Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação Para Curso de Introdução a Engenharia Elétrica
Advertisements

Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
Coordenadas geográficas
Ondas Electromagnéticas
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
Redes de computadores: Meios de Transmissão
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ATÉ HOJE NÃO SE CONSEGUIU SEPARAR OS PÓLOS MAGNÉTICOS
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
Indução Eletromagnética
Capítulo 34 Ondas Eletromagnéticas
Meios Físicos Fibras Ópticas.
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
Capítulo 2 Parâmetros das Antenas
Capítulo 1 Dipolo Eletromagnético
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Fibras Óticas São usadas para carregar sinais digitais na forma de pulsos de luz modulados. Consiste de um cilindro de vidro, envolvido por uma camada.
Optoelectrónica, Lasers e aplicações
Os celulares vistos com outros olhos.
Radiodifusão: a quarta dimensão da propaganda*
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
PROE – Apresentação do programa
R Á D I O UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Capítulo 7 Antenas Diversas
Parâmetros normalizados Parâmetros normalizados Frequência normalizada Constante de Propagação Normalizada Contraste (abertura numérica)
Dipolo Eléctrico de Hertz
Bem-vindos ao “Mundo das Ondas”!!!
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Ondas Eletromagnéticas Formalismo Relativistico
Equações de Maxwell Prof. Luis S. B. Marques
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Índice Modulação Modulação - Portadora Modulação Amplitude Frequência
Um pouco de história… Maxwell (1831–1879) previa a existência de ondas electromagnéticas, idênticas às ondas luminosas. A sua teoria foi muito contestada.
RÁDIO.
Rádio A Rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas electromagnéticas como meio de propagação.
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
Bacharelado em Engenharia Civil
Letícia, Patrícia, Karen, Karoline.
Processo de Radiação A problemática do estudo de antenas consiste em calcular o Campo Elétrico e o Campo Magnético no espaço provocado pela estrutura da.
Fundamentos de Redes de Computadores
“Quem não vive para servir, não serve para viver.”
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
História do Rádio.
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
PROE Rad Radiação Aula 1 Introdução à Radiação Geração de Ondas Electromagnéticas Antenas de emissão – realizam a transição entre as ondas guiadas.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Redes I: Meios de Transmissão
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
PROE 1º Semestre 11/12 OBJECTIVO GERAL DA DISCIPLINA PROGRAMA CORPO
2.2.3 Bandas de radiofrequências
Aplicações do Eletromagnetismo
Redes de Computadores Transmissão de Dados Digitais André Moreira Março de 2007.
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Introdução a Propagação
Capítulo 3 Antenas.
ANTENAS INTRODUÇÃO.
RADIO DIGITAL DIAGRAMA GERAL
Parâmetros fundamentais das antenas
Conceitos Fundamentais I
Introdução ao estudo das
Dipolo Linear Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges.
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Capitulo 4.3 – Gravitação universal
1820 – Oersted verifica experimentalmente que uma corrente eléctrica cria um campo magnético. Até então, a electricidade e o electromagnetismo eram realidades.
Fenómeno óptico que ocorre quando a radiação que incide sobre uma superfície é reenviada para o mesmo meio de onde provinha. Meio 2 Meio 1.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Projeto Integrador I Professor: Marcelo da Silveira Siedler Aluno: Leonardo Martins Data 18/04/2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA PIBID/FÍSICA MOSTRA DE EQUAÇÕES ____________________________________________________________.
Transcrição da apresentação:

Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges Antenas Introdução Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges

Definição de Antena “... Uma antena de rádio pode ser definida como uma estrutura associada com a região de transição entre a onda guiada e uma onda no espaço livre, ou vice-versa..” Fonte: Antenas; autor John D.Kraus

Antena é uma região de transição entre uma onda guiada por numa linha de transmissão e uma onda no espaço livre.

Alguns tipos de Antenas Yagi Pyramidal horn Omnidirecional Parabólica Antenas Patch Log – Periódicas Helicoidal

Yagi São utilizadas geralmente em sistemas ponto a ponto.

pyramidal horn".

Parábolas

Omnidirecional São utilizadas geralmente em sistemas multiponto.

Log – Periódicas Antena utilizada em serviços onde necessitam uma grande largura de banda (BW). São utilizadas em enlaces ponto a ponto.

Antena Helicoidal Muito utilizada em GPS no controle de navegação, pois apresentam uma abertura compatível com o ângulo do sinal incidente dos satélite.

