Hibernate Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Web e Sistemas de Informação (2004/2005) Objetos Distribuídos Prof. Dr. Cláudio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Paula B. Barboza Ivana Xavier Rodrigues
Advertisements

Java Avançado Luiz Carlos d´Oleron SJCP Hibernate II.
Introdução a JSF Marco Antonio.
Maurício Edgar Stivanello
Mapeamento Objeto Relacional
Repositório de Interfaces em CORBA
Prof. João Bosco M. Sobral
1 MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) BREVE HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MODELAGEM DE ANÁLISE E DE.
Caio Nakashima Hibernate Associação Caio Nakashima
Hibernate Apresentação
Introdução a JDBC Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação Distribuída.
Java Persistence API (JPA) Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação Distribuída.
Camada de Persistência
Mapeamento Objeto-Relacional Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação Distribuída.
Outubro/2008 Engenharia do Computação Sistema de Gestão de Manutenção Desenvolvimento Equipe Antônio Deyvyson Diego Nascimento Paollo Maciel Marcelo Pereira.
Mapeamento de Objetos para Tabelas Relacionais
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
Hibernate com JPA Prática
Seminários Avançados 3 Conceitos Java EE Servidor de aplicação Tomcat
Curso de extensão em Desenvolvimento Web
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos
Gerenciamento de conteúdo na ALESP
I- Introdução A Evolução dos Modelos de Dados e dos Sistemas de Gerência de Banco de Dados.
Hibernate Mapeamento O/R.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Design Patterns / Acesso ao banco de dados (java.sql)
JSP / Servlets Avançado
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA 2011 PAULO LIMA aluno FERNANDO GOULART orientador.
Banco de Dados de Objetos
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Introdução ao Hibernate
Hibernate Java avançado – PCC Jobson Ronan
Hibernate Java avançado – PCC Jobson Ronan
PESQUISADOR: CASSIANO DALCIN / 2010 Trabalho de Conclusão de Curso MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Medianeira.
Vânia Maria P. Vidal, José Maria Monteiro, Luís Eufrasio T. Neto
Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web
RMI x C# Remote Emilena Specht – 1113/01/9 2004/01
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Configuração do Ambiente de programação
Framework para mapeamento objeto-relacional
A Linguagem PHP Instituto Vianna Júnior Desenvolvimento para Web Prof. Lúcia Helena de Magalhães 2008.
Aplicações Web com Orientação a Objetos
Paradigmas da Programação – Semestre 2 – Aula 13 Professor: Eduardo Mantovani Prof. Fábio de Paula Santos
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a JEE Marco A. S. Reis Arquiteto de Software Abril/2011.
Hibernate Mapeamento Objeto-Relacional Aula Prática I
Teste.
Banco de Dados I I Comandos SQL
SISTEMA PROCESSUAL DIGITAL
1 24/4/ :29 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
Ferramentas de Mapeamento OO para ER Aluno Eduardo Mazza Professora Valeria Times
LINQ e Entity Framework
Modificadores Programação II.
Prevayler 2.0 UFRGS – Instituto de Informática Programação com Objetos Distribuídos Prof° Claúdio Fernando Resin Geyer Eduardo Bauer Londero Novembro 2004.
Transações J2EE UFRGS - Instituto de Informática Curso de Especialização Web e Sistemas de Informação (WEBSIS) Programação com Objetos Distribuídos Prof.
1 Baseado em whitepapers/eclipse-overview.pdf Nelson Lago IME/USP 04/2003 A Plataforma Eclipse.
Camada de Persistência
SisCol Modelo de Banco de Dados
Leo Silva Leonardo Murta Luiz Viana Persistência em Java.
Persistência em Software Orientado a Objetos:
Sistema de Passagens Aéreas
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
PSW1 Prof. Rafael. Persistência Atividade que permite que o estado de um objeto exista mesmo após a extinção do processo computacional que o criou. Em.
Desenvolvimento WEB II Ajax – Utilização de Frameworks Javascript Professora: Kelly de Paula Cunha.
Desenvolvimento WEB II Professora: Kelly de Paula Cunha.
CIn-UFPE1 Projeto de Gerenciamento de Dados. CIn-UFPE2 Objetivos n Definir o que significa gerenciamento de dados do sistema; n Entender abordagens diferentes.
Prof.: Jean Carlo Mendes
Transcrição da apresentação:

Hibernate Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Web e Sistemas de Informação (2004/2005) Objetos Distribuídos Prof. Dr. Cláudio Fernando Resin Geyer Aluna: Lara Machado Meira

Hibernate Hibernate é um framework open source que permite a persistência de objetos em um banco de dados relacional. O Hibernate possui uma linguagem de consulta chamada Hibernate Query Language (HQL) Permite recuperação de dados do banco de dados, caching dos dados e suporte a Java Management Extensions (JMX). Trabalha com tipos de dados definidos pelos programadores bem como com chaves primárias compostas.

Hibernate Hibernate utiliza o banco de dados e arquivos de configuração para oferecer a aplicação o serviço de persistência de objetos. Nos arquivos de configuração são informados os campos que devem ser persistidos, associações entre tabelas, subclasses ou proxies do objeto. Os documentos para mapeamento são compilados no momento da inicialização da aplicação

Utilizando o Hibernate São necessários 5 passos: 1.Construir o Banco de Dados Criar as tabelas no banco de dados. 2.Criar os Objetos para persistência Criar classes utilizando o modelo JavaBeans com métodos get e set. Não existe necessidade de implementar ou herdar nenhuma outra classe. 3.Criar o arquivo XML com informações sobre a persistência dos objetos Arquivo XML com o relacionamento entre os atributos e colunas das tabelas. Deve existir um arquivo para cada classe a ser persistida.

Utilizando o Hibernate 4. Criar o arquivo de configuração do Hibernate Possui informações para a sua execução, como banco a ser conectado, usuário e senha. 5. Criar a classe Data Access Objects Classe com métodos responsáveis pela manipulação dos objetos (inclusão, alteração, exclusão).

Hibernate X EJB HibernateEJB O que éFramework que implementa uma especificação. Conjunto de interfaces e uma especificação. Objetos AtivosObjeto somente está ativo enquanto existir uma sessão. Impressão que o objeto está sempre ativo UtilizaçãoNecessário instalar pacote. Não é necessário instalar pacote. Número de Classes2 Classes3 a 5 Classes

Hibernate X EJB HibernateEJB Persistência dos DadosÉ preciso utilizar o método “SaveorUpdate”. Persistência é transparente. Suporte à subqueries, herança e polimorfismo SimNão Suporte a transaçõesSim Arquivos de Configuração hibernate.properties e um XML para cada bean a ser persistido. EJB-jar.xml, Aplication.xml e a configuração do JNDI. Alteração dos Arquivos de Configuração Exige reiniciar a aplicação. ComplexidadePouco complexaMais complexa.