de sustentação. A notocorda pode desaparecer ou não. Nos animais que possuem vértebras (vertebrados), como os seres humanos, a notocorda desaparece durante o desenvolvimento embrionário. Em seu lugar forma-se a coluna vertebral.

Filos podem ser agrupados e formar um reino » Filo : é a reunião de classes com características em comum, mesmo que muito distintas entre si. Filos podem ser agrupados e formar um reino O conjunto de filos mais aparentados entre si forma um reino. Assim, o filo dos cordados e todos os outros filos de animais formam o reino dos animais (Animalia). Os animais são semelhantes porque são pluricelulares, heterotróficos e tem tecidos especializados.

» Reino: é a maior das categorias taxionômicas, que reune filos com as características comuns a todos, mesmo que existam diferenças enormes entre eles. Possui apenas cinco divisões: Animalia (Metazoa), Vegetalia (Plantae ou Metafita), Fungi, Protista e Monera.

Monera Fungi Animalia Protista Plantae Existem cinco reinos básicos de seres vivos, porem estudos recentes é adotada seis reinos, sendo o reino Monera subdividida em Eubacteria e archaeobacteria. E ainda existem os Vírus q não são classificados em nenhum reino por não possuir célula e apenas o material genético. Aqui, consideraremos cinco grandes reinos de seres vivos: Monera Fungi Animalia Protista Plantae

REINOS CARACTERÍSTICAS REPRESENTANTES Monera Unicelulares e procariontes Bactérias e algas azuis Protista Unicelulares e eucariontes Protozoários e certas algas Fungi Uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos por absorção Fungos Plantae Pluricelulares, eucariontes e autótrofos Todos vegetais Animalia Pluricelulares, eucarionte e heterótrofos por ingestão Todos os animais

Células Unidade viva que constitui os seres vivos; É formada por 3 partes básicas: membrana plasmática, citoplasma (organelas citoplasmática) e o núcleo (material genético); O ser vivo pode ser uni ou pluricelular; Tipos de células:  procariontes – sem membrana nuclear (material genético misturado no citoplasma)  eucariontes – com membrana nuclear (material genético dentro do núcleo)

CÉLULA ANIMAL

CÉLULA VEGETAL

Questões para auto-avaliação 1) Com que finalidade se classificam os seres vivos? 2) Considere os seguintes seres vivos: mosca, homem, cavalo, macaco, borboleta e zebra. Adote um critério de classificação e separe-os em grupos. 3) Quais as características que definem um ser vivo como pertencente à mesma espécie do outro? 4) Quais são as regras básicas para nomear os seres vivos, de modo a serem identificados com facilidade no mundo todo? 5)O gato pertence a família dos felinos e à ordem dos carnívoros. Em qual desses dois grupos há maior quantidade de seres? 6) Quais são os cinco reinos da Natureza? Cite um ser de cada reino, como exemplo. 7) O que são seres procariontes e eucariontes? 8) Quais as principais diferenças entre uma célula animal e uma vegetal? 9) O que são organelas citoplasmáticas?