April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo III Padrões GOF: AbstractMethod Professores Eduardo Bezerra –

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Transcrição da apresentação:

April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo III Padrões GOF: AbstractMethod Professores Eduardo Bezerra – Ismael H F Santos –

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 2 Ementa Padrões GOF Abstract Factory

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 3 Eric Gamma, et ali, Padrões de Projeto, Ed Bookman Martin Fowler, Analysis Patterns - Reusable Object Models, Addison-Wesley,1997 Martin Fowler, Refatoração - Aperfeiçoando o projeto de código existente, Ed Bookman Bibliografia

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 4 Livros Core Java 2, Cay S. Horstmann, Gary Cornell Volume 1 (Fundamentos) Volume 2 (Características Avançadas) Java: Como Programar, Deitel & Deitel Thinking in Patterns with JAVA, Bruce Eckel Gratuito.

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 5 Abstract Factory POO-Java

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 6 Abstract Factory Intenção: fornecer uma interface comum para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas. Solução: crie uma interface para representar uma fábrica para cada família de objetos. As subclasses concretas instanciam cada família específica.

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 7 Abstract Factory (estrutura)

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 8 Abstract Factory (participantes) Fábrica Abstrata: declara uma interface para operações criam objetos-produto abstratos; Fábrica Concreta: implementa as operações para criar objetos-produto concretos; Produto Abstrato: declara uma interface para um tipo de objeto produto. Produto Concreto: implementa a interface abstrata de Produto Abstrato e define um objeto-produto a ser criado pela Fábrica Concreta correspondente. Cliente: utiliza apenas as interfaces declaradas por Fábrica Abstrata e Produto Abstrato.

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 9 Abstract Factory (conseqüências)  Isola classes concretas: uma vez que uma fábrica encapsula a responsabilidade e o processo de criação de objetos-produto, ela isola clientes das classes de implementação.  Fica mais fácil a troca de uma família de produtos, bastando trocar a fábrica concreta usada pela aplicação.  Promove consistência entre produtos.  O suporte a novos tipos de produtos é dificultado, já que a interface definida em AbstractFactory fixa o conjunto de produtos que podem ser criados.

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 10 Abstract Factory (aplicabilidade) Quando o sistema deve ser independente de como seus produtos são criados, compostos e representados. Quando o sistema deve ser configurado com uma dentre várias famílias de produtos. É necessário fornecer uma biblioteca de classes, mas não é desejável revelar que produto particular está sendo usado. Quando uma família de produtos relacionados foi projetada para ser usada em conjunto, e esta restrição tem de ser garantida.

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 11 Abstract Factory (exemplo) Exemplo: portabilidade entre bibliotecas GUI (Gnome,KDE)