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POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )

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Apresentação em tema: "POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )"— Transcrição da apresentação:

1 POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL (1930-1960)

2 A Era do populismo ( ): Características gerais: carismáticos e paternalistas; controle de movimentos sociais; incorporação de classes médias e populares por meio de concessões parciais.

3 “árbitro” de conflitos entre velhos e novos interesses (antigas oligarquias X classes médias e populares). Modernização conservadora. Exemplos: Getúlio Vargas (BRA), Lázaro Cárdenas (Méx),  Juan Domingo Perón  (ARG) e Velasco Ibarra (EQU)

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6 GETÚLIO VARGAS (bra ) Apesar de toda a repressão exercida por Vargas conseguiu ser democraticamente eleito pelo povo o que mostra sua popularidade diante das grandes massas. Apelidado de "pai do pobres" Em 1943, editou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) "O petróleo é nosso!"

7 Juan perón (arg ) A partir de 1943, Juan Domingo Perón começa a se destacar na política, ele que ocupou o cargo de Secretário do Trabalho e Previdência e de Ministro da Guerra com grande popularidade, conquistando os trabalhadores e descamisados, as camadas inferiores da Igreja e das Forças Armadas, e uma parte do empresariado.

8 LÁZARO CÁRDENAS (MÉX 1934-1940)
PRI - Partido Revolucionário Institucional - partido político do México (1929 até 2000). Ampliação da reforma agrária. Cumprimento efetivo de leis trabalhistas. Cargos públicos a dirigentes de central trabalhadora.

9 Criação da PEMEX - Petróleos Mexicanos - empresa estatal de economia mista. Criada em monopólio constitucional para a exploração dos recursos energéticos (principalmente petróleo e gás natural) em território mexicano.

10 O Populismo na América do Sul
O poder político dominado por elites cafeeiras a partir da década de 30 países como Peru, Bolívia, Chile e Argentina foram perdendo o perfil oligárquico para tornarem-se repúblicas populistas; Populismo: prática política predominante na América Latina entre as décadas de 1930 e 1950.

11 Características do populismo
Governos comandados por políticos de muito carisma e liderança popular; Apoio de diferentes segmentos e classes sociais do governo; Defesa dos interesses nacionais e exaltação e valorização do país (nacionalismo); Intenso uso da propaganda política;

12 Modelo Argentino Denominado peronismo em razão do presidente que esteve no poder de e : Juan Domingo Peron; Chegou ao poder como candidato do PL (Partido Laborista)- governou o país com amplo apoio popular, principalmente da classe trabalhadora;

13 Projeto político: defendia a realização da reforma agrária, fim dos latifúndios e ainda investimentos na indústria; Principal característica: trabalhismo – cria benefícios para atender as reivindicações operárias ; Criação de leis trabalhistas contribuiu para que conseguisse apoio popular;

14 Realidade do Brasil e da argentina
Getúlio Vargas criou leis trabalhistas para garantir o prestígio popular; As duas práticas: getulismo e peronismo tinham discursos voltados para classe trabalhadora e defesa do nacionalismo;

15 Os trabalhadores argentinos eram incentivados a filiarem-se em sindicatos, mas estes eram comandados pelo governo, qualquer questionamento ou oposição era duramente reprimido.

16 O Peronismo e a Guerra Fria
Nacionalismo pretendia alcançar o meio termo na Argentina (nem capitalista, nem socialista); Acreditava romper com o capitalismo internacional e tornar o país independente do domínio de grandes potências;

17 Peron queria fazer uma “Revolução Social” pacífica, antes que o povo fizesse a radical como ocorreu nos países socialistas; Peron em seu mandato em 1952 perdeu o apoio do exército e da igreja, após a euforia industrial até a burguesia fez oposição a Peron; Projeto nacionalista cria um inimigo: o capital estrangeiro; Em 1955 ele renunciou, vítima de um golpe do exército argentino;

18 O Peronismo e a Guerra Fria
1973 – Perón vence as eleições, porém foi vítima de uma ataque cardíaco e faleceu, em seu lugar assumiu sua 3ª esposa Isabelita Perón, porém em 1976 foi deposta em meio a uma grave crise econômica – novamente os militares assumem o poder;

19 A Propaganda Política Discursos nacionalistas influenciados por Mussolini e Hitler marcaram os governos argentinos e brasileiros; Vargas e Perón – utilizaram da comunicação e da propaganda para fortalecerem suas imagens e mobilizarem as massas populares para realização de seus projetos;

20 Perón, além da propaganda utiliza a repressão para evitar qualquer crítica ou manifestação de oposição política; 1948 – conjunto de ações para controlar a oposição: fechamento de jornais, compra das principais rádios privadas pelo governo argentino, impediu a liberdade de imprensa;

21 A Propaganda Política As rádios eram utilizadas para reforçar a imagem do presidente perante os mais pobres, sendo que Eva Perón (primeira dama) teve um importante papel neste contexto; Evita Perón – realizou programa de assistência social, com a distribuição de roupas, medicamentos;

22 Populismo na América Latina
Através da propaganda o peronismo consolidou-se numa verdadeira ideologia, mantendo-se presente na atualidade para muitos; Apesar do nacionalismo pregado pelos populistas não houve distribuições de riqueza ou melhoria na qualidade de vida da população.


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