Capítulo 8 Programas Maliciosos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vírus.
Advertisements

Segurança de Dados e Informação
Trojans ou cavalos de Tróia
Exploits Nome:Arlindo Leal Boiça NetoRA: Clarice C. Calil MarafiottiRA: Rafael Santos RibeiroRA: Thiago Y.I.TakahashiRA:
Prof. Carlos Roberto das Virgens
Segurança na Internet ou Intranet
Segurança da Informação Tópico 36 – Vírus (Malwares)
APRESENTAÇÃO DO ARTIGO COMUNICAÇÃO E PROFISSÃO
Vírus.
O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL
SEGURANÇA NA REDE.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Aula 12:Segurança na rede.
Códigos Maliciosos <Nome> <Instituição> < >
Vulnerabilidades das Redes de Computadores
COMPUTAÇÃO Vírus Digital Definição Conseqüências Como minimizar riscos.
Aurélio V. Schuelter Ameaças Virtuais Aurélio V. Schuelter
3. Os perigos na utilização da Internet
Informática Básica Unidade IV.
1. Um vírus informático é um programa que pode infectar outros programas, modificando-os de tal maneira que causem danos (apagar ou danificar arquivos)
PROTEÇÃO DO COMPUTADOR
O AhnLab V3 Internet Security reúne as principais ferramentas de segurança em um só pacote, sendo eles antivírus, firewall, antispam e filtro de navegação.
Mudanças Vitais para a Segurança da Informação
Desenvolvimento Tecnológico Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo.
AULA 14 -Principais formas de ameaças em sistemas computacionais
Segurança de Redes Wayne Palmeira.
O que é o .
Os Vírus e o Mónica Pereira. O Vírus e o Vírus Um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, infecta.
O que é DoS e DDoS? DoS(Denial Of Services)
Aula 8 – Segurança em Redes de Computadores
Malwares Malicious software.
Criado por: Sérgio Salazar
Códigos Maliciosos Prof. Gláucya Carreiro Boechat
VIRUS E ANTIVIRUS? O que são? Tipos de vírus? Tipos de antívirus?
Na Internet Segurança.
Prof. Daniel Gomes Soares Adaptação: Juarez Vinícius Miglioli
Entendemos que cada cliente é um parceiro e procuramos assim garantir sua satisfação com nossa qualidade no atendimento e competência técnica.Missão Permitir.
O que são vírus e como se podem combater.
Segurança da Informação
PROF PAULO MAXIMO, MSc Network.
1. Conceitos de Segurança
Segurança da Informação
PROF PAULO MAXIMO, MSc
Conceitos de Segurança em Redes
Segurança de dados Palestrante: Pablo Marques. Sumário O que é segurança? Quem é responsável pela segurança? Engenharia Social Formas de ataque Como se.
1.2 – Tipos de Ataques Cavalo de Tróia; Backdoors; Spoofing; Sniffing;
DoS- Denial od Service Autor Edimar Babilon dos Santos.
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
1 Vírus de Computador FANAP - Internet – Navegação Sérgio Salazar.
 O que são ‘drivers do computador’ ? (no sentido de arquivos que permitem que o sistema operacional acesse os recursos de hardware)  Drivers são arquivos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Segurança.
VÍRUS.
Segurança Online e Offline
Segurança e proteção do computador.
Kaspersky Lab Um dos maiores fabricantes de software de segurança do mundo.
Segurança na Internet ou Intranet Etapas essenciais para atingir “alguma” segurança Professor: Olidio Noa Mandlate
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
Segurança “on” e “offline”
Segurança da Informação Digital
TRABALHO SOBRE VÍRUS DE COMPUTADOR
Ana DUARTE nº1 Ana marques nº2 8ºB
FIREWALL.
Noções básicas sobre segurança e computação segura
Módulo I – Softwares: Vírus de Computadores Parte II Prof.: Rogério Morais.
Módulo I – Softwares: Vírus de Computadores Prof.: Rogério Morais.
NOME: LARA e LAUREN DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFESSORA: REGIANE
Nome da escola: Instituto de ciências educativas Nome das alunas: Camila Almeida e Cátia Pinto Números: 8 e 11 Ano: 8º Turma: B.
V ÍRUS & S PYWARE A NTIVÍRUS & A NTISPYWARE. V ÍRUS Em informática, um vírus de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que,
Segurança da Informação Anderson Lara Éder Klister Igor S. Oliveira Sharles Magdiel.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 8 Programas Maliciosos

Programas Maliciosos Cavalos de Tróia Vírus Worms

Cavalo de Tróia Trojan ou Cavalo de Tróia é um programa que age como a lenda do cavalo de Tróia, entrando no computador, e liberando uma porta para um possível invasor.

