Métodos contracetivos artificiais hormonais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos para Planejar a Família
Advertisements

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM COMPARAÇÃO
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Contracepção hormonal e os medicamentos
A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
Métodos Anticoncepcionais
Métodos contraceptivos
ESCOLA SECUNDÁRIA DOS CASQUILHOS Métodos Contraceptivos
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Métodos contraceptivos
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
Métodos Anticoncepcionais
Planejamento familiar
Adolescência e Sexualidade
Sistema Reprodutor Feminino
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Trabalho realizador por :
Reprodução.
Métodos Contraceptivos Naturais (ou de abstinência periódica)
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
QUINZENA DA MULHER DE 7 A 19 DE MARÇO VISITE-NOS TAMBÉM NO NOSSO SITE:
Contracepção David Lopes 12ºA nº2 Tiago Ferreira 12ºA nº18
PLANEAMENTO FAMILIAR Faculdade de Medicina de Lisboa Joaquim Neves
Contracepção de emergência
Métodos Contracetivos Hormonais
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA
Métodos anticoncepcionais
Educação Se ual Métodos contracetivos Trabalho realizado por : André Azevedo Nº5 8ºG Diogo Oliveira Nº14 8ºG.
Métodos contracetivos naturais
Gravidez e Aborto. Gravidez Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões dentro do organismo feminino que.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Universidade de São Paulo
Depois de apresentar cinco anos consecutivos de queda, a mortalidade materna no Paraná apresenta um forte aumento e interrompe a tendência de redução.
Reprodução Professora: Teresa almeida
Pílula do dia seguinte e interrupção voluntária da gravidez.
Ciências Naturais – 9.o ano
A Pílula (“Pírula” para alguns) É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogéneo.
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
METODOS CONTRACEPTIVOS
PÍLULA DO DIA SEGUINTE!!!!!. QUANDO? Nas horas seguintes à relação sexual que se julga de "risco", ou seja, que se efectuou durante o período fértil (entre.
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Métodos Hormonais.
Transcrição da apresentação:

Métodos contracetivos artificiais hormonais David Almeida, 10ºA Dora Morgado, 10ºA João Carlos Amaral, 10ºA Rodrigo Jesus, 10ºA

O que são? São métodos que servem para evitar ou prevenir gravidezes não desejadas, através da administração de diferentes tipos de hormonas.

No que se baseiam / como funcionam? Baseia-se na utilização de produtos hormonais cuja administração, por diferentes vias, provoca uma inibição na ovulação, o que consequentemente impossibilita a fecundação e a gravidez.

Quais os diferentes tipos? Pílula oral; Pílula vaginal; Injeção contracetiva; Implante subcutâneo; Anel vaginal; Penso contracetivo.

Pílula oral Diferentes combinações de hormonas, de diferentes dosagens, que servem para evitar a ovulação da mulher. Apresentam uma eficácia de cerca de 98,5%. É tomada diariamente, de preferência no mesmo horário, iniciando conforme a recomendação médica.

Pílula oral Vantagens Desvantagens Toma-se diariamente e não precisa de métodos na hora do ato. Exige responsabilidade pois se a mulher se esquecer de tomar poderá engravidar. Quando se suspende, os ovários voltam à função normalmente. Não indicado para mulheres acima de 35 anos e fumadoras. Regula o ciclo menstrual, diminui o fluxo menstrual e alivia as cólicas. Não previne doenças sexualmente transmissíveis.

Pílula Vaginal Diferentes combinações de hormonas, de diferentes dosagens, que servem para evitar a ovulação da mulher. É tomada diariamente introduzindo-se um comprimido na vagina que será absorvido pelo organismo. Este método é utilizado por pessoas que têm problemas no estômago ou com a pílula oral.

Pílula Vaginal Vantagens Desvantagens A mulher não precisa de se preocupar com a utilização dos métodos do dia-a-dia. Exige responsabilidade pois se a mulher se esquecer de tomar poderá engravidar. Quando suspenso o uso dessa pílula vaginal, os ovários voltam à função normalmente. Contra indicado para mulheres com mais de 35 anos e fumadoras Não previne contra as DST. Costuma ter um custo mais elevado que as pilulas anticoncecionais orais.

