OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO RIO DOS SINOS 2:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
Advertisements

PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus
BIOMAS BRASILEIROS.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Renaturalização de cursos d’água
A importância da Mata Ciliar
Pantanal   O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma planície, (terras mais baixas) rodeada por áreas de relevo mais.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
As Florestas e a sua preservação.
O PANTANAL É um ecossistema único no mundo que cobre uma grande área como que metade da França. A palavra Pantanal pode se traduzir como Pântano, em.
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
A água e a biodiversidade
Encontro Fluminense de Arborização Urbana
HIDROLOGIA.
4º Ano Professora Alessandra Stock
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
RESÍDUOS.
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
A Questão Ambiental.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Escola : E.E. Dona Consuelo
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
REGIÃO NORTE - AMAZÔNIA CLICAR RONDÔNIA QUE UMA VEZ SE CHAMOU TERRITÓRIO FEDERAL DO GUAPORÉ.
Ciclos Biogeoquímicos Globais
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
clique no mouse para passar as telas
Problemas Ambientais.
EUTROFIZAÇÃO.
Conservação e Preservação
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Desmatamento Prof. Regis Romero.
E. M. E. F . Ilza Molina Martins
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
BIOMAS DO BRASIL.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
Lei 6902/81 Bruno Custódio Bruno Ribeiro Felipe Bernini
Reinaldo Bozelli Universidade Federal do Rio de Janeiro
Geologia, problemas e materiais
Arroios de Santa Maria do Butiá Lomba Grande _ Novo Hamburgo/RS
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
FATORES QUE AFETAM A EVOLUÇÃO DOS ECOSSISTEMAS
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
Água – fundamental para vida.
Curso de Ciências Biológicas Ecossistemas do ES Professor: Danilo Camargo 25 de Março de 2013 Rios do Espírito Santo.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Professora Manuela Cardoso
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Poluição dos Recursos Hídricos
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Prof: Ana Margarida S. Belo
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Nosso planeta é formado por elementos Bióticos e Abióticos
Transcrição da apresentação:

OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO RIO DOS SINOS 2: 1. Destruição dos banhados 2. Expansão da Agricultura e da Pecuária 3. Barragens Clandestinas Formatação : Professora Denise de Souza Severgnini

1. Destruição dos banhados

Os banhados são ambientes naturais alagados, de modo temporário ou permanente, onde habitam plantas e animais adaptados à vida sob a influência da água. Inúmeras espécies de plantas aquáticas, peixes, anfíbios, répteis e aves, além de moluscos e insetos, entre outros, compõem uma biota exuberante típica destes ecossistemas. Em outras regiões do País são conhecidos como pântanos, brejos ou várzeas. Desempenham funções  importante como controle de inundações, carga e descarga de água subterrânea, proteção contra erosão, filtro natural de substâncias poluidoras, retenção de sedimentos, manutenção da diversidade biológica e locais de recreação, educação e pesquisa. Muitos ainda os consideram como áreas insalubres e sem utilidade, o que tem ocasionado sua destruição por aterros para obras de infra-estrutura, pela deposição de lixo e por drenagem para uso agropecuário.

a)Caracterização dos Banhados Os banhados formam-se em regiões planas resultantes de sedimentação e/ou encordoamentos paralelos à linha de costa, onde a água doce é represada e flui lentamente. A água que abastece os banhados provém de corpos hídricos próximos, como lagoas, lagunas e rios e/ou do afloramento do lençol freático (água subterrânea), por ocasião das estações chuvosas.

b)Importância dos banhados Embora menos de 6% da superfície terrestre sejam cobertos pelos ambientes alagáveis, (incluindo banhados, marismas, mangues e outros), estes contribuem com grande porcentagem da produção biológica global, desempenhando funções essenciais para a manutenção dos recursos hídricos. Os banhados possuem funções ecológicas importantes para a manutenção do equilíbrio das regiões em que se desenvolvem. Essas funções incluem a produção de alimentos, a conservação da biodiversidade, a sustentação das atividades pesqueiras, a contenção de enchentes, o controle da poluição e o potencial como áreas de recreação. Os processos ambientais mais importantes nesses ecossistemas são a geração de solo, a produção vegetal (produção primária) e a estocagem de nutrientes, água e biodiversidade.

