April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo III Padrões GOF: State Professores Eduardo Bezerra –

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April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo III Padrões GOF: State Professores Eduardo Bezerra – Ismael H F Santos –

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 2 Ementa Padrões – Parte V State Memento Command

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 3 Craig Larman, Utilizando UML e Padrões, Ed Bookman Eric Gamma, et ali, Padrões de Projeto, Ed Bookman Martin Fowler, Analysis Patterns - Reusable Object Models, Addison-Wesley,1997 Martin Fowler, Refatoração - Aperfeiçoando o projeto de código existente, Ed Bookman Bibliografia

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 4 Livros Core Java 2, Cay S. Horstmann, Gary Cornell Volume 1 (Fundamentos) Volume 2 (Características Avançadas) Java: Como Programar, Deitel & Deitel Thinking in Patterns with JAVA, Bruce Eckel Gratuito.

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 5 Padrões Parte IV POO-Java

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 6 State POO-Java

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 7 State Intenção: permitir que um objeto altere seu comportamento quando seu estado interno mudar. Solução: criar uma hierarquia de classes separada para representar os estados de um objeto. Ligar estes objeto a seu estado utilizando composição.

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 8 State (estrutura) state request() Context state.handle(); handle() State handle() ConcreteStateA handle() ConcreteStateB

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 9 State (conseqüências) Localiza o comportamento de um estado específico e divide o comportamento por diferentes estados. O padrão State coloca todo comportamento associado a um estado em particular em um objeto. Assim, todo código de um estado específico fica em uma subclasse da classe State, podendo ser adicionados novos estados e transições; Faz a transição de estados explicitamente;

Julho 06 Prof(s). Eduardo Bezerra & Ismael H. F. Santos 10 State (aplicabilidade) Quando o comportamento de um objeto depende de seu estado, e este mesmo comportamento deve ser mudado em tempo de execução conforme as mudanças ocorridas em seu estado; Quando operações possuem comandos condicionais muito grandes, que dependem do estado do objeto. Este estado é usualmente representado por uma ou mais constantes enumeradas. Freqüentemente, muitas operações irão conter a mesma estrutura condicional. State coloca cada ramo dessa estrutura em uma classe separada. Dessa maneira, o estado do objeto pode ser tratado como um objeto.