A Crise do Socialismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
A Guerra Fria.
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
GUERRA FRIA.
TRABALHO DE HISTÓRIA 3º C Noturno..
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
1 – REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Antecedentes: País mais atrasado da Europa. Base agrícola. Sem liberdades.
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
Da União Soviética à Rússia atual
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
Guerra fria.
CHINA.
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
B) COEXISTÊNCIA PACÍFICA ou DEGELO (1956 – 1968):
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
2 - A REVOLUÇÃO CHINESA (1949):
A Revolução Chinesa 1949.
O Mundo Socialista.
CHINA.
Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo.
Países socialistas: URSS e China
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A Guerra Fria Colégio Militar de Belo Horizonte História -
REVOLUÇÃO RUSSA
A Revolução Russa.
O Início do Socialismo Real
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
Revolução Chinesa Revolução Chinesa Webster Pinheiro Webster Pinheiro.
Revolução Chinesa Revolução Chinesa Webster Pinheiro Webster Pinheiro.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Professor Luiz Felipe Geografia
O MUNDO SEM A URSS.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A crise no mundo socialista
O fim da URSS.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
B) COEXISTÊNCIA PACÍFICA ou DEGELO (1956 – 1968):
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.  Em 1917, uma revolução derrubou o Czar Nicolau II, da Rússia, e implantou um regime socialista no vasto.
Guerra Fria.
Lênin retorna do exílio – TESES DE ABRIL “Paz, terra e pão”.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Revolução Russa.
Revolução Russa Rússia.
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
A crise do Socialismo. Guerra Fria ) COEXISTÊNCIA PACÍFICA (1956 – 1968):  Nikkita Krushev (1955 – 1964): XX Congresso do PCUS – condenação.
1960: China e URSS rompem relações
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
As guerras podem acontecer por várias razões. Mas com certeza, o motivo econômico foi decisivo para a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O interesse.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
R EVOLUÇÃO R USSA. Império Russo 170 milhões de pessoas. 50% pessoas de outras nacionalidades. Vasto território – da Europa a Ásia Opressão do Czar –
Transcrição da apresentação:

A Crise do Socialismo

VERMELHOS (bolcheviques + sovietes + camponeses). EM 1917 REVOLUÇÃO RUSSA - GUERRA CIVIL VERMELHOS (bolcheviques + sovietes + camponeses). X BRANCOS (mencheviques + latifundiários + Igreja Ortodoxa + czaristas + potências estrangeiras).

- Lenin cria a NEP: 1921/1928. Recuperação da economia russa. Elementos capitalistas (provisórios e parciais) e base socialista. “Um passo para trás para dar dois passos para frente”.

Stalin e Lenin

1924 – Stalinismo – Potência - 1º,2º E 3º Planos qüinqüenais. De 1953 a 64 Krutchev –destalinização - coexistência pacífica - URSS rompe com a China. De 64 a 82 Brejnev - neo-stalinista - peso da Guerra Fria.

Repressão - Hungria, Polônia (1966) e Tchecoslováquia (1968), Pacto de Varsóvia - invasão do Afeganistão (1979).

ERA GORBATCHEV - PERSTROIKA E GLASNOST. MOTIVOS DA CRISE: racionamento, excesso de burocracia, prioridade do setor bélico, indústria civil nunca foi prioridade, as duas sucateadas, a URSS não acompanhou a evolução da informática e da robótica, emprego pleno, corrupção no governo, economia ultracentralizada.

Sempre foi assim? Não existia analfabetos, até na Universidade tudo gratuito, medicina gratuita, o preço da carne foi o mesmo durante 30 anos, não havia favelas, mendigos, crime organizado. O que aconteceu? A URSS não praticou imperialismo como os Capitalistas, a falta do luxo e a ditadura fizeram o país ruir.

Em agosto de 1991 tentativa de golpe pela linha dura do PC Em agosto de 1991 tentativa de golpe pela linha dura do PC. Mikhail foi preso na Criméia, Boris Yeltsin ascendia. Nesse clima as Repúblicas Bálticas tornaram-se independentes, em dezembro daquele ano Mikhail renunciou, acabava a URSS. Nasce a CEI.

Queda do Muro Berlim, reunificação das Alemanhas, na Polônia Sindicato Solidariedade - Lech Walesa. Na Tchecoslováquia, Revolução de Veludo. Na Romênia Ceausescu.

Na Iugoslávia - autogestão, independências e guerras civis - questão etno-religiosa. Todos os países da cortina de ferro ou do leste europeu estão sucateados, pobres, já estão dominados pelos capitalistas.

REVOLUÇÃO CHINESA-1949. 1- Em 1921 nasce o PCC, seguindo as instruções do kominter 2- Em 34, Mao Tsé Tung organiza a Longa Marcha, era o início a Revolução Comunista, 10.000 mil saíram do sul a pé foram até o NO onde implantaram o socialismo.

Em 1939, começa a 2ª G, a china foi invadida pelo Japão, os chineses se uniram para expulsar o inimigo, terminada a guerra, reiniciou a G. Civil para a implantação do Socialismo no resto do país. em 1949, era o 3º país a passar para o Socialismo, os burgueses refugiaram-se na ilha de Formosa com apoio Ianque.

A China recebeu ajuda soviética: dinheiro, armas tecnologia, cientistas, pesquisadores, médicos, engenheiros. Em 1957 - Cem Flores: liberdade para debates públicos. Em 1958, Grande Salto para Frente, prioridade para o campo - Comunas Rurais- fracasso, a indústria cresceu pouco, enchentes Em 60 rompe com a URSS e passa a fazer parte dos membros permanentes da ONU no lugar de Formosa.

Em 1966 - Revolução Cultural - espaço para liberdade de expressão, o povo queria eleições e acabar com os Quatro Velhos: hábitos, cultura, idéias e costumes. Os jovens eram proibidos de ouvir rock, o que lembrasse o mundo ocidental era proibido e penalizado.

Mao morre em 76, prisão dos 4 chefes principais do PCC, liderado pela viúva de Mao. Em 82 Deng Xiaoping, 4 modernizações: indústria, agricultura, defesa e cultura. Nascem as NEPs, Múltis no SE do país e o governo permitiu pequenas empresas privadas.

Socialismo de Mercado: politicamente o país é socialista, economicamente capitalista, hoje a economia chinesa é das mais dinâmicas do mundo. DUMPING.

Em 1988 - Li-peng - Praça da Paz Celestial. Ditadura violenta, censura, não há liberdade de expressão.

Para onde vai a China? “ vocês estão fazendo a Revolução Socialista e não sabem onde está a burguesia. Ela está dentro do PC., são aqueles indivíduos que estão no poder e que tomam o rumo capitalista”.

A China pode ser o país do séc A China pode ser o país do séc. XXI, com a maior população e o mercado, imensa quantidade de matérias-primas.