c)Razões Para Conservar os Banhados

1. Os banhados estão entre os ecossistemas mais produtivos do planeta 1. Os banhados estão entre os ecossistemas mais produtivos do planeta. Sua produtividade, em termos de produção primária (de espécies vegetais) e secundária (de animais), é normalmente elevada, em comparação com outros ambientes, sendo considerados importantes ao mesmo tempo, como reservatórios e exportadores de matéria orgânica, nutrientes e biomassa.

2. Assim como a flora, a fauna dos banhados é abundante e diversificada, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Constituem-se, portanto, em importantes reservatórios de recursos genéticos.

3. Os banhados representam abrigos e áreas de alimentação, reprodução e crescimento de muitas espécies de ambientes vizinhos (rios, lagoas, matas...) e de outras regiões do planeta, como no caso das aves migratórias.

4. Na época das cheias, os banhados têm importante papel como filtro das impurezas carregadas pela água dos rios. Em banhados não estagnados, a carga poluidora é diluída, neutralizada e absorvida por vegetais como o aguapé, entre outros. Vale salientar a importância dessa função ecológica para o abastecimento de água potável em zonas urbanas e rurais e destacar, ainda, o papel de algumas espécies dos banhados como controladoras de pragas, mosquitos e doenças. Banhados são especialmente importantes nas proximidades de grandes centros urbanos, onde funcionam como áreas verdes de purificação e oxigenação do ar.

5. Regulam, ainda, o volume de água dos ambientes aquáticos na ocasião de grandes chuvas. Durante as cheias, os banhados contribuem significativamente para abrandar a velocidade das águas, favorecendo a deposição de nutrientes e o enriquecimento do solo e diminuindo a erosão das margens e o assoreamento de rios e lagoas. Além disso, absorvem o excesso de águas, evitando elevações excessivas do nível dos rios e reduzindo alagamentos em áreas urbanas.

6. Os banhados são grandes reservatórios de carbono, o elemento químico principal na composição física de todos os seres vivos. Atuam como fontes de carbono para a atmosfera terrestre, liberando o gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2) durante a decomposição e respiração dos organismos; ou como aprisionadores desse elemento na forma de CO2 durante a fotossíntese. Esses processos são importantes na composição de gases da atmosfera e em fenômenos globais, como o chamado "efeito estufa".

7. Banhados são áreas aptas a formas sustentáveis de lazer e recreação, proporcionando um contato direto e especial com a vida silvestre.

Banhados do Rio dos Sinos * Os banhados vêm sendo destruídos, cedendo espaço para a agricultura, depósitos de resíduos e ocupação do solo na forma de loteamentos e lixões. A função principal _ que é a manutenção do regime hídrico do Rio dos Sinos _ está sendo alterada, seja através de macro-drenagens realizadas buscando maior produtividade daquelas áreas, seja pela destruição da vegetação natural existente. As áreas mais atingidas situam-se nas porções altas dos Sinos, junto aos municípios de Caraá, Santo Antonio da Patrulha e Taquara. O implemento da lavoura irrigante ampliou os impactos ambientais junto aos banhados.

2)Expansão da Agricultura

2a. Expansão da Agricultura A ampliação contínua das áreas de cultivo ás margens do Sinos, principalmente do arroz, tem provocado a retirada de uma grande quantidade de água justamente em um momento crítico do ano, de dezembro a março.

Ocorre também a contaminação da água do Sinos Ocorre também a contaminação da água do Sinos. O uso de grandes quantidades de herbicidas e fertilizantes é acompanhado do perigo de contaminação dos animais (domésticos e silvestres,) e dos vegetais, além de apresentarem efeitos negativos sobre microorganismos do solo e a organismos de sangue frio. Isto contribui para distúrbios na cadeia alimentar e para o desequilíbrio dos ecossistemas.

