OUTROS MOVIMENTOS EM DESTAQUE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REVOLUÇÃO SANDINISTA DE 1979
Advertisements

O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
Revolução Francesa.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
Revisão 8° ano Conteúdos: A independência do Brasil O Primeiro Reinado
EUA: potência hegemônica atual
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
BOLÍVIA Nas Alturas.
Revolução Mexicana.
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
História Prof. Milton. CaudilhismoCaudilhismo CoronelismoCoronelismo }} Zona Rural.
América Central Prof. Rudimir.
Revolução Cubana.
A GUERRA DO PARAGUAI.
AS REGÊNCIAS Regência Trina Provisória (1831) – início do avanço liberal através das reformas descentralizadoras. Regência Trina Permanente (1831 a 1835)
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
 Apresentar o Brasil em perspectiva comparada, com os regimes ditatoriais na América Latina. Objetivo da aula 1/12.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
A Primeira Guerra Mundial
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
INFLUÊNCIA NORTE-AMERICANA NAS AMÉRICAS
Aula Independência na América Latina
Faça o teste dos 35 anos do golpe militar no Chile Teste seus conhecimentos sobre esse fato que marcou a história latino-americana. Entrar.
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Ato Adicional de 1834: Primeira revisão da Constituição. Elaborado pelas várias correntes políticas do período, contribuiu para o avanço e a consolidação.
Paraguai Fernanda Costa – 7 Isabella Lupinari – 14 8°A.
Getúlio Vargas...o retorno
Conflitos na América Latina
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas.
GUERRA FRIA.
GUATEMALA.
Venezuela – Evolução Econômica e Política
GUERRA DO VIETNÃ.
Segundo Reinado (1840 – 1889).
REVOLUÇÃO NA NICARÁGUA
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Fonte: Organização Internacional para Migração
Revisão 8º ano.
AMÉRICA LATINA - CHIAPAS
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS.
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
Fonte: Organização Internacional para Migração
Curso Direito à Memória e à Verdade
POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )
Venezuela 1819  Simón Bolívar Nação “sul americana” independente e hegemônica.
CURDOS/CURDISTÃO - Mapa/Localização - Quem são os curdos?(origens, história, aspectos gerais) - Territórios que ocupam - Motivos/razões.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
As Independências da América Latina
Primavera Árabe.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Cap Crise do 2º Reinado.
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Alunos: Eduardo Falchetti Sovrani Vilmar Ibanor Bertotti Junior.
Bolívia: o socialismo e o nacionalismo revolucionário I – Da guerra do Chaco à Revolução de 1952 II – O militarismo e a resistência democrática nos anos.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Transcrição da apresentação:

OUTROS MOVIMENTOS EM DESTAQUE Professora: Adélia Teixeira

NICARÁGUA

Na história da Nicarágua, século XX, dois personagens se destacaram: Augusto César Sandino e Anastácio Somoza Garcia Sandino defendia uma sociedade mais justa, menos desigual sem interferência estrangeira Tornou-se o líder nicaraguense e passou a representar os ideais e as forças populares. Pregava o fim da interferência estadunidense sobre sua nação

Anastácio Somoza Garcia Augusto César Sandino

Os interesses dos Estados Unidos sobre a Nicarágua fizeram com que mantivessem forte presença militar na região Sandino organizou uma resistência sobre os EUA, seu exército nunca foi controlado pelos EUA, isto o levou a uma posição de resistência ao imperialismo por toda América Latina Muitos anos após sua morte, o sandinismo permaneceu vivo e forte na Nicarágua, especialmente através da Frente Sandinista de Libertação NACIONAL (FSLN)

Ainda hoje existem defensores e representantes desse movimento naquele país Anastácio Somoza (governou de 1937-1956), representou oposição ao sandinismo, ele apoiava os EUA , foi responsável pela morte de Sandino, governou de forma centralizadora e reprimiu todos os movimentos associados ao sandinismo. Recebeu apoio dos EUA, usou a Guarda Nacional para impor sua autoridade e esteve aliada a alta burguesia.

EL SALVADOR

Em El Salvador a influência dos EUA era forte, por isso na crise de 1929 nos EUA, seus efeitos foram sentidos Em 1931 Araújo Lima do PT, foi eleito, em menos de um ano sofreu um golpe e os miltares assumiam um governo antidemocrático Em 1932,houve uma reação popular contra a ditadura do governo que ignorava as necessidades da população A reação do governo foi violenta, morreram cerca de 30 mil pessoas. A insurreição foi controlada e a falta de democracia permaneceu

Araújo Lima

BOLÍVIA X PARAGUAI

O processo de independência na América Latina foi marcado por disputas territoriais. Exemplo: Bolívia X Paraguai, foi a mais marcante Desde o século XIX havia indefinição das fronteiras entre o Paraguai a Bolívia, uma região entre de 8 milhões de hectares, localizados entre o sudeste da Bolívia e o noroeste do Paraguai era disputada por eles, a REGIÃO DO CHACO Na área disputada havia reservas petrolíferas

O nome da região deu nome ao conflito: GUERRA DO CHACO Entre 1932 e 1935 as forças bolivianas e paraguaias se enfrentaram No início a Bolívia estava em vantagem, mas devido a uma sucessão de erros o Paraguai venceu a guerra com ajuda internacional

Uma empresa petrolífera estadunidense, a Standard Oil atual Exxon, influenciou decisivamente o conflito, percebendo que a Bolívia não tinha saída para o mar apoiou o Paraguai A vitória do Paraguai na Guerra do Chaco, não significou acesso ao petróleo na região, pois a Standard Oil impôs um acordo que manteria os paraguaios longe da exploração desse recurso até 2006