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O Populismo na América Latina

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Apresentação em tema: "O Populismo na América Latina"— Transcrição da apresentação:

1 O Populismo na América Latina
Juan Perón Getúlio Vargas

2 A Era do populismo ( ): Características gerais: carismáticos e paternalistas; controle de movimentos sociais; incorporação de classes médias e populares por meio de concessões parciais.

3 “árbitro” de conflitos entre velhos e novos interesses (antigas oligarquias X classes médias e populares). Modernização conservadora. Exemplos: Getúlio Vargas (BRA), Lázaro Cárdenas (Méx), Juan Doningo Perón (ARG) e Velasco Ibarra (EQU)

4

5 Lázaro Cárdenas (MÉX 1934-1940):
PRI - Partido Revolucionário Institucional - partido político do México (1929 até 2000). Ampliação da reforma agrária. Cumprimento efetivo de leis trabalhistas. Cargos públicos a dirigentes de central trabalhadora.

6 Criação da PEMEX - Petróleos Mexicanos - empresa estatal de economia mista. Criada em monopólio constitucional para a exploração dos recursos energéticos (principalmente petróleo e gás natural) em território mexicano.

7 PEMEX - companhia estatal -administrar a exploração, produção e comércio de petróleo, é uma das maiores empresas da América Latina. (Tem lucros superiores a milhões de dólares por ano, uma cifra superior ao PIB de muitos países da região.) Nacionalização de ferrovias e garantia da propriedade privada.

8 O Populismo na América do Sul
O poder político dominado por elites cafeeiras a partir da década de 30 países como Peru, Bolívia, Chile e Argentina foram perdendo o perfil oligárquico para tornarem-se repúblicas populistas; Populismo: prática política predominante na América Latina entre as décadas de 1930 e 1950.

9 Características do populismo
Governos comandados por políticos de muito carisma e liderança popular; Apoio de diferentes segmentos e classes sociais do governo; Defesa dos interesses nacionais e exaltação e valorização do país (nacionalismo); Intenso uso da propaganda política;

10 Modelo Argentino Denominado peronismo em razão do presidente que esteve no poder de e : Juan Domingo Peron; Chegou ao poder como candidato do PL (Partido Laborista)- governou o país com amplo apoio popular, principalmente da classe trabalhadora;

11 Projeto político: defendia a realização da reforma agrária, fim dos latifúndios e ainda investimentos na indústria; Principal característica: trabalhismo – cria benefícios para atender as reivindicações operárias ; Criação de leis trabalhistas contribuiu para que conseguisse apoio popular;

12 Realidade do Brasil Getúlio Vargas criou leis trabalhistas para garantir o prestígio popular; As duas práticas: getulismo e peronismo tinham discursos voltados para classe trabalhadora e defesa do nacionalismo;

13 Os trabalhadores argentinos eram incentivados a filiarem-se em sindicatos, mas estes eram comandados pelo governo, qualquer questionamento ou oposição era duramente reprimido.

14 O Peronismo e a Guerra Fria
Nacionalismo pretendia alcançar o meio termo na Argentina (nem capitalista, nem socialista); Acreditava romper com o capitalismo internacional e tornar o país independente do domínio de grandes potências;

15 Peron queria fazer uma “Revolução Social” pacífica, antes que o povo fizesse a radical como ocorreu nos países socialistas; Peron em seu mandato em 1952 perdeu o apoio do exército e da igreja, após a euforia industrial até a burguesia fez oposição a Peron; Projeto nacionalista cria um inimigo: o capital estrangeiro; Em 1955 ele renunciou, vítima de um golpe do exército argentino;

16 O Peronismo e a Guerra Fria
1973 – Perón vence as eleições, porém foi vítima de uma ataque cardíaco e faleceu, em seu lugar assumiu sua 3ª esposa Isabelita Perón, porém em 1976 foi deposta em meio a uma grave crise econômica – novamente os militares assumem o poder;

17 A Propaganda Política Discursos nacionalistas influenciados por Mussolini e Hitler marcaram os governos argentinos e brasileiros; Vargas e Perón – utilizaram da comunicação e da propaganda para fortalecerem suas imagens e mobilizarem as massas populares para realização de seus projetos;

18 Perón, além da propaganda utiliza a repressão para evitar qualquer crítica ou manifestação de oposição política; 1948 – conjunto de ações para controlar a oposição: fechamento de jornais, compra das principais rádios privadas pelo governo argentino, impediu a liberdade de imprensa;

19 A Propaganda Política As rádios eram utilizadas para reforçar a imagem do presidente perante os mais pobres, sendo que Eva Perón (primeira dama) teve um importante papel neste contexto; Evita Perón – realizou programa de assistência social, com a distribuição de roupas, medicamentos;

20 Populismo na América Latina
Através da propaganda o peronismo consolidou-se numa verdadeira ideologia, mantendo-se presente na atualidade para muitos; Apesar do nacionalismo pregado pelos populistas não houve distribuições de riqueza ou melhoria na qualidade de vida da população.

21 Adaptado de: FIM.


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