O episódio que mudou a vida de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
Advertisements

O estilo e linguajar das Cartas Paulinas.
Paulo e os Atos dos Apóstolos
Aprofundando o acontecimento de Damasco
A “conversão”.
As Cartas Paulinas.
CARTAS PAULINAS Introdução.
ENCONTROS COM S. PAULO (2).
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
Um missionário que escreve cartas às suas Igrejas
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Gálatas 1,13-24 Irmãos, certamente ouvistes falar como foi outrora a minha conduta no judaísmo, com que excessos perseguia e devastava a.
1 Timóteo 1,12-17 Caríssimo: Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim, ao designar-me.
Atos dos Apóstolos 15, 7-21 Naqueles dias, depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: "Irmãos, vós sabeis que, desde.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
A Videira Verdadeira João 15:1-17
4 Você Já Ouviu Falar das Leis Espirituais?.
“Onde você é alguém especial”
CONSTRUINDO O CARÁTER  I – INTRODUÇÃO
DEUS TRINDADE.
Paulo, Apóstolo dos Gentios
O Chamado.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE FONTE: NVI LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Filipenses 3:1-5 1 Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de.
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
+ Paulo, por ele próprio S. Paio de Arcos S. Tiago de Esporões S. Miguel de Guisande S. Tiago de Priscos S. Bartolomeu de Tadim.
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA O Verbo de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão, como diz o apóstolo. Por isso devia fazer-se.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Soam no mais alto dos Céus As trombetas dos Anjos, Ao saudar Tua chegada, Pois chega aos Céus um Anjo da Terra.
Um julgamento deve sempre ter um resultado final,
Jesus Cristo “... o Diabo nunca se firmou na verdade, porque nele
Redescobrindo a Igreja pela graça
Meus irmãos e minhas irmãs;
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
NA MINHA TRANSFORMAÇÃO
Permanecer na Consagração de Vida
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Jesus Cristo a encarnação da graça
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Jornadas de S. Paulo no Centro Social Nossa Senhora de Fátima, Estoril, Galiza Jornadas III Centro Social Nª Sra. de Fátima | Bairro Novo do.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Vigilância, fé e alegria no amor de Jesus Cristo.
O Fruto da vida João Este modelo pode ser usado como um arquivo inicial de um álbum de fotos.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Jesus escolheu todos Jesus não é um professor. É alguém que não tem vergonha de estar próximo do povo. Em Santa Marta, o Papa indica três momentos da vida.
CURSO BÍBLICO.
TEMAS BÍBLICOS.
Conversão de São Paulo, Apóstolo
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor.” Hebreus.
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
Agradecimento de Natal e Fim de Ano
UM MUNDO NOVO AO SEU ALCANCE!
Magnificat.
Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer de novo sendo velho
JOÃO é seu nome.
Carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses Capítulo 3
“Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” Ef 2.6.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Uma mulher cheia de Graça!
O Chamado.
Santidade “O coração do problema humano é o problema do coração humano” John Stott “A regeneração é a fonte; a santificação é o rio.” J. Sidlow Baxter.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
Literatura Paulina. HINO: QUEM NOS SEPARARÁ? Rm 8, (Valdir Nevada Silva) G Am Quem nos separará, quem vai nos separar? D7 G D7 Do amor de Cristo.
Transcrição da apresentação:

O episódio que mudou a vida de São Paulo O caminho de Damasco O episódio que mudou a vida de São Paulo

Passagens em que Paulo fala do acontecimento de Damasco Gl 1,13-16: 13 “Certamente vocês ouviram falar do que eu fazia quando estava no judaísmo. Sabem como eu perseguia com violência a Igreja de Deus e fazia de tudo para arrasá-la. 14 Eu superava no judaísmo a maior parte dos compatriotas da minha idade, e procurava seguir com todo o zelo as tradições dos meus antepassados. 15 Deus, porém, me escolheu antes de eu nascer e me chamou por sua graça. Quando ele resolveu 16 revelar em mim o seu Filho, para que eu o anunciasse entre os pagãos”...

Damasco 15 “Deus, porém, me escolheu antes de eu nascer e me chamou por sua graça. Quando ele resolveu revelar em mim o seu Filho, para que eu o anunciasse entre os pagãos”...

Dos verbos destacados somente o terceiro implica o que podemos chamar de conversão. “Deus, porém, me escolheu antes de eu nascer e me chamou por sua graça. Quando ele resolveu revelar em mim o seu Filho, para que eu o anunciasse entre os pagãos”...

Todo o restante do texto enquadra a conversão em um ambiente de providência e de história da salvação. A experiência de Damasco é descrita como revelação do Filho a ele (o texto grego diz: “nele”) e como missão.

Segundo texto: Rm 8, 28-30: “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele. Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho, para que este seja o primogênito entre muitos irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou”.

