Os desastres no Universo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ACÇÃO DE FORMAÇÃO ASTRONOMIA IV
Advertisements

O que existe no Universo
Comunicações Via satélite
O SÉCULO XX Depois da conquista da Lua... O próximo passo lógico ... um outro desenvolvimento tecnológico Primeiro desenvolvimento humano.
20 ANOS DO ÔNIBUS ESPACIAL "Shuttle" ? em inglês: “Space Shuttle” lançadeira, que vai e vem transportador expressão: “Ônibus Espacial" Columbia.
A chegada do Homem a Marte por Aldo Loup Interior da cápsula do “Columbiad”
Sessão Astronomia Especial MISSÃO LUA PARTE II - III.
Corrida para o Espaço Parte1 : Do início à Lua Por Raphael Moraes.
Socialismo.
Ônibus Espacial Challenger Um desastre de ética e segurança
Constituição da Avaliação
O Planeta Branco Miguel Sousa Tavares.
UNIVERSO: Formação do Universo Professor António Nunes
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Deus em nossas vidas By
O Planeta Branco Miguel Sousa Tavares.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Conhecendo o universo Professor João luiz

Centro de Divulgação da Astronomia
Satélites de Comunicação
SATCOM GLOBALCOM S.T.C. 5 DR3 Sérgio David
Ciências Naturais – 7.º ano
Lançados em 2003, a missão MER consiste em dois robôs Rover idênticos, concebidos para cobrir, cada um, mais de 100 metros por dia de solo marciano. Cada.
Apollo 11 Viagem a Lua.
A chegada do homem A lua!.
Tema 2 – O Universo e a Terra
SATELITES DE COMUNICAÇÃO
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Challenger Segurança e Ética Leonardo Cesar Schurt Nilo Leandro Juchem
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica! OBA 2011.
Jorge Plácido | Vasco Carlos | Sónia Almeida | STC5 DR1 – 08 de Março de 2012 Sexta, 20 julho pág 1.
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Laboratório 1 Medidas e Incertezas Universidade Federal de Itajubá ICE – DFQ Disciplina de Metodologia Científica Em 3 de Dezembro de 1999, a sonda Mars.
Filipa Vicente TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO n Como o Homem tem conseguido explorar o Universo.
Sputnik Um pioneiro no espaço
Satélite de Comunicação Sputnik
SATÉLITE SPUTNIK CURSO: Técnicas de Organização de Eventos Formador: Hélder Alvalade Formanda: Manuela Ramalho Data: 18/10/2010 Módulo: STC5-DR 3 Sociedade,
Centro de Divulgação da Astronomia
Karin Talisin Targas  2011: lançamento do projeto  2013: inicio da seleção da tripulação.
Militares Satélite de Comunicação Hoje em dia todos os satélites são colocados em órbita carregados por um foguete ou em um compartimento de uma nave.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
Webquest: Viajantes do espaço!
Aqui está Senhoras e Senhores!!!
DESCOBRINDO O CÉU.
CDA - Centro de Divulgação da Astronomia

Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.
OS TRÊS ASTRONAUTAS : RAFAEL, RICARDO E GANZALES ACHAM UMA BOA IDÉIA IR AO ESPAÇO, E COMENTAM: NOS PODERIAMOS IR AO ESPAÇO SERIA MUITO INTERESSANTE.
A espaçonave NEW HORIZONS CENTRO DE DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA-OBSERVATÓRIO DIETRICH SCHIEL-USP. KAREN SILVA. PRISCILA DA SILVA MENDES
Vaivéns Foguetões Fatos Espaciais
Sondas pioneiras em ação Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.

GLONASS.
TELSTAR 1º SATÉLITE DE COMUNICAÇÃO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO Co-financiado pelo FSE e Estado Português.
A CIÊNCIA POR QUEM A ENSINA ASTROGEOLOGIA : CRATERAS NA LUA, MARTE E TERRA Rosa Soares - setembro de 2015.
AS NOVAS FRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO
A sonda norte-americana Mariner 4 foi a primeira a alcançar com sucesso a órbita de Marte em 1964, produzindo 21 imagens ALGUMAS MISSÕES JÁ ENVIADAS AO.
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
CORRIDA ESPACIAL.
ESTRUTURA DA TERRA CONTRIBUTOS PARA O SEU CONHECIMENTO ESTRUTURA DA TERRA CONTRIBUTOS PARA O SEU CONHECIMENTO.
Astronáutica no Brasil Centro de Divulgação Científica e Cultural.
A História da INTERNET.
1. Sondas Marcianas Rumo a Marte Jéssica Cristina Ramos
Janeiro D S T Q Q S S
Setembro 2009 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO
PLAYBOY Calendário SÓ MULHERÃO.
Transcrição da apresentação:

