GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Tutorial Isend – Marketing
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Programa Intel® Educar
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Mapa Mural da Sustentabilidade
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Tutorial Isend – Mala Direta
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como instalar e executar o programa
Processos & Sistemas de Sinistros Novo Orçamento Web
SISTEMA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Plataforma de Ensino a Distância
Tutorial do Mais Comunicador
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Utilizando recursos especiais do Webnode
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
IT-Academy. Faculdade de Computação e Informática – MS IT Academy Certificações Microsoft –Microsoft Certified Professional : MCP –Microsoft Certified.
POWER POINT.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
para a utilização do Portal
PLANO DE AÇÃO PARTICIPATIVO
Manual de acesso - Câmeras da Escola Atrium
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Guia de Abertura de Chamado
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Oficina Plone Criação de Formulários
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Facebook Treinamento VipSaúde. A VipSaúde empenha todos os seus esforços na venda de Planos de Saúde pela Internet. Obviamente, o contato direto com as.
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
TUTORIAL – MICRO SERVIDOR OS PASSOS NESTE TUTORIAL TERÃO QUE SER EXECUTADOS NO MICRO SERVIDOR, OU SEJA, O COMPUTADOR QUE IRÁ SER GRAVADO O BANCO DE DADOS.
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
CINEMA NA ESCOLA Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014 Encontro 4.
CRIANDO UMA WEBQUEST NO GOOGLE SITES
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
SIAP – Sistema de Apoio ao Professor – Diário Eletrônico
Referência rápida do Lync 2013 para Office 365 © 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Com o Lync é possível iniciar a colaboração.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Sistema HelpDesk Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Educopédia: plataforma de aulas digitais. Rioeduca.net: é o NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO e de INTERAÇÃO de todos os funcionários e alunos da SME/RJ. .
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Lição (Editando Lição) Autor: Skyup Informática. Lição – Página Principal Assim que for concluída a criação do módulo e a adição de suas configurações.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Escolha uma nova senha: Escolha uma pergunta secreta e a resposta para essa pergunta:
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014

Cronograma ❑ Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá- los ❑ A escola como ecossistema comunicativo / O papel do gestor de projetos educomunicativos / Os fluxos de comunicação na escola ❑ Porque e como escrever um projeto Instrumentos de avaliação / Gestão do conhecimento / Gestão de recursos e de produtos da Comunicação ❑ Instrumento de avaliação de projetos educomunicativos

Gestão da comunicação na escola Gestão Educomunicativa Zelo pela liberdade de expressão Democratização do conhecimento Democratização do acesso às tecnologias Horizontalização das relações

Gestão de projetos: Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação GESTÃO EDUCOMUNICATIVA TIC A SERVIÇO DA CRIAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO O CONHECIMENTO A FAVOR DE TOMADAS DE DECISÕES CORRETAS (INSPIRADAS PELA ÉTICA) E SEGURAS

Instrumentos de avaliação □Aferir resultados esperados; □Mensurar o impacto de uma intervenção; □Constatar o cumprimento de metas pré-estabelecidas; □Apontamentos para novo planejamento (retroalimentação). Ferramentas construídas com o objetivo de:

Ponto de partida □Pensando na gestão da comunicação em espaços educativos, o que poderia ser feito para melhorar as relações? □Você acha que projetos educomunicativos (rádio escolar, blog, jornal mural, imprensa jovem, vídeo entre outros) podem ajudar a resolver ou minimizar problemas? Como?

Gestão do Conhecimento Hoje é necessário que cada escola: ❑ Mostre-se para a sociedade; ❑ Apresente os projetos e as ações que desenvolve; ❑ Defenda a filosofia pedagógica que segue; ❑ Explicite as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. Essas informações são abertas, com possibilidade de acesso a todos. MAS, NÃO BASTA INFORMAR. É PRECISO CRIAR CAMINHOS DE COMUNICAÇÃO E TROCA DE CONHECIMENTOS: , “FALE CONOSCO”, LISTAS DE DISCUSSÃO, FÓRUNS E CHATS.

Avaliação O que fazer com os resultados da AVALIAÇÃO?

Desafio Como lidar com a grande quantidade de informações dispersas em documentos, procedimentos ou simplesmente em pessoas, por meio de suas experiências e habilidades?

Articulações PARA CRIAR BANCO DE DADOS, REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: FERRAMENTAS DISPONÍVEIS E ARTICULAÇÕES Acesse:

Atividade Desenvolver um formulário de avaliação online para conhecer, na prática, a ferramenta do Google conhecida como spreadsheet, uma ferramenta gratuita e útil para a gestão de projetos na escola. Pensar em um instrumento de avaliação online para um projeto educomunicativo.

Passo a passo Os formulários do Google Drive são uma ótima ferramenta para criar, dentre outros, instrumentos de avaliação. Esse tutorial irá mostrar como criar um formulário de pesquisa, divulgá-lo e ver os resultados.Google Drive Criando o formulário Passo 1. Acesse o Google Drive e faça login com sua conta Gmail Passo 2. Clique no botão vermelho “Criar” e, em seguida, em “Formulário” Fonte:

Passo 3. Na tela que se abre, digite um titulo para o seu formulário e escolha um tema (estilo) para ser usado. Em seguida, clique no botão “OK” para continuar.