A pulverização de algum desses produtos por aviões, assim como o destino das embalagens, que geralmente são enterradas, tendem a agravar o quadro, contaminando o lençol freático (água subterrânea).

2 b. Expansão da Pecuária A ampliação contínua das áreas de criação de animais às margens do Sinos, tem provocado a retirada de uma grande quantidade de árvores da mata ciliar .

Planejar uso da água do rio é fundamental para nós.

3. Barragens Clandestinas

A retirada de água de um rio- A interrupção do padrão natural de vazão afeta o aporte de nutrientes e consequentemente a produção primária local. A retirada de água interfere na exportação de materiais (sedimentos, detritos, nutrientes, zooplâncton e vegetação) para fora do rio. Ocorre alteração da composição da flora e da fauna, uma vez que as espécies regulam seu ciclo de vida a partir dos níveis de água.

A retenção exagerada de água pode contribuir para a alteração da qualidade do solo. A drenagem do sistema pode promover a acidificação do solo local. As barragens clandestinas no Sinos provocam efeitos em duas frentes. Além de reduzirem a vazão(saída) do rio, contribuindo para dificultar a captação de água nos municípios abaixo, também impedem a procriação dos peixes.

REPORTAGEM:: Reserva preserva animais em NH Correio do Povo (RS), 9 de julho de 2002 Área de banhados de 262 hectares na bacia do Rio dos Sinos equilibra as águas durante as cheias A Reserva Ecológica de Novo Hamburgo, com 262 hectares, se caracteriza pela diversidade de flora e fauna. A área abrange banhados nos bairros Canudos, Santo Afonso e Lomba Grande. A reserva tem, no total, 1,8 mil hectares, avançando pelos municípios de Campo Bom, São Leopoldo e Sapiranga. Ela está inserida no Sistema Estadual de Unidades de Conservação. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, biólogo Jackson Müller, os banhados que fazem parte da bacia do Rio dos Sinos têm a função de equilíbrio das águas durante as cheias e são importante reserva biológica. 'Representam ambientes de reprodução e identificação de espécies da fauna e da flora que precisam ser preservados', diz. O secretário explica que a formação dos banhados é decorrente da curva do Rio dos Sinos. O manancial nasce no município de Caraá e desemboca no Delta do Jacuí. Pesquisa realizada por equipe da UFRGS identificou nos banhados 87 espécies de aves, 32 de peixes, 19 de répteis, 13 de mamíferos e oito de anfíbios, além de diversos invertebrados. Entre as aves, se destaca a tachã, de 1,20m de altura. Entre os peixes, está o Cynolebias wolerstorffi, que coloca seus ovos na terra antes das secas e desaparece. Também foram identificados na reserva o jacaré-de-papo-amarelo, a capivara, o mamífero marsupial cuíca-d 'água, o bugio-ruivo, o tamanduá e o lagostim de água doce, além de diversas espécies de cobras. 'Ainda existem outras espécies desconhecidas', afirma o biólogo Müller. Conforme o secretário, o objetivo, com a inclusão da reserva no Sistema Estadual de Unidade de Conservação, é formar uma estação avançada de estudos de pesquisas científicas. A própria condição da área não viabiliza ocupações, já que o nível da água chega a subir 2 metros nas cheias. Existem projetos para que escolas promovam visitas, divulgando aos estudantes a diversidade biológica dos banhados. O secretário destaca que não é intenção, no entanto, transformar o local em parque urbano de visitação pública, pois isso provocaria impacto ambiental.

O RIO DOS SINOS É DE TODOS NÓS

. TEMOS QUE PRESERVÁ-LO!

Esta obra é de uso exclusivo para fins didáticos. Esta obra foi organizada pela professora Denise Severgnini,da EMEF Pres. Washington Luiz em 06/02/2009. As fotos aqui incluídas foram retiradas da Internet, e do acervo particular da autora e de diretora Maura Beatriz Krause. As textos aqui incluídos foram retirados de sites diversos da Internet e outros da autoria da professora Denise. Algumas imagens são ilustrativas não sendo da região abrangida pela bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Esta obra é de uso exclusivo para fins didáticos.