A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno: José Silas Barros Brandão Júnior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno: José Silas Barros Brandão Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 Aluno: José Silas Barros Brandão Júnior
TCC Lindeza Aluno: José Silas Barros Brandão Júnior Manaus, 27 de junho de 2011

2 Resumo O site Lindeza constitui-se de um “Brinquedo” em uma plataforma WEB. O funcionamento do site será bem simples bastando o usuário acessar será apresentado ao usuário duas fotografias para que clique na foto considerada a mais bonita.

3 Resumo Para a construção do Lindeza utilizaremos a tecnologia Java EE, voltada para WEB, os principais frameworks Java do mercado e tecnologias avançadas como NoSQL.

4 Introdução Este trabalho visa a construção de um site chamado lindeza cujo objetivo principal é divertir e aproximar as pessoas. Tem como foco as tecnologias WEB em especial as voltadas para JEE (Java Enterprise Edition)

5 Problematização A construção de um site empregando tecnologias de ponta e tecnologias que prometem facilidades na implementação de softwares que utilizam a arquitetura MVC.

6 Justificativa Aplicar tecnologias recentes disponibilizadas em um site. Potencial para transformar-se em um modelo de negocio que eventualmente possa vir a atrair grandes volumes de acesso e conseqüentemente patrocínio.

7 Justificativa Utilizar a arquitetura MVC em JEE implementada com tecnologias que até então não foram empregadas em conjunto, durante a graduação, por serem extremamente novas representando assim um desafio em agrupá-las com o objetivo de obter um resultado tecnologicamente avançado.

8 Objetivo Geral Criar um site que permita o “duelo” entre imagens. Como exemplo: fotografias de pessoas. Propor um algoritmo que não permita a repetição de “Duelos” em um mesmo computador. Utilizando para esse fim a tecnologia de cookies, sessões ou outro mecanismo que venha a ser disponibilizado pelas tecnologias que serão utilizadas.

9 Objetivo Específico Implementar funcionalidades para o site Lindeza, como: Auto cadastramento de usuários e álbuns de fotos com tecnologia avançada. Implementar duelos únicos entre fotos em cada computador. Empregar tecnologias atuais para a construção do site Lindeza como: JSF 2.0, primefaces 2.2, Spring Security, Spring Framework, JPA 2.0,NoSQL, entre outras. Integração com outras redes sociais.

10 Fundamentação Teórica
Segundo os autores Erich Gamma, John Vlissides, Ralph Jonhson e Richard Helm ou (GoF – Gang of Four). “Design Patterns”. Entende-se padrões de projeto como “Descrição de objetos que se comunicam e classes que são adaptadas para resolver um problema genérico de design em um contexto específico ”

11 Fundamentação Teórica
Para a utilização de Design Patterns utilizaremos de arquitetura em camadas. Tendo como objetivo estruturar o código em camadas, de forma a obter melhor reuso e extensibilidade. Adotaremos um padrão de arquitetura de software amplamente utilizado conhecido como MVC (Model View Controler)

12 Fundamentação Teórica
Arquitetura MVC

13 Fundamentação Teórica
JPA/ Hibernate - Modelo “Trabalhar com o software orientado a objetos e bancos de dados relacionais pode ser complexo e demorado... devido a uma incompatibilidade entre os paradigmas” (Bauer, Christian e King, Gaving. JPA com Hibernate, 2007).

14 Fundamentação Teórica
Para contornar esse problema utiliza-se de uma solução proposta pela Oracle. Chama-se JPA (Java Persitence API) que está na versão 2.0 Hibernate framework que implementa JPA 2.0.

15 Fundamentação Teórica
Aplicação JPA 2.0/ Hibernate 3.5.1 JDBC Banco de Dados

16 Fundamentação Teórica
Controle e Visão Utilizaremos o framework JSF 2.o juntamente com Primefaces 2.2, Spring. JSF 2.0 faz parte da API JEE desde a versão 5.0 Primefaces 2.2 framework de componentes para JSF 2.0

17 Fundamentação Teórica
Funcionamento JSF 2.0

18 Fundamentação Teórica
Spring Framework Prover uma estrutura para aplicações Java. Possui um container próprio que pode ser utilizado tanto em JSE quanto em JEE. Implementa o conceito de injeção de dependência(IoC) tomando para si o controle de criação de objetos na aplicação. Será utilizado em todas as camadas da aplicação.

19 Fundamentação Teórica
Container Spring Aplicação Servidor JEE

20 Fundamentação Teórica
Spring security será utilizado na autenticação e autorização de acesso as funções do site lindeza. Para garantir a segurança e o nível de acesso de cada função do site.

21 Fundamentação Teórica
Funcionamento do Spring Security

22 Fundamentação Teórica
NoSQL Padrão que utiliza várias técnicas para persistência de dados. Garantindo alta eficiência e disponibilidade. Amplamente utilizado em sites como Facebook, Orkut, entre outros.

23 Riscos e Dificuldades Tecnologias utilizadas recentes, podendo gerar conflito entre elas. Tecnologias novas com poucos assuntos em mídias especializadas. Dificuldades de hospedagem do site, devido à sofisticação das tecnologias empregadas.

24 Cronograma ATIVIDADES jan Fev mar abril maio jun julh
Pesquisa Bibliográfica X Reunião para realizar acertos com o orientador Escrever anteprojeto Reunião com o orientador Realizar ajustes propostos pelo orientador Reunião com o orientador para realizar acertos referentes à produção das transparências utilizadas na apresentação Apresentação do anteprojeto

25 Protótipos

26 Referências Bibliográficas
Bauer, Christian e King, Gaving. JPA com Hibernate, 2007 Ed Burns, Chris Schalk. JavaServer Faces 2.0, The Complete Reference Spring comunnity. Documentação Referência Spring Framework. Disponivel em:

27 Referências Bibliográficas
Çağatay Çivici Covers. PrimeFaces User Guide. Diponivel em: Oracle. Documentação referência JEE. Disponível em:


Carregar ppt "Aluno: José Silas Barros Brandão Júnior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google