Os desastres no Universo Trabalho elaborado por: Marília Morgadinho Nº 17 Rafael Cardoso Nº 19 Soraia Santos Nº 23 Tiago Rodrigues Nº 24

Índice Introdução…………………………………4 Cronologia…………………………….......5 Apollo 1...................................................8 Vladimir Mikhailovich Komarov...............9 Apollo 13.................................................10 Challenger..............................................11 Columbia................................................12 Conclusão..............................................14

...Continuação... Bibliografia..............................................15

Introdução Com este trabalho pretendemos falar sobre os desastres que já aconteceram com os meios de locumoção na exploração espacial. Através desta apresentação iremos divulgar alguns dos principais acidentes que os diferentes países tiveram com os seus programas espaciais. Nesta apresentação destacamos também alguns acontecimentos dentro dos restantes.

Cronologia Outubro de 1960 - Noventa e uma pessoas morrem quando um foguete R-16 explode no centro espacial Baikonur, no Cazaquistão (União Soviética). Janeiro de 1967 - Três astronautas dos EUA - Virgil Grissom, Roger Chaffee e Edward White - morrem em um incêndio a bordo da Apollo 1 durante simulação de lançamento no Cabo Canaveral. Abril de 1967 - O cosmonauta soviético Vladimir Mikhailovich Komarov torna-se o primeiro homem a morrer no espaço. O pára-quedas de sua nave falhou no retorno e a nave caiu na Terra. Junho de 1971 - Três cosmonautas soviéticos morrem durante a reentrada na atmosfera, após 24 dias em órbita em um laboratório espacial. Foi um recorde de permanência. 18 de março de 1980 - Cinco técnicos morrem no Cosmódromo Plesetsk, da Rússia, quando um foguete Vostok explodiu durante reabastecimento. O incidente apenas foi anunciado em 1989. 28 de janeiro de 1986 - Sete astronautas dos Estados Unidos, incluindo uma professora, morrem a bordo do vaivém espacial Challenger, 72 segundos após o lançamento do Cabo Canaveral. 18 de abril de 1986 - Um míssil Titan, provavelmente carregando um satélite militar, explode pouco depois do lançamento na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. 3 de maio de 1986 - Foguete Delta levando um satélite climático de 57 milhões de dólares explode pouco depois do lançamento, no Cabo Canaveral. 22 de fevereiro de 1990 - O 36o foguete Ariane, da Europa, levando dois satélites japoneses, explode menos de dois minutos após partir de Korou, na Guiana Francesa. 7 de setembro de 1990 - Parte de um foguete Titan, dos EUA, cai de um guindaste e explode na Base Edwards da Força Aérea, mandando chamas de 45 metros de altura ao ar e matando uma pessoa. 18 de junho de 1991 - Foguete Prospector de 15 metros de altura, com 10 experimentos científicos da Nasa e de universidades, é destruído após desviar-se de seu curso ao ser lançado do Cabo Canaveral. 2 de agosto de 1993 - Foguete Titan 4, provavelmente levando um caro satélite militar espião, explode após lançamento da Base Vandenberg da Força Aérea.

…Continuação… 1o. de dezembro de 1994 - Foguete Ariane número 70, da Europa Ocidental, cai no Atlântico com o satélite de telecomunicações PanAmsat-3, de 150 milhões de dólares, após lançamento de Kourou, Guiana Francesa. 26 de janeiro de 1995 - Foguete Long March 2E, de projeto chinês, explode com um satélite de comunicações a bordo após lançamento de Xichang, no sudoeste da China. 23 de outubro de 1995 - Foguete Conestoga não tripulado, com 14 experimentos científicos, explode 45 segundos após o lançamento de uma instalação da Nasa na Virgínia. 15 de fevereiro de 1996 - Foguete levando um satélite de comunicações Intelsat 708 explode pouco após o lançamento em Xichang, na China. 20 de maio de 1996 - Foguete Soyuz-U levando um satélite de reconhecimento explode 49 segundos após o lançamento de Baikonur. 4 de junho de 1996 - Foguete europeu Ariane-5 explode 40 segundos após lançamento para seu vôo inaugural, a partir da Guiana Francesa. 20 de junho de 1996 - Foguete Soyuz-U explode após lançamento do campo de Plesetsk, com satélites de comunicação a bordo. 20 de maio de 1997 - Foguete russo Zenit-2 carregando um satélite militar Cosmos explode 48 segundos após lançamento. 12 de agosto de 1998 - Programa norte-americano de foguetes Titan é suspenso quando um Titan 4A explode pouco depois do lançamento. Foi um dos desastres mais caros. O custo do foguete e de sua carga de satélite militar foi estimado em mais de 1 bilhão de dólares. 27 de agosto de 1998 - Foguete Delta 3, com um satélite de comunicações, explode em uma bola de fogo de 225 milhões de dólares poucos depois do lançamento para seu vôo inaugural. 10 de setembro de 1998 - Falha de computador derruba um foguete ucraniano carregando 12 satélites comerciais, minutos após lançamento de Baikonur. 5 de julho de 1999 - Foguete russo Proton-K sofre problemas ao desvencilhar o motor e partes do propulsor e cai. Uma parte de 200 quilos caiu no quintal de uma casa particular. O campo de lançamento foi fechado temporariamente pelo Cazaquistão, que entrou em disputa com a Rússia por causa dos custos de limpeza e aluguel do local

