Nostradamus ® Estimativa em projetos de software.

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Transcrição da apresentação:

Nostradamus ® Estimativa em projetos de software

2 Equipe Álvaro Alencar Barbosa Palitot Bruno José Torres Fernandes Bruno Rodrigues Diana Rúbia Rodrigues Ricardo Emílio Georges Saad Neto Felipe Guedes da Fonte Andrade Glaucia Boudoux Peres Leonardo Menezes Manoel Gilvan Calou de Araújo Sá Filho Renata de Avelar Alchorne Thiago Miranda Amorim Silva Thiago Rodrigues Cavalcanti

3 Reflexão... “O número, à medida que quantifica, é o princípio da ordem e da harmonia. A realidade é absolutamente objetiva e comensurável e o uso dos números para explicá-la evita o dissenso e a controvérsia.” (Pitágoras de Samos, 572?-510? a.c.) “ Não se consegue controlar o que não se consegue medir” (Tom DeMarco, Controlling Software Project, Yourdon Press 1982)

4 Roteiro Plano de Iteração Documento de Arquitetura Documento de Requisitos Objetivos

5 Apresentar o resultado da iteração de concepção e planejamento de elaboração : –Documento de Requisitos: descrição dos requisitos funcionais; –Documento de Arquitetura: arquitetura e plataforma do sistema; –Plano de Iteração: apresentação do cronograma a ser seguido na primeira iteração.

6 Documento de Requisitos Visão geral do produto –Perspectiva –Funções –Descrição dos usuários Premissas e restrições Requisitos do software

7 Conceitos COCOMO II; Pontos de Função; Pontos de Caso de Uso; Wideband Delphi.

8 Requisitos do software (1/4) [RF001] Calcular o esforço de um projeto utilizando Pontos de Função;

9 Requisitos do software (2/4) [RF002] Calcular o esforço de um projeto segundo COCOMO II;

10 Requisitos do software (3/4) [RF005] Criar uma estimativa; [RF006] Abrir uma estimativa; [RF007] Guardar estimativa;

11 Requisitos do software (4/4) [RF004] Calcular o esforço de um projeto utilizando Wideband Delphi (2ª Iteração); [RF003] Calcular o esforço de um projeto utilizando Pontos de Casos de Uso (2ª Iteração);

12 Documento de Arquitetura Objetivos Princípios da Arquitetura Modularidade Manutenibilidade Extensibilidade Reusabilidade Visão Geral Interface Gráfica Negócio Dados

13 Internet Arquitetura Páginas ASPX – Código HTML – Scripts JavaScript Interface Gráfica

14 Arquitetura Internet Information Services Internet Comunicação

15 Arquitetura Internet Responsável por toda validação e lógica do sistema; Atende solicitações da interface gráfica; Realiza solicitações para a camada de Dados. Camada de Negócios

16 Arquitetura Internet Envia comandos para a persistência dos dados; Banco de Dados MySQL, utilizado no DOT PROJECT. Camada de Dados

17 Visão Lógica Interface Gráfica DADOS NEGÓCIO Páginas ASPX Fachada Classes Básicas Classes de Negócio Coleções de Dados (Repositórios) SGBD (MySQL) Fachada de Dados Projeto páginas para Web Projeto biblioteca de Classes

18 Plano de Iteração AtividadeInícioFim Modelagem do Negócio (UML) e Arquitetura 31/05/200506/06/2005 Análise do Projeto 06/06/200513/06/2005 Implementação dos Requisitos selecionados para a 1ª Iteração. 14/06/200523/06/2005 Testes e Elaboração de Solicitações de Correção. 22/06/200523/06/2005

19 Referências

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