Cavalo de Tróia Os trojans ficaram famosos na Internet pela sua facilidade de uso, fazendo qualquer pessoa possuir o controle de um outro computador apenas com o envio de um arquivo. Por isso os trojans têm fama de ser considerados "ferramentas de script kid".

Cavalo de Tróia Os trojans atuais são divididos em duas partes: o servidor e o cliente. Normalmente, o servidor está oculto em algum outro arquivo e, no momento que esse arquivo é executado, o servidor se instala e se oculta no computador da vítima.

Cavalo de Tróia A partir deste momento, o computador pode ser acessado pelo cliente, que irá enviar informações para o servidor executar certas operações no computador da vítima.

Engenharia Social A Engenharia Social é um método utilizado para obter acesso à informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas.

Cavalo de Tróia Geralmente um trojan é instalado com o auxílio de um ataque de engenharia social, com apelos para convencer a vítima a executar o arquivo do servidor, o que muitas vezes acaba acontecendo, dado que a curiosidade do internauta supera as armadilhas do mundo virtual.

Proteção Os programas anti-vírus atuais conseguem, capturar Cavalos de Tróia.

Vírus Vírus é um micro-organismo que pode infectar outros organismos biológicos. Vírus de computador têm comportamento semelhante ao do vírus biológico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam esconder-se para não serem exterminados.

Vírus Um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

Vírus A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos que bloqueiam chamadas maliciosas nas portas do micro.

Vírus Podem anexar-se a quase todos os tipos de arquivo e espalhar-se com arquivos copiados e enviados de usuário para usuário. Uma simples rotina, ou comando, pode disparar o gatilho do vírus, que pode mostrar apenas mensagens ou imagens (sem danificar aquivos da máquina infectada),

Vírus Ou destruir arquivos e reformatar o disco rígido. Se o vírus não contém uma rotina de danos, ele pode consumir capacidade de armazenamento e de memória ou diminuir o desempenho do PC infectado.

Vírus Os vírus podem chegar através de e-mails, programas-piratas, sites de origem duvidosa

Vírus Segundo a International Security Association (ICSA), mais de 60 mil vírus já foram identificados, e 400 novas pragas são criadas mensalmente, o impede que os usuários estejam 100% imunes a vírus.

Worms Um worm, assim como um vírus, cria cópias de si mesmo de um computador para outro, mas faz isso automaticamente. Primeiro, ele controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações.

Worms Depois que o worm contamina o sistema, ele se desloca sozinho. O grande perigo dos worms é a sua capacidade de se replicar em grande volume.

Worms Por exemplo, um worm pode enviar cópias de si mesmo a todas as pessoas que constam no seu catálogo de endereços de email. E os computadores dessas pessoas passam a fazer o mesmo, causando um efeito dominó de alto tráfego de rede que pode tornar mais lentas as redes corporativas e a Internet como um todo.

Worms Uma subclasse de vírus. Um worm geralmente se alastra sem a ação do usuário e distribui cópias completas (possivelmente modificadas) de si mesmo através das redes.

Worm Um worm pode consumir memória e largura de banda de rede, o que pode travar o seu computador.

Worms Como os worms não precisam viajar através de um programa ou arquivo "hospedeiro“.

Worms Eles também podem se infiltrar no seu sistema e permitir que outra pessoa controle o seu computador remotamente.

Proteção Use um Firewall de Internet. Obter atualizações para o computador. Windows XP Service Pack 2: contra crackers, vírus e worms. Usar um software anti-vírus atualizado.

Worms Exemplos recentes de worms incluem o worm Sasser e o worm Blaster.