…Continuação… 23 de setembro de 1999 - A nave da Nasa Mars Climate Orbiter, de 125 milhões de dólares, desintegra-se ao entrar na atmosfera de Marte por causa de confusões entre seus construtores sobre unidades métricas e inglesas. 28 de outubro de 1999 - Foguete russo Proton cai pouco após lançamento de Baikonur. Levava um satélite de comunicações. 3 de dezembro de 1999 - A sonda Mars Polar, da Nasa, perde contato com a Terra após chegar ao planeta vermelho. A missão custou 165 milhões de dólares. 15 de agosto de 2002 - Sonda Contour da Nasa, de 159 milhões de dólares, explode após deixar a atmosfera da Terra. A missão, iniciada em 3 de julho, tinha como objetivo chegar a cometas. 11 de dezembro de 2002 - Um foguete Ariane-5 da Agência Espacial Européia, que passara por melhorias, explode pouco depois do lançamento de Korou, na Guiana Francesa, destruindo dois satélites com valor estimado em 600 milhões de dólares no Oceano Atlântico. 1o. de fevereiro de 2003 - Vaivém espacial Columbia, carregando sete astronautas, incluindo o primeiro de Israel, desintegra-se sobre o Texas ao entrar na atmosfera, após missão de 16 dias.

Apollo 1 O foguetão Apollo 1 explodiu durante a fase de testes matando três astronautas que se encontravam no seu interior. Isto sucedeu em Janeiro de 1967.

Morte de Vladimir Mikhailovich Komarov Este Homem foi o primeiro ser humano a morrer fora do nosso planeta, pois o pára quedas da nave onde iria fazer reentrada falhou, sendo a nave destruída durante a descida.

Desastre do Apollo 13 A 13 de Abril de 1970, o foguetão Apollo 13, teve um problema relacionado com a pressão nos tanques de oxigénio líquido. Os astronautas tiveram de abortar a missão e conseguiram salvar-se devido a um módulo do foguetão que ainda funcionava correctamente. Neste caso não houve nenhum problema com os três tripulantes, que puderam sair ilesos.

Desastre do Challenger A 28 de Janeiro de 1986, o vaivem espacial Challenger desintegra-se pouco após a descolagem causando a morte dos sete tripulantes. Este acontecimento fez com que os vaivens deixassem de ser usados durante alguns anos, voltando a usar-se os foguetões.

Columbia A 10 de Fevereiro de 2003 o vaivem Columbia desintegra-se durante a reentrada, matando os sete tripulantes. Este acidente deveu-se ao facto de um painel de cerâmica do vaivém se ter soltado durante a reentrada.

...Continuação... Mais recentemente, já houve outros problemas com os paineis de cerâmica dos vaivens, que tiveram de ser reparados no espaço. Isto deve-se principalmente ao facto de os vaivens serem reutilizados, tendo atravessar diversas vezes a nossa atmosfera, o que, a longo prazo, os deixa muito danificados e a necessitar duma revisão mais aprofundada.

Conclusão Com este trabalho tivemos o objectivo de falar sobre os desastres que aconteceram aos foguetões e aos vaivens ao longo dos tempos. Estes desastres ceifaram a vida de muita gente e impediram a exploração durante largos períodos de tempo. Este foi o trabalho que pudemos fazer. Esperamos que tenha gostado.

Bibliografia www.wikipedia.pt