Cuidados com os medicamentos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Advertisements

Primeiros socorros em caso de electrocussão
Primeiros Socorros Conceito:
Primeiros Socorros.
Professor Marco Antonio Vieira Módulo II aula IV.
USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS
E.E Braz Sinigáglia Batayporã / MS 2009.
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS.
CORPOS ESTRANHOS Curso Especial de Férias
PROF RENATA DE SOUZA ZANATELLI
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
…a partir de óleo de fritura usado.
HEMORRAGIAS Hemorragia interna
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
A saúde e a vida.
QUEIMADURAS.
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Procedimentos de Urgência em Acidentes Oculares
Manobra de Heimlich Você sabe o que é isto? clique para prosseguir.
MANOBRA DE HEIMLICH SABEM O QUE É ISTO? CLICAR SEMPRE.
Toxicologia Conceito:
Noções de Primeiros Socorros
O MEL E A CANELA Hospital Espiritual Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.
Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane
PARTO RECONHECIMENTO:
JÚLIA DE CARVALHO LOPES PET MEDICINA – UFBA
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS.
Introdução A bordo de uma embarcação sempre existe a possibilidade de nos depararmos com situações de emergência, em que seja necessária a nossa atuação.
IMPORTANTE POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO Isto é muito importante e pode salvar a vida de uma pessoa !
CORPOS ESTRANHOS.
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
PRIMEIROS SOCORROS CONHECIMENTOS BÁSICOS.
Primeiros Socorros.
Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias
Engasgos e Alterações Respiratórias
PRIMEIROS SOCORROS.
Entorses, Luxações e Fraturas
TREINAMENTO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
QUEIMADURA.
Sabias que... Na escola ou em casa, por vezes, sofremos pequenos acidentes que provocam ferimentos que necessitam de ser tratados com urgência? Pois é...
AVALIAÇÃO INICIAL Livro RCP do NSC Vítima Inconsciente Chame o resgate
Prof. Erika Meirelles de Castro
Ciência em Ponto Pequeno
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
PRIMEIROS SOCORROS Clica na imagem para avançar.
Prof. Erika Meirelles de Castro
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS.
Trauma no Esporte Ac. Márcio Custódio Borges.
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões.
Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada ao ferido
Fonte: Polícia Militar do Estado de SP
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Acidentes Oculares Domésticos
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco
LATAPH Trauma no esporte Ac. Leonardo Teixeira de Melo
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
CHOQUES ELÉTRICOS. Não deixe que ninguém se aproxime da vítima, nem tente ajudá-la antes de a corrente elétrica ser desligada (a distância mínima a ser.
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
SEGURANÇ A NO LAR.
Transcrição da apresentação:

Cuidados com os medicamentos: Verifique sempre o prazo de validade antes de usá-los; Não use medicamentos com embalagens estragadas, sem rótulo e sem bula; Não utilize a mesma receita médica mais de uma vez. Não compre medicamentos indicados pelos vizinhos ou amigos. Não misture medicamentos sem a devida orientação; Solicite informações ao farmacêutico sobre possíveis efeitos adversos; Se sentir algum sintoma diferente ao tomar o medicamento, procure o médico ou farmacêutico; Bebês, mulheres grávidas ou que estão amamentando nunca devem tomar medicamentos sem receitas médicas.

Farmácia Caseira: antitérmico; algodão ; gaze estéril; antigases; esparadrapo ; curativos tipo "band-aid"; tesourinha; álcool; soro fisiológico; spray ou pomada anti-séptica; termômetro; antiinflamatório; colher medida para soro caseiro.

Queimaduras Existem diferentes graus de lesão: De terceiro, segundo e primeiro graus. Cada tipo de lesão pede um socorro específico. O QUE NÃO FAZER? Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha, pó de café, gelo. Apenas água fria é permitida. Furar as bolhas. Retirar a pele morta Arrancar a roupa grudada na área queimada Apertar o ferimento

Queimaduras de primeiro grau Atingem a camada mais superficial da pele. O QUE FAZER? Use muita água corrente Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em casos de queimadura de primeiro grau, é recomendável beber bastante água.

Queimaduras de segundo grau Já não é superficial. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. O QUE FAZER? Use muita água corrente Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

Queimaduras de terceiro grau Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave. Atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. A aparência deste tipo de ferimento é escura ou esbranquiçada. O que fazer? Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa! É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.

Graus das queimaduras

Quedas É preciso agir com calma. Certifique-se de que a pessoa está consciente e respirando adequadamente. Observe se há algo "fora do lugar", mas não faça movimentos bruscos. Se houver ferimentos, lave com água e sabão. Se o sangramento for grande, enfaixe com um pano limpo. Não faça torniquetes (manobra em que se amarra um pano em volta do membro atingido e ele é torcido até ficar bem apertado ). Se houver suspeita de ferimentos na cabeça, no pescoço ou no tórax, evite mexer a vítima e providencie socorro médico imediatamente. Se a pessoa estiver conseguindo se mexer, deixe seu corpo reto, com o pescoço alinhado.

Substância tóxicas A lista de substâncias que pode provocar envenenamento é extensa. Não deixe os produtos tóxicos à vista de crianças. Não guarde nenhum produto químico fora da embalagem original, para evitar confusão. Exemplos de substâncias tóxicas: Água sanitária, alvejante, desinfetante, removedor de cera, removedor de esmalte, solvente “thinner”, comigo ninguém pode, espirradeira, mandioca brava, água oxigenada, detergente, desodorante, esmalte, inseticidas, medicamentos, perfume, pilhas e baterias, repelente de inseto.

Intoxicação por ingestão Em caso de envenenamento por ingestão, a primeira coisa que se deve fazer é tentar descobrir a substância ingerida, porque o tratamento varia caso a caso. Não se deve nunca induzir o vômito na pessoa intoxicada. beber leite também não é aconselhado. A regra é simples: a vítima não deve beber nada. No máximo, pode fazer um bochecho para limpar a boca.

Como agir? Caso haja uma parada respiratória, apresse a ida ao hospital. Deite a vítima de lado, com a cabeça apoiada sobre o braço, para evitar que ela se sufoque com vômitos involuntários. Se a pessoa estiver com frio, agasalhe-a. Preste muita atenção em cada reação. Esteja atento aos detalhes. Se você conseguir, leve junto com o paciente o produto que causou o envenenamento.

Asfixia Se o objeto está preso no nariz: Peça para que a pessoa respire pela boca. Observe a localização do objeto. Se ele não tiver sido introduzido até o fundo, tente pressionar a base do nariz (no alto, próximo aos olhos) e empurrar o objeto para baixo. Se isso não funcionar ou o objeto estiver alojado no fundo, procure socorro médico. Não tente forçar: você pode machucar a pessoa ou, pior, pressionar o objeto ainda mais para dentro.

Asfixia Se a pessoa engasgou e respira sem dificuldades: Espere a pessoa tossir. Você pode ajudar a expelir o objeto dando tapas nas costas da pessoa: coloque-se atrás dela e faça a pessoa se curvar para frente. Dê os tapas no alto das costas. Cuidado com a força aplicada. Não tente virar a pessoa de cabeça para baixo para forçar a saída do objeto. Isso pode piorar o engasgo, especialmente se ocorrer vômito.

Asfixia Se a pessoa engasgou e não consegue respirar: Observe se a vítima começa a sentir falta de ar. Se o objeto for pontiagudo, não se deve fazer nada: apenas procurar socorro médico imediato. Em outro caso, a solução é provocar o vômito. Isto é conseguido colocando seu dedo na garganta da vítima. Se isso não funcionar, procure socorro médico imediato.