A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rádio A Rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas electromagnéticas como meio de propagação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rádio A Rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas electromagnéticas como meio de propagação."— Transcrição da apresentação:

1 Rádio A Rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas electromagnéticas como meio de propagação

2 História… Tudo começou no ano de 1863 quando o físico James Clerck Maxwell em Cambridge-Inglaterra demonstrou teoricamente a existência de ondas electromagnéticas, vindo posteriormente outro grande fisico, Heinrich Rudolf Hertz a demonstrar a existência das ondas electromagnéticas imaginadas por Maxwell.

3 História… Em 1896 em Itália, Guglielmo Marconi inventou o primeiro sistema de telegrafia sem fios, vindo em 1901 a enviar o primeiro sinal radiotelegráfico transoceânico, em 1909 Marconi recebe o Prémio Nobel da Física pelas suas descobertas.

4 História… A transmissão de sons de rádio efectua-se transformando sons em ondas electromagnéticas ou ondas hertzianas em homenagem ao físico Alemão Heinrich Rudolf Hertz e que são enviadas propagando-se pela atmosfera, atingindo grandes distâncias.

5 História… Nos auditórios existe sempre microfones que transformam os sons ou as variações de intensidade sonora em variações de corrente eléctrica, por isso do microfone sai um tipo especial de corrente eléctrica chamada “corrente fonofrequente” ou “corrente sonora”, esta mesma corrente que é ampliada pelo amplificador que aumenta as oscilações salvaguardando as frequências estabelecidas.

6 História… A corrente após ter sido ampliada é transmitida à antena da estação, onde a antena está ligada a uma outra corrente especial, chamada “corrente condutora”. O conjunto das duas correntes é transmitido para o ar sobre a forma de ondas electromagnéticas. A antena funciona como se fosse uma grande lâmpada, que emite raios luminosos em todas as direcções, tendo a capacidade de contornar montanhas.

7 História… As ondas electromagnéticas que se propagam pelo espaço, são captadas pelos aparelhos receptores, rádios, através das suas próprias antenas. Após estas ondas electromagnéticas, que transportam a “corrente fonofrequente” ou “corrente sonora” terem sido captadas são transformadas, ocorrendo o processo inverso, ao que acontece no auditório, as variações de corrente eléctrica são transformadas em variações de intensidade sonoro, sendo possível assim aos ouvintes desfrutarem da emissão.

8 A evolução da Rádio… Nos anos 20 a rádio era um meio de comunicação e de informação para as elites; Nos anos 30 a rádio torna-se num meio de comunicação em massa financiado pela publicidade com cariz mais popular, transmitindo notícias e música;

9 A evolução do rádio… Nos anos 40 a rádio desenvolve-se ainda mais e passa a ser importante em campanhas partidárias e na comunicação; Nos anos 50 aparece a televisão que vinha fazer concorrência mas também os transístores que aliaram-se à rádio, aparecendo assim os primeiros rádios portáteis, tornando-se a rádio no principal meio de comunicação, substituindo os jornais;

10 A evolução da rádio… Nos anos 60 a rádio reflecte a guerra do Vietname, as revoltas dos Hippies e os novos valores sociais. Nos anos 70 em Portugal a rádio é o meio de comunicação utilizado para anunciar a revolta e todos os acontecimentos sobre a revolução;

11 A evolução da rádio… Nos anos 90 surge as primeiras transmissões através da internet e esta começa a perder importância na sociedade face à televisão e à internet;

12 A estrutura da rádio… O rádio é um sistema de comunicação através de onde ondas electromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta frequência e ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadas para fins diversos.

13 A estrutura da rádio… Os sistemas de radiocomunicação normais são formados por dois componentes básicos: Transmissor – composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente eléctrica em oscilações de uma determinada frequência de rádio.

14 A estrutura do rádio… Um transdutor que converte a informação a ser transmitida em impulsos eléctricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na frequência da onda portadora, sendo efectuada em níveis baixo ou alto.

15 A estrutura do rádio… Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da frequência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM. Já quando a frequência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à frequência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM.

16 A estrutura do rádio… Receptor – Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas electromagnéticas e convertê-las em oscilações eléctricas; amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações; equipamentos para desmodulação.

17 A estrutura do rádio… um alto-falante para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas de radiofrequência que possam se misturar com as ondas recebidas.

18 Vantagens do rádio… O rádio é ágil - é o meio mais fácil face a mudanças repentinas do mercado, ou para combater acções dos concorrentes. O rádio é confiável - nas pesquisas de credibilidade o rádio sempre vence a TV, Jornais, Sindicatos, Partidos Políticos e outras instituições. Bem realizado, ele pode repetir esta performance na comunicação e credibilidade de marcas e produtos e serviços.

19 Vantagens do rádio… O rádio é prático - é o único veículo que se pode utilizar enquanto estiver dirigindo, andando, trabalhando, estudando, descansando. Pode-se carregá-lo para qualquer lugar. O rádio é versátil - a sua própria estrutura técnica e operacional permite uma infinidade de formatos alternativos quanto à programação.

20 Vantagens do rádio… O rádio é dirigido - a sua programação, seu ponto de vista, definem, mantêm a amizade dos ouvintes. O rádio é local - as pessoas recorrem ao rádio como a um amigo, por partilhar dos mesmos interesses e ideias.

21 Vantagens do rádio… O rádio é pessoal - as pessoas têm um relacionamento diferente com ele em comparação com os outros meios; ele tem intimidade com seus ouvintes. O rádio é amigo - as pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias podem contar com ele sempre que precisarem.

22 Desvantagens do rádio…
Exige esforço na audiência (atenção); Não é auxiliado pela imagem, baseado apenas no som;

23 Esta apresentação foi elaborada pelos formandos:
Angelina Amaro Luís Jacinto Paula Rosa


Carregar ppt "Rádio A Rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas electromagnéticas como meio de propagação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google