Criando as perguntas Passo 4. Na próxima tela, digite uma pergunta em “Título da pergunta” e um texto complementar no campo “Texto de ajuda”. A seguir, clique em “Tipo de pergunta” e escolha qual deseja usar.

Pergunta Texto e Texto Parágrafo A pergunta do tipo “Texto” é aberta. Ela fornece um pequeno campo para o usuário digitar sua resposta. Da mesma forma, a pergunta do tipo “Texto do parágrafo” também é aberta, porém, ela fornece um campo maior para o usuário responder à pergunta. Ele é indicado para perguntas abertas ou comentários extras que normalmente ficam no final do questionário.

Múltipla escolha A pergunta do tipo “Múltipla escolha” permite que o usuário selecione uma das opções disponíveis. Além disso, é possível adicionar um campo aberto alternativo (“Outro”), que pode ser preenchido manualmente. Indicada para perguntas objetivas e respostas rápidas.

Caixas de seleção Já a pergunta do tipo “Caixas de seleção” aceita que o usuário selecione mais de uma opção sugerida pelo questionário, além de permitir adicionar um campo aberto alternativo (“Outro”).

Escolha de uma lista A pergunta do tipo “Escolha de uma lista” só aceita que o usuário selecione uma das opções exibidas na caixa de seleção. Esse tipo é uma excelente opção para reduzir o tamanho do formulário e também para incluir maior quantidade de respostas em uma lista de possibilidades.

Pergunta escala A pergunta o tipo “Escala” é fechada para que o usuário defina em uma escala entre 1 até 10 a respostas para determinada pergunta, como se fosse dar uma nota. Os marcadores opcionais ajudam o usuário entender a métrica como por exemplo, baixo e alto, ruim e ótimo.

Grade A pergunta do tipo “Grade” é fechada e normalmente é utilizada para que o usuário possa avaliar diversas funções de um mesmo produto em apenas uma das perguntas.

Data e horário Já as perguntas dos tipos “Data” e “Horário” são bem mais simples, e podem ser úteis para armazenar informações pessoais como dados de formulários de cadastro, por exemplo.

Configurando a página de confirmação Passo 5. Terminada a criação das perguntas é preciso configurar a “Página de confirmação” que é exibida quando o usuário termina de preencher os dados. Entre as opções disponíveis estão “Mostrar link para enviar outra resposta”, “Publicar e mostrar um link para os resultados deste formulário a todos os entrevistados” e “Permitir que os participantes editem as respostas após o envio”

Adicionando conteúdo multimídia na página do formulário Passo 6. Se for necessário adicionar uma imagem ao formulário, clique no campo “Adicionar item” e selecione a opção “Imagem”. Aparecerá uma tela onde é possível fazer o upload da imagem. Depois de fazer o upload, você poderá escolher um título e especificar o texto que aparecerá quando alguém passar o cursor sobre a foto, para ajudá-lo a responder perguntas. Já se quiser adicionar um vídeo ao formulário, clique no campo “Adicionar item” e selecione a opção “Vídeo”. Insira no espaço o endereço do vídeo no YouTube. Depois de selecionar um vídeo, você poderá adicionar um título e uma legenda. Basta clicar e arrastar um dos cantos do vídeo para redimensioná-lo e posicioná-lo, escolhendo uma das opções de alinhamento.

Passo 7. No final do formulário, é necessário escolher onde ficarão armazenadas as respostas. Selecione uma opção em “Escolher o destino da resposta” e clique em “Criar”.

Compartilhando e divulgando o formulário Passo 8. Depois de tudo pronto, clique no botão “Enviar formulário”, para enviar e divulgar o formulário criado. Será exibida uma tela com as opções de compartilhamento. Se quiser use o código HTML do formulário para inseri-lo em uma página de Internet, clique no botão “Incorporar” e copie o código na janela que aparece (é possível até mesmo escolher o tamanho da área que o formulário irá ocupar). Quando terminar, clique em “Concluído”.

É possível também divulgar o formulário pelas redes sociais Google+, Twitter e Facebook ou usar a opção “Enviar formulário por ”, onde é possível incluir o formulário no corpo da mensagem, além de outras opções mais simples. Ao final, clique em “Enviar” para finalizar.

Gerenciando as respostas Passo 9. Depois, se quiser mudar a maneira como as respostas do formulário são guardadas, ver um resumo das respostas, excluir e/ou fazer outras tarefas, clique no menu “Respostas”.

STEFHANOU, Luis; MÜLLER, Lúci Helena; CARVALHO, Isabel Cristina de M. Guia para elaboração de projetos sociais. 2ªed. São Leopoldo/RS: Sinodal, SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação - o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, BRITO, Edivaldo. Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive. Disponível em:. Acesso em: 30 jan tutoriais/noticia/2013/09/como-criar-um-formulario-de-pesquisa-usando-o-google-drive.html Fontes

Quem somos? COORDENAÇÃO Carlos Alberto Mendes de Lima ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO Leonardo Moncorvo FORMADORES Anderson Zotesso Rodrigues Carlos Eduardo Rodrigues Fernandez Carmen Lúcia Melges Elias Gattás Débora Menezes Isabel Pereira dos Santos Kassandra Brito de Carvalho Kátia Cristina Alves de Souza Maria Izabel de Araújo Leão Maria Salete Prado Soares Mariza de Almeida Pinto Paola Diniz Prandini Patrícia de Oliveira Ramos Regina Aparecida Vilela dos Santos Silene de Araujo Gomes Lourenço