Por Silvia Ribeiro Calbo História e mitos Trajetórias Composição e estrutura Cometas principais Cometas atuais Chuva de meteoros Exploracao espacial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sistema Solar.
Advertisements

O sistema solar.
Planetas, Satélites, Cometas e Asteróides.
Sistema Solar.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Físico Química Grupo: Roberto Rolo Nº17 Suzana Matos Nº19 Verónica Boas Nº 21.
Asteróides Um asteróide é um corpo menor do sistema solar, geralmente da ordem de algumas centenas de quilômetros apenas. É também chamado de planetóide.
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC
Oceanos além da Terra Por Silvia R.Calbo Vênus pode ter tido oceanos? Marte teve vida ? Candidatos atuais a terem oceanos: Europa de Júpiter Titã.
Observatório do CDCC - USP/SC
Estrelas Cadentes Joseana S. Soares Joseana S. Soares.
O SISTEMA SOLAR Prof. Leonardo Gama.
Ivo Lindim, Mário Sanca & Tiago Silva
Biodiversidade O que é Biodiversidade?.
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Uma Visão Geral do Universo
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
TELEMONTE COLETA E TRANSPORTE LTDA
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
UMA CRIAÇÃO INTELIGENTE E PERFEITA de (+/-) 14 Bi de anos
Introdução à Astronomia
Órbitas e trajetórias De sondas espaciais Fonte:.
Observatório Dietrich Schiel
Por: Caio B. G. Carvalho Tamanho: 2,9m de extensão (antena maior). Peso: 258kg. Peso no lançamento (sonda mais foguete): kg. Velocidade final.
O Sol.
GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?
Sistema Solar.
Por Sílvia Ribeiro Calbo - responsável : Barão von Zach Posteriormente o grupo aumentou para 24 pessoas espalhadas pela Europa. Esforço cooperativo.
Constituição do Sistema Solar
O Sistema Solar teve origem há cerca de 4600 milhões de anos.
Escola Secundária de São João da Talha
Os Astros O Sistema Solar.
PROFESSOR OSMAR WILLANS
Descubra dez curiosidades sobre o sol
Saturno Escola E.B 2,3 Dr. José De Jesus Neves Júnior. Disciplina: Ciências Físico-químicas. Trabalho Realizado Por: Catarina Perez Nº6 Humberto Neto Nº13.
Profa. Gabriela Soares Traversi
Até 2006, Plutão foi considerado um planeta principal do Sistema Solar, mas a descoberta recente de vários corpos de tamanho semelhante e, em alguns.
Eventos Celestiais Tamara Galindo Ferlin
Professora: Marise Rabelo
Revista Eletrônica Evair 6ºano B.
O SISTEMA SOLAR.
A espaçonave NEW HORIZONS. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA.
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
AMÉRICA LATINA.
Os astros. Os astros Astros O Universo é constituído pelo Espaço e tudo o que nele existe. Os astros são os corpos celestes que existem no Espaço.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
Giovanna Arêdes Machado Ileck
Sistema Solar.
A Terra e o Universo. Geografia – 1º ano do Ensino Médio Professoras: Beatriz Pias Roselane Costella.
Patric Santana Silva nº 16
Tsunamis vs Terremotos
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
Consequências da Poluição Marinha O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial.
Sistema Solar A Terra, a Lua e o Sol fazem parte do Sistema Solar.
Vamos viajar pelo Espaço!!!
Sistema Solar.
Erik dos Santos Fernandes
Escola Secundária Padre Benjamim Salgado Ciências Físico-Químicas Projecto SEF Ano lectivo 2009/2010 Ana Rita José Fernandes.
Ciências Naturais – 8.º ano
Júpiter, o Planeta Soberano
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
América Pré-colombiana
Sessão Astronomia. Sessão Astronomia Chuva de Meteoros Geminídeos
A espaçonave NEW HORIZONS CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA. PRISCILA DA SILVA MENDES
O SOL. O SOL OS PLANETAS MERCÚRIO Próximo ao Sol. Não apresenta atmosfera. Temperatura 400°C a – 100°C VÊNUS Atmosfera densa com gás carbônico. Presença.
A Terra, um Planeta muito especial
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Perseidas.
Transcrição da apresentação:

Por Silvia Ribeiro Calbo

História e mitos Trajetórias Composição e estrutura Cometas principais Cometas atuais Chuva de meteoros Exploracao espacial Futuras missoes

O cometa de 79 foi culpado pela erupção do Vesúvio que Destruiu as cidades de Pompéia e Herculano. Esteve no visível quando os ingleses e franceses guerreavam. Os franceses venceram uma batalha e o cometa foi segundo eles, um sinal que os favoreceu.

O cometa Halley de 1456 foi chamado de “ um aviso celeste” da invasão de Constantinopla pelos turkos. Japan's First Deep Space Mission Comet Halley O cometa de 79 foi culpado pela erupção do Vesúvio que destruiu as cidades de Pompéia e Herculano. O cometa de 1655 teria sido o responsável pela peste negra que matou 90 mil pessoas em Londres. O cometa Halley de 1835 foi o associado as guerras que ocorreram em Cuba, México, Equador,América Central, Peru, Argentina e Bolivia. A apariçao do Halley em 66 teria sido uma “aviso”da queda de Jurusalém em 70.

Venderam pílulas contra a contaminação da Terra pela cauda do Halley em 1910

Composto por gelo, poeira, dióxido de carbono, amônia e metano.

Lançada em 2 de julho de 1985 Pesando 960 Kg Fly-by pelo cometa Halley em março de 1986 Fly-by pelo cometa Grigg-Skjellerup Julho de 1992 a 200 Km Sobrevoou o cometa a uma distância de 596 Km

80 % do material ejetado pelo cometa era composto por água. Encontrou jatos que liberavam 3 toneladas/s de material! Superfície do cometa está coberta por matéria orgânica

Maior cauda jamais observada num cometa, estendendo-se por 100 graus Atingiu magnitude 0

Foi o cometa mais brilhante desde 1976 Diâmetro de aproximadamente 40 Km Atingiu magnitude -1 Cometa Hale-Bopp – C/1995 O1

Lançamento – Fev de 1999 Encontro – Jan de 2004 Retorno p/ Terra – Jan 2006

toneladas de partículas de poiera de cometas e asteroides caem na Terra por ano A todo segundo bilhões de partículas de poeira caem na Terra

4 Descoberto em Janeiro de 2001, o cometa C/2001 A2 (LINEAR) passará muito próximo da Terra em 1º de julho de a 36 milhões de Km. Magnitude estimada +10

Cometa periódico descoberto em 30 de novembro de 1911 pelo francês Alexandre Schaumasse. Com um período de 8 anos, o cometa não ultrapassará a 10ª magnitude. Seu periélio será em 2 de maio quando alcançará magnitude 10,2.

Tamanho de U.A.