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Fundamentos da Engenharia de Software

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Engenharia de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Engenharia de Software
Design Patterns Fundamentos da Engenharia de Software

2 O que são design patterns?
São técnicas exaustivamente testadas, aprovadas e documentadas, baseadas em experiências anteriores, para solução de um problema genérico em um contexto específico que ocorre com certa freqüência em projetos de software orientados a objetos.

3 Elementos da descrição de um pattern.
Nome do pattern Propósito Aplicabilidade Estrutura Conseqüências Patterns relacionados

4 GoF Os autores Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, conhecidos como “The Gang of Four” ou GoF, propõem 23 patterns em seu livro. Estes patterns são a base para estudos mais aprofundados sobre o assunto.

5 Factory Method Propósito Define uma interface para criação de um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe a ser instanciada. O Factory Method permite a uma classe delegar a instanciação às subclasses. Estrutura

6 Singleton Propósito Garante que uma classe tenha apenas uma instância e provê um ponto de acesso global a ela. Estrutura

7 Façade Propósito Provê uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. O Façade define uma interface de mais alto nível que torna mais fácil o uso do subsistema. Estrutura

8 Decorator Propósito Agrega responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente. O Decorator provê uma alternativa flexível à criação de subclasses para extensão de funcionalidades (troca herança por delegação). Estrutura

9 Composite Propósito Compõe objetos em estrutura de árvore para representar estruturas do tipo todo-partes. Permite que os clientes tratem objetos individuais e composições de objetos de maneira uniforme. Estrutura

10 Iterator Propósito Provê um modo de acessar seqüencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação básica. Estrutura

11 Strategy Propósito Define uma família de algoritmos, encapsula cada um deles e faz com que eles sejam intercambiáveis. O Strategy permite que o algoritmo varie independentemente dos clientes que o utilizam. Estrutura

12 J2EE Design Patterns: MVC Business Delegate Service Locator
Value Object Session Façade Front Controller Composite View.

13 O que esperar do uso de patterns. Por quê aprender?
Aprender com a experiência dos outros Aprender a programar bem com orientação a objetos Desenvolver software de melhor qualidade Vocabulário comum Ajuda na documentação e na aprendizagem

14 Bibliografia Design Patterns - Erich Gamma, Richard Helm,
Ralph Johnson e John Vlissides EJB Design Patterns - Marinescu Apostila de UML do curso de Java Sênior e J2EE (NCE - UFRJ)- Gilson Tavares Slides do treinamento dado pela empresa "NEKI" aos desenvolvedores da empresa "Acol Consultoria e Sistemas".

15 Componentes do Grupo Alan Kloh Luciano Monteiro de Souza
Rafael Sant Anna da Silva Pereira Rodolfo Cordeiro Burla de Aguiar


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