MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM

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MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM

CAPA Clique aqui para ver os elementos da capa. Escolha o programa e clique no link para ver o exemplo: MS –POWER POINT MS - WORD

NORMAS GERAIS MS Word MS Power Point O TRABALHO DEVERÁ CONTER...

REFERÊNCIA Utilizada para a montagem desse manual FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico. 15ª edição. Porto Alegre: Brasil Gráfica Editora, 2010. MELLO, Paulo Roberto Barcellos de. Apresentação de monografias. 4ª edição. Joinville: ACE, 2004.

Pressione ESC para finalizar.

O TRABALHO DEVERÁ CONTER... Capa Resumo (opcional) Sumário Introdução Desenvolvimento Citações Conclusão Referência Anexo(s) (opcional) MS Word

(Associação Brasileira de Normas Técnicas) NORMAS GERAIS Recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Folha: branca tamanho A4 (29,7 cm x 21cm). Impressão: tinta cor preta. Tipo da letra: Times New Roman ou Arial (são recomendadas, não é obrigatório). Tamanho da fonte: pitch 12 para corpo do texto e pitch 10 para citações longas, notas de rodapé, paginação e legenda de ilustrações. Alinhamento do texto: justificado. Espaçamento entre linhas: 1,5 MS Word

NORMAS GERAIS Títulos: Introdução, Conclusão, Referência e Anexos: em negrito e letra maiúscula, no tamanho da fonte 12 e alinhamento centralizado a 8cm da borda superior. Títulos do desenvolvimento: alinhamento à esquerda a 3cm da borda superior, tamanho da fonte 12, em negrito e letra maiúscula e numerado. Exemplo: 1 MAIÚSCULO e NEGRITO 1.1 MAIÚSCULO e NEGRITO (ITÁLICO ou não) 1.1.1 Minúsculo e negrito (itálico ou não) 1.1.1.1 Minúsculo, normal (itálico ou não) 1.1.1.1.1 Minúsculo, normal (itálico ou não) MS Word

NORMAS GERAIS Numeração das páginas: todas as páginas devem ser contadas iniciando-se a contagem pela folha de rosto, porém a numeração só passa a ser colocada nas folhas a partir da introdução do trabalho. No canto superior direito, em algarismos arábicos, a 2 cm das bordas (superior e direita). _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2 cm 3 cm Margens: Superior – 3 cm Inferior – 2 cm Esquerda – 3 cm Direita – 2 cm MS Word

NORMAS GERAIS - EXEMPLO MS Word

CAPA DO TRABALHO MS Word A capa é o elemento obrigatório para proteção externa do trabalho. Deve conter os seguintes elementos: Nome ou Logomarca do Colégio; Componente curricular; Nome do professor; Título do trabalho; Subtítulo (se houver); Nome completo do estudante; Ano; Turma; Cidade, mês e ano da entrega do trabalho. MS Word

RESUMO O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. Deve conter verbo na voz ativa e 3a pessoa do singular e espaçamento simples. Usar de 100 a 250 palavras. MS Word

SUMÁRIO O sumário consiste na enumeração das principais divisões e outras partes do trabalho na mesma ordem e grafia que se sucedem no texto acompanhado do número da página. O espaço entre as linhas deve ser simples e entre uma seção e outra, deixa-se uma linha em branco. Exemplo MS Word

  INTRODUÇÃO A introdução é a parte inicial do trabalho e tem como finalidade dar ao professor uma visão clara e simples do tema do trabalho, destacando os aspectos mais importantes. Deve estar em página independente e informar sobre: a natureza e importância do tema; a justificativa da escolha do tema; o objetivo do estudo e/ou da pesquisa; a organização e distribuição do trabalho em tópicos. MS Word

DESENVOLVIMENTO MS Word O desenvolvimento é a parte principal do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções, subseções, variando de acordo com a natureza do estudo, a abordagem do tema e o método utilizado, ficando a critério do aluno retratar o conteúdo desenvolvido, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. O estudante deverá observar os seguintes aspectos: MS Word

