DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GUERRA FRIA.
Advertisements

As origens do mundo atual
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL
O Zimbábue passa por uma grave crise política, após as eleições que colocaram à prova o poder do presidente Robert Mugabe, homem- forte que governou o.
A descolonização da África
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
Descolonização da África e da Ásia
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
Recuperação Trimestral
AULA DE RECUPERAÇÃO ANUAL 2009
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Coexistência pacífica (1953 a 1960)
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
Modelos de Vida, hoje….
Modelos de Vida, da nossa história…
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
Multimídia em aulas de História
Regimes totalitários na Ásia
PODER PARALELO.
A DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
África.
ÁFRICA.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Os primeiros movimentos de independência
CONFERÊNCIA DE YALTA 1945 (EUA, INGLATERRA e URSS):
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
Conflitos quentes da Guerra Fria
Professor Edley
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
O místico.
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS
Conflitos Nacionais na África.
ÁFRICA.
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA Págs. 100 à 104.
Revolução Russa.
Colonização Africana Colonização Africana.
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Revisão Cap. 41 e 42.
Descolonização afro asiática
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
1960: China e URSS rompem relações
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Prof. Natania A Silva Nogueira
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
Rússia e Europa Oriental
Descolonização Afro-asiática
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Transcrição da apresentação:

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA REVISÃO DE HISTÓRIA DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA

1) Foi após a que período da história que se deu o enfraquecimento das potências imperialistas? R: 2ª Guerra Mundial. 2) Qual a tática de domínio dos ingleses sobre os indianos e africanos? R: Dividir para conquistar. 3) O que foi a Marcha do Sal? R: Hindus que protestaram contra a lei inglesa que proibia o povo de extrair sal de seu próprio país. 4) No que consistia o princípio de não-violência? R: Consistia na resistência pacífica proposta por Gandhi.

5) . “O Colonialismo na África havia criado fronteiras artificiais que não respeitavam as diferenças étnicas africanas, juntando em um único país etnias diferentes e muitas vezes rivais”. Referente ao texto acima, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo. ( ) Apesar das diferenças, era consenso que o continente retomasse sua autonomia política. ( ) Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os povos africanos intensificaram o processo de conscientização de sua própria identidade étnica e cultural. ( ) Com as fronteiras artificiais não houve conflitos. ( ) Hoje o continente africano é um continente que está em paz, ou seja, não há nenhum conflito armado.

6) No colonialismo, o que eram as fronteiras artificiais? R: Não respeitavam as diferenças étnicas, culturais e religiosas, colocavam todas essas pessoas em um mesmo território. 7) O que quer dizer Terceiro Mundo? R: Se refere aos países mais pobres do planeta. 8) O que ficou decidido na Conferência de Bandung? R: Não alinhamento aos EUA e à URSS, e ajuda mútua contra as agressões imperialistas. 9) Quais as formas de preconceitos vividas pelas pessoas da África do sul, em relação ao regime do Apartheid?

R: Holandeses e ingleses viviam separados da maioria da população de etnia africana, os africanos eram impedidos de exercer direitos civis e políticos. 10) Qual a participação de Nelson Mandela na luta contra o regime do Apartheid? R: Da prisão, ele liderou o processo de negociação que extinguiu o Apartheid. 11) O que significa a expressão Apartheid? R: Separação.

12) Como era a situação da China até o início do século XX? R: Era um país atrasado econômica e socialmente. 13) Quem eram os Kuomintang? Qual forma de governo eles derrubaram na China? R: Partido Nacional do Povo / Monarquia. 14) Qual era o objetivo do PCC ( Partido Comunista Chinês)? R: Implantar o socialismo na China. 15) Explique o que foi a Longa Marcha? R: Retirada estratégica do exército Vermelho, onde percorreram 10 mil quilômetros a pé pela China.

16) Nome do líder que comandou a Longa Marcha? R: Mao Tse-tung. 17) “(...) o Exército Popular de Libertação (EPL) não apenas controlou o Partido Comunista como estabeleceu os caminhos da Revolução Cultural Chinesa. Segundo a Revolução Cultural, o objetivo dos revolucionários era combater os Quatro Velhos. Quais são esses “Quatro velhos”? R: Velhos costumes, velhos hábitos,velhas ideias e velha cultura.

18) Relacione o conteúdo estudado de acordo com a Revolução Chinesa: (1) Livro Vermelho (2) Longa Marcha (3) Mao Tse-tung (4) Revolução Cultural ( ) Principal liderança do PCC. ( ) Intelectuais considerados aliados do “imperialismo internacional”. ( ) Retirada estratégica do Exército Vermelho. ( ) Princípios revolucionários e anticapitalistas.

19) O que pretendia a Revolução Cultural? R: Massificar os princípios e as conquistas do comunismo chinês, utilizando-se do fervor revolucionário e aumentando a participação popular. 20) Quem eram os preferidos de Mao Tse-tung, para a assimilação do conteúdo do Livro Vermelho? Por quê? R: Os jovens. Tem menos resistência a mudanças. 21) O que acontecia com aqueles que não se enquadravam no regime comunista? Quais os mais perseguidos? Por quê?

R: Eram perseguidos e mandados para campos de concentração R: Eram perseguidos e mandados para campos de concentração. Os intelectuais, pois estes, percebiam a manipulação do regime comunista. 22) Qual o objetivo dos EUA com a China em 1972, com a visita do presidente Richard Nixon? R: Isolar a URSS. 23) Qual foi a importância da aproximação com os Estados Unidos para a modernização da China? R: Modernização industrial, o aumento do consumo interno, o desenvolvimento da agricultura e a criação de empregos.

24- Por que após a morte de Mao Tse-tung em 1976, vários jovens vão estudar nos EUA? R: Conhecimento das técnicas ocidentais, principalmente, para a extração do petróleo. 25) Por que em 1989, um jovem estudante fica na frente dos tanques na Praça Celestial da Paz? Qual era o seu objetivo? R: Chamar a atenção das autoridades mundiais. Que seu país se tornasse mais democrático.