A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12"— Transcrição da apresentação:

1 ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
A HIDROSFERA ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12 O MOVIMENTO DA ÁGUA NA TERRA Desde que surgiu, a água está em constante movimento na natureza. Esse fenômeno é desencadeado pela energia do sol ou em razão da gravidade. Essa contínua circulação da água na Terra recebe o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico. Ainda que circule em vários estados físicos, a água em nosso planeta apresenta sempre o mesmo volume. 2. A DINÂMICA DOS RIOS E LAGOS Os rios e lagos são muito importantes para os seres humanos, que sempre procuraram permanencer perto dessas fontes de água. Algumas definições importantes: Rio: curso de água que se estende a partir de uma nascente até a sua foz. Afluentes: rios que deságuam em outros rios. Nascente: local onde um rio nasce ou começa. Foz: local onde um rio deságua. 3. REGIME DE UM RIO O volume e o nível das águas de um rio variam durante o ano, de acordo com a quantidade de água que provém das chuvas ou do derretimento de neve, dando origem as cheias e vazantes.

2 Grande parte dos rios brasileiros apresenta um regime que varia de acordo com a quantidade de chuvas que caem nas regiões que percorrem. Dessa forma, a partir deste critério, podemos classificar estes rios em temporários ou permanentes. 4. BACIAS HIDROGRÁFICAS Bacia hidrográfica ou bacia fluvial é a porção da superfície terrestre banhada por um rio principal e seus afluentes. O relevo possui importante papel na formação de rios e bacias hidrográficas pois: determina a direção do escoamento dos rios ao longo de encostas de morros, planaltos ou montanhas; as partes mais elevadas do relevo separam bacias hidrográficas (divisores de águas). 5. A IMPORTÂNCIA DAS ÁGUAS CONTINENTAIS As águas continentais são muito importantes para o sustento e o desenvolvimento da sociedade. Entre as principais formas de usos das águas continentais podemos destacar: uso doméstico transporte pesca agricultura indústria

3 6. POLUIÇÃO DAS ÁGUAS CONTINENTAIS
As reservas de água potável nos continentes estão diminuindo em razão do aumento do consumo, da irrigação de lavouras e da constante e intensa poluição dos rios, lagos e águas subterrâneas. Entre as principais formas de poluição das águas continentais podemos destacar: agrotóxicos e fertilizantes: a aplicação excessiva em lavouras polui as águas continentais com substâncias químicas tóxicas, que são carregadas pelas chuvas, podendo permanecer durante anos no ambiente. esgoto doméstico: nas cidades onde não há tratamento de esgoto, diariamente são lançadas toneladas de dejetos humanos e todo tipo de lixo nos rios e lagos. resíduos industriais: muitas indústrias no país não tratam os resíduos que produzem, lançando em rios e lagos materiais tóxicos como mercúrio e chumbo.


Carregar ppt "ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google