Ele transfere aquilo que ele mesmo experimenta a respeito do encontro com Cristo. Compreende a estrutura do acontecimento e a aplica de modo geral: - Conhecer; - Predestinar; - Chamar; - Justificar; - Glorificar.

Terceiro texto: 1Cor 9,1: “Eu não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor?” Damasco foi um “ver o Senhor”!

Quarto texto: 1Cor 15,8-9 “E por último apareceu também a mim como um filho abortivo, porque eu sou o menor dos apóstolos; não mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus”. Damasco é uma aparição a ele que não merecia! É fruto da bondade gratuita de Deus.

Quinto texto: Fl 3,3-14: Nós colocamos a nossa glória em Jesus Cristo e não confiamos na carne. Eu, aliás, até poderia confiar na carne. Se alguém acha que pode confiar na carne, eu o posso mais ainda:fui circuncidado no oitavo dia, sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Quanto à lei judaica, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça que se alcança pela observância da Lei, sem reprovação. Por causa de Cristo, porém, tudo o que eu considerava como lucro, agora considero como perda.

E mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. Por causa dele perdi tudo, e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo, e estar com ele. E isso, não mais mediante uma justiça minha, vinda da Lei, mas com a justiça que vem através da fé em Cristo, aquela justiça que vem de Deus e se apóia sobre a fé. Quero, assim, conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a comunhão em seus sofrimentos, para tornar-me semelhante a ele em sua morte, a fim de alcançar, se possível, a ressurreição dos mortos.

Não que eu já tenha conquistado o prêmio ou que já tenha chegado à perfeição; apenas continuo correndo para conquistá-lo, porque eu também fui conquistado por Jesus Cristo. Irmãos, não acho que eu já tenha alcançado o prêmio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente. Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo.

Eu, aliás, até poderia confiar na carne Eu, aliás, até poderia confiar na carne. Se alguém acha que pode confiar na carne, eu o posso mais ainda:fui circuncidado no oitavo dia, sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Quanto à lei judaica, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da Igreja; quanto à justiça que se alcança pela observância da Lei, sem reprovação.

Por causa de Cristo, porém, tudo o que eu considerava como lucro, agora considero como perda. E mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. Por causa dele perdi tudo, e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo, e estar com ele. E isso, não mais mediante uma justiça minha, vinda da Lei, mas com a justiça que vem através da fé em Cristo, aquela justiça que vem de Deus e se apóia sobre a fé.

Este texto não fala do acontecimento de Damasco Este texto não fala do acontecimento de Damasco. Mas descreve a maneira pela qual Paulo o vivenciou. A vida dele divide-se em antes e depois; Ele diz que era irrepreensível quanto à justiça da lei. Então ele se converteu de quê? O que mudou nele? O encontro com Cristo mudou nele o modo de avaliar o que é importante na vida.

Sexto texto: 2Cor 4,6 “ Pois Deus que disse: ‘Das trevas brilhe a luz’, é quem faz brilhar a luz em nossos corações, para manifestar a luz do conhecimento da glória de Deus, que se reflete na face de Cristo”. O Deus da criação, que fez brilhar a luz no universo, faz brilhar a luz no apóstolo. Essa luz se reconhece no rosto de Cristo. Cf. Hb 1,3;

Sétimo texto: 1Tm 1,12-16 “Agradeço àquele que me deu força, a Jesus Cristo nosso Senhor, que me considerou digno de confiança, tomando-me para o seu serviço, apesar de eu ter sido um blasfemo, perseguidor e insolente. Mas eu obtive misericórdia porque eu agia sem saber, longe da fé. Sim, ele me concedeu com maior abundância a sua graça, junto com a fé e o amor que estão em Jesus Cristo.

Esta palavra é segura e digna de ser acolhida por todos: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Mas exatamente por causa disto eu obtive misericórdia: Jesus Cristo quis demonstrar toda a sua generosidade primeiramente em mim, como exemplo para os que de-pois iriam acreditar nele, a fim de terem a vida eterna”.

Parece haver aí uma contradição com o texto de filipenses Parece haver aí uma contradição com o texto de filipenses. Era irrepreensível ou um insolente? O mistério de sua conversão parece se relacionar com o núcleo mais íntimo da vida cristã, o que a diferencia do judaísmo: fé e graça; justiça e misericórdia; Jesus Cristo e a Lei.

O acontecimento de Damasco é muito mais rico do que aparenta ser a uma primeira leitura; Podemos aprender muito sobre nossa própria conversão com ele; Isso pode nos ajudar a nos conhecer melhor a nós mesmos diante de Deus.

Créditos Coordenação geral da Produção: Irmã Bernadete Boff, fsp Texto: Padre Antônio Luiz Catelan Ferreira Arte do power point: Irmã Matilde Aparecida Alves, fsp Irmã Ivonete Kurten,fsp Bianca Russo Fotos: Arquivo Paulinas – Proibida a reprodução e cópia de imagens - Direitos reservados