Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vírus.
Advertisements

Prof. Carlos Roberto das Virgens
Vírus.
Você ACHA que está seguro? Daniel Marques Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), Brasil
SEGURANÇA NA REDE.
GERENCIAMENTO DE REDES
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Desenvolvimento de estratégias de segurança e gerência
Firewall.
Segurança Completa, como nehuma outra solução tem.
Configuração do Outlook 2007
Códigos Maliciosos <Nome> <Instituição> < >
Escritório Virtual Londrisoft Informática
Modelo de Segurança para Ambientes Cooperativos
Segurança na Internet e
Aurélio V. Schuelter Ameaças Virtuais Aurélio V. Schuelter
Fundamentos de Segurança da Informação
O AhnLab V3 Internet Security reúne as principais ferramentas de segurança em um só pacote, sendo eles antivírus, firewall, antispam e filtro de navegação.
Segurança de Redes Wayne Palmeira.
O que é o .
Códigos Maliciosos Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Protocolos e o Modelo OSI
Segurança em Computadores
1.4 – Sistemas de Detecção de Intrusão Conceitos; Arquitetura; Técnicas; Classificações;
Prof. Daniel Gomes Soares Adaptação: Juarez Vinícius Miglioli
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Fernandes Gonçalves Redes de Computadores.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Conceitos de Segurança em Redes
Tópicos Avançados em Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Firewall Luidi V. A. Andrade. Firewall  Um firewall protege rede de computadores de invasões hostis que possa comprometer confidencialidade ou resultar.
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
I7 Informação TecnIC 7.º/8.º anos Medidas básicas de proteção do computador.
Segurança Online e Offline
Kaspersky Lab Um dos maiores fabricantes de software de segurança do mundo.
Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Capítulo 8 Programas Maliciosos.
Mecanismos de Segurança Luís Santos nº 11 Luís Silveira nº 12.
Segurança na Internet ou Intranet Etapas essenciais para atingir “alguma” segurança Professor: Olidio Noa Mandlate
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
Grupo 1 Catarina Moita Marisa Solheiro Rui Vilas Tiago Pires Maria João Contas Mestrado em Ciências da Educação – Edição 5 Internet e Educação Tema: Segurança.
Segurança em Redes Sociais
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
Prof. Antonio Felicio Netto
FIREWALL.
Noções básicas sobre segurança e computação segura
PROF PAULO MAXIMO, MSc com INFORMÁTICA 4 4.
MVP Virtual Conference 2013 Desktop Seguro Luciano Lima CISSP / MVP Enterprise
Gustavo e Thiago – 3H15 Técnicas de Defesa AgendaTécnicasClassificaçãoDadosConclusão Agenda -Técnicas; -Classificações; -Dados/gráficos; -Conclusão.
Informática Industrial N8INF
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
OLÁ! Ao longo desta apresentação vais saber algumas regras de segurança na internet.
Módulo I – Softwares: Vírus de Computadores Parte II Prof.: Rogério Morais.
NOME: LARA e LAUREN DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFESSORA: REGIANE
Administração de Servidores de Rede Prof. Jeison Cabral.
S EGURANÇA O NLINE E O FFLINE. T ÓPICOS A Internet hoje… Transações financeiras Compras Comunicar Precauções Senhas e Códigos Dados pessoais Instalação.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Objetivos: - Identificar procedimentos de segurança na web: antivírus - Criar conta de num.
V ÍRUS & S PYWARE A NTIVÍRUS & A NTISPYWARE. V ÍRUS Em informática, um vírus de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que,
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Apresentação do Projeto Tiago Alves SERVIÇO NACIONAL DE.
Segurança da Informação Anderson Lara Éder Klister Igor S. Oliveira Sharles Magdiel.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Henrique Rippel SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário de Andamento II Henrique Rippel SERVIÇO NACIONAL.
“Ferramentas de combate a softwares maliciosos”
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul
Transcrição da apresentação:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof. Dartagnan Farias Segurança em Redes de Computadores Introdução

2 Ferramentas de combate softwares maliciosos

3 Objetivo  Analisar ferramentas de combate a softwares maliciosos proporcionando o entendimento dos procedimentos fundamentais para segurança das estações de trabalho.

4 Ferramentas  Anti-Vírus  Firewall  Anti-Spam  Anti-Spyware

5 Anti-Vírus  Programas concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computadores ◦ Grande variedade no mercado; ◦ Diferenças estão nos métodos de detecção, preço e funcionalidades; ◦ Podem ser de uso doméstico e corporativo.

6 Anti-Vírus ◦ Opções gratuitas e pagas; ◦ Camadas a mais de proteção oferecidas nas versões pagas; ◦ Suporte técnico realizado por uma equipe especializada.

7 Firewall  Mecanismo que atua como “defesa” de um computador ou de uma rede, controlando o acesso ao sistema por meio de regras de filtragem de dados.  Filtragem de pacotes ◦ Endereços IP podem transmitir/receber dados.  Firewall de aplicação (proxy) ◦ SMTP, FTP, HTTP, avalia o número da sessão TCP dos pacotes.

8 Anti-Spam  Spam é o termo usado para referir-se aos s não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. ◦ Correntes, boatos e lendas urbanas; ◦ Propagandas, pornografia; ◦ Ameaças, brincadeiras, difamação; ◦ Códigos maliciosos, fraudes.

9 Anti-Spyware  É um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.  Os anti-spywares são programas cujo objetivo é tentar eliminar do sistema, através de uma varredura, spywares, adwares, keyloggers, trojans e outros malwares.  As funções destes programas são semelhantes as dos anti-vírus, deve-se ter cuidado para não confundi-los.

10 Tipos de arquivos perigosos  ula_1/arquivosperigosos.pdf ula_1/arquivosperigosos.pdf

11 Vírus, Spyware, Ataques...  Exclusivos do Windows?

12 Conclusões  Para manter o computador livre da ação dos códigos maliciosos existe um conjunto de medidas preventivas que é necessário adotar.  Estas medidas incluem manter os programas de prevenção instalados com as versões mais recentes e com todas as atualizações disponíveis aplicadas e usar os mecanismos de segurança adequados.

13 Atividade prática  Ativar a máquina virtual do windows 7 disponível em: Ms/Win7_32bits.rar Ms/Win7_32bits.rar  Instalar e configurar uma das ferramentas listadas em: ula_1/antivirus.txt ula_1/antivirus.txt  Acessar sites maliciosos e instalar softwares pouco confiáveis para avaliar a eficiência da ferramenta;

14  Exemplos de sites disponíveis em: ula_1/sites.txt ula_1/sites.txt  Gerar um manual documentando a configuração de segurança da ferramenta escolhida em formato PDF para ser disponibilizado aos colegas;  Entrega por  Entrega: próxima aula. Atividade Prática