Um breve histórico da evolução das antenas

Coulomb, em 1785, estabelece a lei da atração das cargas. Pierre Simon, marquês de Laplace, em colaboração, em colaboração com d’Alembert, lança as leis mais elementares do eletromagnetismo.

Galvani, apresenta a pilha elétrica no ano de 1800.

O telégrafo desenvolve-se rapidamente com a convergência da várias contribuições; o código de Morse vem, então, viabilizar a transmissão de informação e a primeira linha telegráfica é montada, em 1844, entre Washington e Baltimore.

Na primeira metade do século XIX existe um avanço muito grande nas leis fundamentais: Oersted na Dinamarca. Biot, Savart, Ampère e o aluno preferido de Laplace, Poisson, na França. Lenz na Rússia. Henry na América. Ohm, Gauss e Weber na Alemanha. Faraday na Inglaterra.

Em 1873, O cientista Inglês James Clerk Maxwell lança seu livro "A Treatise of Electricity and Magnetism" Em 1887, Heinrich Hertz realiza a sua célebre experiência provando a propagação de ondas electromagnéticas O professor Édouard Brandly inventa em França um aparelho que detecta ondas de rádio, chamou-lhe "Radioconductor" mas tornou-se conhecido como "Cohesor".

Em 1899 Marconi transmite através do canal da Mancha E em 1901 através do Atlântico. usando, na emissão,uma antena cónica de 48 metros de altura, uma potência de cerca de 40KW e um comprimento de onda estimado por uns em 366 metros e poroutros entre 2000 e 3000, transmitiu a letra S em Morse em Dezembrodesse ano; em Newfoundland o velho papagaio, com um condutor de 150 metros, recebeu o primeiro sinal no dia 12 às 12 horas e 30 minutos.

Antena Cônica de Marconi Antena transmisora instalada por Marconi en Poldhu Antena Cônica de Marconi

...” Mas homem que conseguiu a primeira transmissão da voz humana, sem fio, ou seja pela irradiação de uma onda eletromagnética modulada com um sinal de áudio, foi o Padre ROBERTO LANDELL DE MOURA, em 03 de Junho de 1900, sendo que a distância entre o aparelho emissor e detetor foi de aproximadamente 8 quilômetros. Os pontos em que ocorreu a transmissão e a detecção do sinal, estavam localizados entre o bairro de Santana e os altos da Av. Paulista, na cidade de São Paulo, Brasil...”

Réplica do "Wave Transmitter"

A partir de 1920 inicia-se os primeiros estudos teóricos referem-se às condições e características de radiação de condutores de vários comprimentos de onda, o que parece lógico, pois nesse domínio partia-se dum suporte formal da teoria das linhas de transmissão.

Carter em 1932, para o dipolo de meia-onda A consideração do raio do condutor cilíndrico foi feita em 1937 por L. V. King e, um ano depois, por Hallén, tendo estes autores usados um método matemático interativo que conduzia a uma solução aproximada; de então para cá, o assunto tem sido retomado por inúmeros autores usando os mais variados métodos matemáticos sobre o mesmo modelo físico; a contribuição de R. W. King, cujas primeiras publicações datam de 1942, é talvez das mais importantes.

Na Segunda década do século nasce, também, uma das antenas mais usadas pelas sociedades de hoje, o agregado de dipolos batizado como os nomes dos seus introdutores, Uda, no Japão, em 1926 e, independente,Yagi, na América, em 1928; de aplicação primordial nas bandas de VHF e UHF

Nos anos trinta e quarenta são introduzidas e estudadas quase todas as antenas de uso corrente nos dias de hoje. Também o estudo dos sistemas de terra é realizado nos primeiros anos deste período. As ondas curtas e as micro-ondas emergiam e nitivamente com elas, o Radar. Muito desenvolvido durante a 2º Grande Guerra.

Logo após a segunda guerra uma nova classe de antenas iria surgir: as normalmente chamadas independentes da freqüência, log-periódicas.

Na década de 60 um novo sistema revoluciona as telecomunicações o satélite artificial com órbita geoestacionária. Também nesta década um salto extraordinário é dado, no domínio das freqüências: o maser amplificador de micro-ondas e o laser amplificador das freqüências ópticas e, com ele e as fibras ópticas, iniciando um novo capítulo na história das telecomunicações.