I.P. INTERNET PROTOCOL EQUIPE: BRUNO GODARTH DANIELE COLETHO DE SOUZA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo VI Endereçamento IPv6.
Advertisements

Introdução O Protocolo IP.
Protocolos de Redes Professora Marcela Santos Camada de Rede – Endereçamento IP.
Administração e Projeto de Redes
Redes.
Funcionamento da Internet
Redes de Computadores A Camada de Rede.
Redes de Computadores Aula Prática 4
Crescimento das redes de computadores
Prof. Marcelo Diniz Fonte:
Arquitetura TCP/IP DHCP, Redes classe A, B e C.
Camada de Transporte.
Subnet; Roteamento básico; ICMP..
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Curso EFA Tecnológico - Técnico de Informática e Sistemas -
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Módulo III.
Curso LAN Básico Apresentação: Islan Santos de Oliveira
Endereço IP Willamys Araújo.
E STUDO DO P ROTOCOLO DE S EGURANÇA IPS EC EM REDES IP V 6 Junior Carissimi UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS MEDIANEIRA Medianeira 2010.
Modelo de referência OSI
Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009
Inicio. Mesmo que um novo projeto do protocolo IP não fosse iniciado a Internet continuaria funcionando, porém, ela teria muita dificuldade de crescer,
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
TCP/IP. Historia Nos anos 60, o principal sector estratégico americano, (Department of defense) teve interesse em um protocolo que estava sendo desenvolvido.
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Endereços IP ICORLI 2011/2012.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
IC II - Prof. Msc. Allan K. Luizi - UNEMAT
Endereçamento de Rede IPv4
Classes de Redes e endereções de IP
Programação de Sistemas de Comunicação
Modelos de Referência OSI e TCP/IP
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Endereçamento IP.
Endereçamento IP.
Hardware de Rede Willamys Araújo.
Protocolos de comunicação: IP
Módulo III.
REDES DE COMPUTADORES II
Fundamentos à Redes de Computadores
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
PROTOCOLO IP. Antecedentes Históricos PROTOCOLO IP Desenvolvido em 1973 por Vinton Cerf. WORLD WIDE WEB Desenvolvida em 1989 por Timothy Berners-Lee.
Endereços IP AULAS 3 E 4.
Endereçamento IP.
Fundamentos de Redes de Computadores
REDE DE COMPUTADORES.
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
CAMADA DE REDE OU INTERNET – TCP/IP
E NDEREÇOS DE R EDE E E NDEREÇOS L ÓGICOS Tecnologia em Redes de Computadores Tecnologia em Design Gráfico Sistemas de Informação Professor: Jorge Musa.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Tecnologia de Informação Aula 8
O protocolo TCP/IP e a Segurança
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
TCP/IP.
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 5.a Aula: Endereçamento IP.
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Redes de computadores I
Transcrição da apresentação:

I.P. INTERNET PROTOCOL EQUIPE: BRUNO GODARTH DANIELE COLETHO DE SOUZA JULIANA DE PAULA CAVALHEIRO VANESSA CRISTHIANE SCHINATTO VIVIAN CAROLINE GONÇALVES

HISTÓRICO Nos anos 60 surge a rede de computadores para uso militar chamada Arpanet e criada pela defesa americana. Interligada a universidades a rede cresceu muito na década de 70 e houve a necessidade de dividir a rede militar da rede civil, foi aí que surgiu o IP (Internet Protocol) para permitir ligação de duas redes. Logo notou-se que era permitido que mais redes fossem ligadas e o IP foi aprimorado para TCP/IP (Protocolo Padrão de Rede) em 1982 e a rede comum deixa de ser Arpanet e passa a ser Internet.

PROTOCOLO DE INTERNET O uso de computadores em rede e, claro, a internet, requer que cada máquina tenha um identificador que a diferencie das demais. Para isso, é necessário, entre outros, que cada computador tenha um endereço, alguma forma de ser encontrado e o I.P. ( Internet Protocol) ou Protocolo de Internet funciona como a impressão digital de um computador. Ele identifica cada computador que esta conectado a Internet, com ele é possível especificar a máquina que se quer localizar em uma rede.

O IP é formado por um número de 32 bits, dividido em 4 blocos de 8 bits ( 0 a 255), separados por ponto. Ex.; 192.168.142.115. Os dois primeiros octetos de um endereço IP geralmente são usados para identificar a rede, últimos dois octetos, eles são usados na identificação de computadores dentro da rede.

Classe A: 1. 0 até 126. 0 - Permite até 16. 777 Classe A: 1.0.0.0 até 126.0.0.0 - Permite até 16.777.216 de computadores em cada rede (máximo de 126 redes); são usados em locais onde é necessário poucas redes, mas uma grande quantidade de máquinas nelas. Classe B: 128.0.0.0 até 191.255.0.0 - Permite até 65.536 computadores em uma rede (máximo de 16.384 redes); são usados nos casos onde a quantidade de redes é equivalente ou semelhante à quantidade de computadores. Classe C: 192.0.0.0 até 223.255.255.254 - Permite até 256 computadores em uma rede (máximo de 2.097.150 redes); são usados em locais que requerem grande quantidade de redes, mas com poucas máquinas em cada uma. Classe D: 224.0.0.0 até 239.255.255.255 – multicast; usada para a propagação de pacotes especiais para a comunicação entre os computadores Classe E: 240.0.0.0 até 255.255.255.255 multicast reservado está reservada para aplicações futuras ou experimentais

A comunicação entre computadores é feita através do uso de padrões, isto é, uma espécie de "idioma" que permite que todas as máquinas se entendam. Ou seja é necessário fazer uso de um protocolo que indique como os computadores devem se comunicar. No caso do IP, o protocolo aplicado é o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). Existem outros, mas o TCP/IP é o mais conhecido, além de ser o protocolo básico usado na internet.

TIPOS DE IPs IP ESTÁTICO   É um número IP dado permanentemente a um computador, ou seja, seu IP não muda, exceto se tal ação for feita manualmente. IP DINÂMICO Por sua vez, é um número que é dado a um computador quando este se conecta à rede, mas que muda toda vez que há conexão.