Injeção contracetiva Existem 2 tipos: É uma injeção com alta dosagem de hormonas que tem efeito prolongado contra a ovulação. Apresentam uma eficácia de 98,5% e são dadas pelo médico. Existem 2 tipos: A mensal deve ser aplicada uma vez por mês, entre o 7º e o 10º dia após o início da menstruação; A trimestral deve ser aplicada a cada 3 meses. A primeira dose deve ser aplicada entre o 5º e o 7º dia após o início da menstruação e a partir do terceiro trimestre deve ser colocada no mesmo dia em que fora antes tomada.

Injeção contracetiva Vantagens Desvantagens Não interfere nas relações sexuais. Exige os mesmos cuidados que o uso da pílula. Não precisa ser tomada dia a dia. Alguns tipos provocam sobrecarga hormonal aumentando a circulação sanguínea, com risco de varizes, hipertensão, trombose e problemas circulatórias. Não deve ser utilizada por fumadoras ou mulheres com mais de 35 anos.

Implante subcutâneo É um método à base de hormonas artificiais que não permite que a mulher ovule. É colocado por um médico sob a pele da mulher, e vai libertando doses de hormonas diárias no organismo por vários anos. Estas hormonas tornam mais espesso o muco do colo do útero, dificultando a entrada dos espermatozoides.

Implante subcutâneo Vantagens Desvantagens A mulher não precisa de se preocupar com a utilização de métodos do dia-a-dia. É contra indicado para mulheres com mais de 35 anos e fumadoras. Quando suspenso o uso do implante, os ovários voltam à função normalmente. Não previne contra as DST. Reduz o ciclo menstrual com o passar do tempo e tende a anulá-lo (a mulher deixa de menstruar). O seu uso não pode ser interrompido instantaneamente, é necessário procurar um médico para retirar o implante.

Anel vaginal É um método à base de hormonas, que não permite que a mulher ovule, logo não engravida. Deve ser introduzido na vagina no inicio do ciclo menstrual soltando as hormonas que são absorvidas diariamente pelo organismo.

Anel vaginal Vantagens Desvantagens Não precisa de métodos na hora do ato. Não é indicado para mulheres com mais de 35 anos e fumadoras. Não causa mal-estar, vómitos ou náuseas. Não previne contra as DST’s. Regula o ciclo menstrual e quando se suspende o uso deste método, os ovários voltam à função normalmente. Costuma ter um custo elevado.

Penso contracetivo É um autocolante que é colocado na pele, libertando hormonas que entrarão na corrente sanguínea, impedindo a ovulação, e não tem a inconveniência dos eventuais esquecimentos. Tem a mesma eficácia que a pílula. Coloca-se durante três semanas consecutivas descansando-se na 4ª. Pode ser colocado e retirado quando quiser (terminando o efeito) nas nádegas, no abdómen, no dorso superior ou no antebraço.

Penso contracetivo Vantagens Desvantagens Permite levar uma vida normal: tomar banho, fazer exercício físico, etc… As mesmas que a pílula. Os perigos de esquecimento são poucos pois ele apenas é trocado semanalmente. Não previne contra as DST’s

Contraceção de emergência: Pílula do dia seguinte É um método contracetivo PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA que pode ser utilizado até 48 horas depois da relação sexual. Deve ser usada de preferência uma dose pronta, de 1 ou 2 comprimidos e pode ser encontrada em Farmácias.

Concentração de emergência: Pílula do dia seguinte Vantagens Desvantagens É o único método que pode ser utilizado pela mulher após a relação sexual. Têm uma alta concentração de hormonas e só devem ser tomadas no máximo 2 vezes por ano. No caso do método falhar não causa efeitos transversais no feto. Em mulheres que amamentam pode diminuir o leite materno. Não é abortiva, previne o aborto. Podem causar efeitos transversais como tonturas, vómitos ou náuseas. O uso repetido desregula o ciclo menstrual facilitando a gravidez. Alguns medicamentos como antibióticos, podem reduzir a eficácia deste método.

Bibliografia https://cienciasonline.files.wordpress.com/2010/09/ficha-informativa- contracepcao.pdf https://prezi.com/2r3vs4n0s4j5/metodos-contraceptivos-artificiais/ http://www.cfaematosinhos.eu/R6.pdf http://vida.aaldeia.net/metodos-contraceptivos-hormonais/ http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=794 http://pt.slideshare.net/SofiaCristinaRibeiro/mtodos-contraceptivos-9-ano

Thanks for your visualization