DESENVOLVIMENTO MS Word  Dar preferência, no desenvolvimento do texto, ao uso da terceira pessoa do singular; Formatar o espaço entre as linhas usando a opção 1,5 linha; Deslocar a primeira linha de cada parágrafo em aproximadamente 1,5 cm da margem esquerda; Não deixar título isolado no final de página; Deixar uma linha em branco entre o título e o início do texto. MS Word

DESENVOLVIMENTO MS Word  No desenvolvimento do texto, dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular; Relacionar causas e efeitos; Indicar aplicações e limitações. O texto deve ser dividido em seções às quais recebem títulos que devem ser claros e objetivos, numerados e alinhados à esquerda. Observar as seguintes orientações: MS Word

   CONCLUSÃO É a parte final do texto, na qual apresentam conclusões correspondentes aos objetivos previamente estabelecidos. Deve ser uma breve recapitulação dos resultados do estudo ou pesquisa e basear-se em dados comprovados. Pode conter uma análise ou opinião própria dos pontos mais relevantes do trabalho. Pode apresentar deduções lógicas sobre os objetivos do trabalho. Deve estar disposta em página independente. MS Word

   REFERÊNCIA Referência é elemento obrigatório, constituído de uma lista de referências de todas as fontes utilizadas pelo(s) aluno(s) no trabalho. As mesmas deverão estar em página independente, com espaçamento 1,0 (um) entre uma obra e outra. Na referência os elementos essenciais devem seguir a seguinte ordem: MS Word

   REFERÊNCIA Autor (SOBRENOME (maiúsculo), Nome (inicial maiúscula)); Título; Subtítulo (se houver); Edição; Outras fontes como jornais, periódicos, sites, vídeos e outros, também devem seguir as normas específicas da ABNT. Clique aqui para ver exemplo. MS Word

   CITAÇÕES São as informações, ideias e sugestões extraídas ou colhidas em outras fontes e mencionadas no texto do trabalho, com a finalidade de enriquecê-lo e conferir-lhe maior autoridade. Existem dois tipos de citações: as citações diretas e as citações indiretas. MS Word

   CITAÇÕES a) Citação Direta: quando o autor do trabalho copia, ou seja, transcreve literalmente as palavras do autor consultado, respeitando a grafia e a pontuação original. Podem apresentar-se da seguinte maneira:  ·  Citações breves de até 3 (três) linhas: transcrito entre aspas, incorporadas ao texto, sem destaque, com a indicação da fonte onde foi retirada (data e número da página separados por vírgula);  ·  Citações longas com mais de 3 (três) linhas: transcritas sem aspas, destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, utilizando fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples. MS Word

   CITAÇÕES b) Citação Indireta: quando o autor expressa o pensamento de outra pessoa com suas próprias palavras. Se a citação estiver no texto, o nome do autor deve ser indicado com letras minúsculas. Se dentro de parênteses, juntamente com o ano da publicação da obra em que se encontra a idéia referida, com letras maiúsculas. Veja o exemplo MS Word

   ANEXOS O estudante poderá anexar ao trabalho desenhos, fotos, entre outros, que deverão estar dispostos na parte final, após as referências. Os Anexos deverão ser identificados com letra maiúscula e não números, seguida de travessão e o título. Essa identificação pode ser feita na folha anterior para não interferir na estrutura física do anexo, centralizando-se o título do anexo na extensão da folha. Exemplo: ANEXO A – Regulamento Interno ANEXO B – Formulário de inscrição MS Word

NORMAS GERAIS MS Power Point Tipo da letra: Sugestão – Arial, Verdana, Tahoma e Comic Sans MS. Tamanho da fonte - texto: 24. Alinhamento do texto: esquerda. Espaçamento entre linhas: 1,0 Espaçamento antes do parágrafo: 0,5 linhas Espaçamento após o parágrafo: 0 linhas Títulos: grafado (negrito) e em letras maiúsculas no tamanho da fonte 32. MS Power Point

OS DEMAIS ÍTENS DO TRABALHO Capa; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Referência; Elementos opcionais. Seguem as mesmas orientações apresentadas para os trabalhos realizados no programa Microsoft Word. MS Power Point