INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades e Aplicações
Advertisements

PME Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
Grandezas luminotécnicas
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Prof.: Raphael Carvalho
Computação Gráfica: Aula8: Iluminação
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Visão Computacional Imagem: Reflexão
Tricromia e aditividade
COR.
Composição e Projeto Gráfico
ILUMINAÇÃO Conceitos Básicos prof. d´Avila.
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Instalações Elétricas Luminotécnica Juazeiro – Março 2011.
Faculdade de Engenharia Noções de Luminotécnica
Óptica Geométrica Samuel Saviski.
Disciplina: Métodos Instrumentais de Análise Física do Ambiente
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
Professor: Diones Charles
Teoria da Cor.
TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO
FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS Prof. Dr. Antônio Nuno de Castro Santa Rosa.

AULA 1 FUNDAMENTOS FÍSICOS DA LUZ
Visão Computacional Formação da Imagem
Computação Gráfica - Cor
Sistema Visual Humano Anatomia e Processamento de Sinais
Colégio Ari de Sá Cavalcante
Emissão e absorção de radiação
O N D U L A T Ó R I A.
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Introdução à Óptica Geométrica
Espalhamento de Luz Estático
Reflexão Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Ucpel-BCC
FÍSICA E PSICOFÍSICA - ondas -
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
LUZ.
Conforto Ambiental: Iluminação.
LUZ.
Sensoriamento visível ~ a Cor do Oceano
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Reflexão 1.ª Lei da Reflexão: o raio incidente, a normal à superfície de separação no ponto de incidência e o raio reflectido estão todos contidos no mesmo.
Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti
Centro Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ Pós Graduação em Informática na Educação Ana Paula Dagmar Suzi.
LUMINOTÉCNICA Introdução
Eletricidade e Instalações Elétricas
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
Visão Computacional Formação da Imagem Radiometria
Guido Stolfi 1/52 Elementos de Fotometria Televisão Digital Guido Stolfi – 4 / 2008.
Princípios da ótica geométrica
LUMINOTÉCNICA A apresentação a seguir foi baseada e adequada ao nosso curso da apresentação elaborada por Fernando O. Ruttkay Pereira, PhD Professor do.
Princípios da Óptica Geométrica
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
Comportamento e Natureza da Luz
Conteúdo do Curso Introdução. Conceito de Eficiência Energética.
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício
Introdução à Computação Gráfica Iluminação
Prof. Rodrigo Alves do Carmo
UV  A radiação ultravioleta visível provoca uma interação com a amostra, ou seja fornece energia para a amostra, fazendo com que os elétrons da amostra.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Linhas Elétricas – Iluminação Externa Prof. Vilmair E. Wirmond 2013 FONTE: Projetos Elétricos.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
NO 80% DA ATIVIDADE QUE DESENVOLVE O SER HUMANO PRECISA DE LUZ
LUIZ CARLOS CASTANHEIRA1 ILUMINAÇÃO. LUIZ CARLOS CASTANHEIRA2.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Iluminação em Museus Teoria da Luz e da Cor; Fotometria e Fontes Luminosas Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito,
Grandezas luminotécnicas
Transcrição da apresentação:

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I ENE 065 Prof.: Arlei Lucas de Souza Rosa

UNIDADE Iv

luminotécnica Luz “É uma modalidade da energia radiante que um observador verifica pela sensação visual de claridade determinada no estímulo da retina, sob ação da radiação, no processo de percepção sensorial visual” (Niskier, 2008). Resumindo: a luz é definida com ao radiação eletromagnética capaz de produzir uma sensação visual.

luminotécnica Luz A sensação psicofisiológica produzida pelas radiações luminosas visívieis traduz-se por uma impressão subjetiva de luminosidade e uma impressão de cor, as quais somente um processo de abstração mental pode separar e avaliar; A faixa de radiação eletromagnética detectada pelo olho humano se situa na faixa entre 380 e 780nm (do ultravioleta ao infravermelho)

luminotécnica Luz Radiações de menor comprimento de onda geram maior intensidade de sensação luminosa quando há pouca luz (crepúsculo, noite, etc.), enquanto as radiações de maior comprimento de onda se comportam ao contrário.

luminotécnica Luz

luminotécnica Grandezas e conceitos Fluxo Luminoso Intensidade Luminosa Iluminância Luminância

luminotécnica Fluxo Luminoso Símbolo: φ Unidade: Lúmen (lm) É a radiação total da fonte luminosa, definido como a quantidade de luz emitida por unidade de tempo; O lúmen é o fluxo luminoso dentro de um cone de 1 esferorradiano, emitido por um ponto luminoso com intensidade de 1 candela (cd).

luminotécnica Fluxo Luminoso Exemplos:

luminotécnica Intensidade Luminosa Símbolo: I Unidade: candela (cd) É definida como a potência da radiação luminosa emitida numa dada direção. Determinada pela razão do fluxo luminoso que sai da fonte luminosa e se propaga num elemento de ângulo sólido.

luminotécnica Intensidade Luminosa As fontes luminosas em geral não emitem a mesma intensidade luminosa em todas as direções, além da influênica da luminária utilizada. Para representar essa distribuição, utilizam-se diagramas polares, formando as curvas de distribuição de intensidade luminosa. Geralmente essas curvas são construídas para uma referência de 1000 lm. Caso o fluxo seja diferente basta referir os valores.

luminotécnica Intensidade Luminosa As Curvas Fotométricas representam a distribuição espacial da intensidade luminosa de uma lâmpada refletora ou de uma luminária numa determinada superfície.

luminotécnica Intensidade Luminosa Curvas Fotométricas

luminotécnica Intensidade Luminosa Exemplos

luminotécnica Iluminância (Iluminamento) Simbolo: E Unidade: lux (lx) É definida como a densidade de fluxo luminoso, ou seja, a relação entre o fluxo luminoso e a superfície sobre a qual incide. Pode ser expressa através da seguinte equação:

luminotécnica Iluminância (Iluminamento) Para fontes puntiformes (dimensões pequenas em relação à distância de análise), a iluminância é inversamente proporcional ao quadrado da distância: Exemplos

luminotécnica Luminância Símbolo: L Unidade: cd/m2 É a intensididade luminosa de uma superfície (luminosa ou iluminada) emitida (ou refletida) numa dada direção. É a medida da sensação de claridade percebida pelo olho humano. Seu valor é obtido dividindo-se a intensidade luminosa da superfície pela sua área, ou seja: O limiar de percepção humano é da ordem de 10-5 cd/m2

luminotécnica Luminância

luminotécnica Luminância Como é dificil medir a Intensidade Luminosa, pode-se recorrer a outra equação: Onde: ρ = refletância ou coeficiente de reflexão; E = iluminância sobre a superfície.

luminotécnica Luminância Refletância (ρ) de materiais e cores