12ª Coordenadoria Regional de Educação

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Transcrição da apresentação:

12ª Coordenadoria Regional de Educação Guaíba Thomas Lima

Esse estudo visa contribuir primeiramente para a observação da população portadora de necessidades especiais e os índices das deficiências atendidas em salas de recursos na área de abrangência da 12ª CRE, nas regiões que compõem essa área e em alguns municípios de cada região, no ano de 2012. Além disso, busca-se através desse estudo, a observação das particularidades sobre essa população atendida nas salas de recursos e no atendimento educacional especializado como um todo, na área de abrangência da 12ª CRE no ano de 2012, de forma a traçar um paralelo entre a demanda populacional e o serviço em atendimento educacional especializado que é oferecido em cada região. Thomas Lima

Para isso foram enviados questionários as escolas, solicitando que respondessem quantos alunos com laudo a escola possui dentro destas necessidades especiais: Deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Após, esses dados foram agregados e organizados de forma a contabilizar o total da área de abrangência da 12ª CRE, seguido posteriormente pelos dados das três regiões que compõem esta área: Carbonífera, Costa Doce e Centro-Sul. Por fim, foram escolhidos dois Municípios de cada região através do maior número nos seguintes quesitos: Nível populacional, número de alunos PNE’s atendidos e número de escolas no município, para que fossem também observados nesse estudo. Os dados observados nesse estudo serão apresentados a seguir:

Dados da Educação Inclusiva Thomas Lima Thomas Lima

Municípios de Abrangência da 12ª CRE: 19 Thomas Lima

Escolas de Abrangência da 12ª CRE: 87 Arambaré E.E.E.F. Lauro Silva Azambuja E.E.E.M. Dr. Donário Lopes Arroio dos Ratos E.E.E.F. Lygia Gonçalves Motta I.E.E. Couto de Magalhães Barão do Triunfo E.E.E.M. José J. de Andrade Barra do Ribeiro C.E. Dr. Carlos P. de Albuquerque E.E.E.M. Francisco R. Neumann E.E.I.E.F. Teko’a Porá Butiá E.E.E.F. Venceslau brás E.E.E.M. Visconde de Mauá I.E.E. Marechal Rondon Camaquã C.E. Sete de Setembro E.E.E.F. Dr. Carvalho bastos E.E.E.F. Edison Nunes de Campos E.E.E.F. Francisco Luiz E.E.E.F. Manoel da Silva Pacheco E.E.E.F. São Bernardino de Sena E.E.E.F Ver. José A. de A. Barbosa E.E.E.M. Ana César E.E.E.M. XV de Novembro E.E.E.M João Paulo II I.E.E. Cônego Luiz Walter Hanquet Cerro Grande do Sul E.E.E.F. Flor do Ipê E.E.E.F. Francisco José Pereira E.E.E.F. Manoela Alves Pacheco E.E.E.F. Maria de J. Schumacher E.E.E.M. Mem de Sá Charqueadas E.E.E.F. Dr. Ramiro F. Barcelos E.E.E.F. Henri Duplan E.E.E.F. Min. Nicácio Machado E.E.E.F. Piratini E.E.E.M. Vila Cruz de Malta I.E.E. Assis Chateaubriand NEEJA Julieta V. Balestro Chuvisca E.E.E.F. Hilário Mariano Uszacki E.E.E.M. Prof Alaídes S. Pinheiro Dom Feliciano E.E.E.M. Dom Feliciano Eldorado do Sul E.E.E.F. Padre Josimo E.E.E.M. Prof. Americo Braga E.E.E.M. Roseli Correia da Silva E.E.E.F. Sergipe E.E.E.F. Hiroshima E.E.E.M. Eldorado do Sul General Câmara E.E.E.F. Anita Moreira E.E.E.F. João Canabarro E.E.E.F. Rio Grande do Sul E.E.E.F. Maria Luiza da R. Pires I.E.E. Vasconcelos Jardim Guaíba C.E. Augusto Meyer C.E. Cônego Scherer E.E.E.F. Albino Hackman E.E.E.M. Carmem A. Laviaguerre E.E.E.F. Cel. Frederico Link E.E.E.F. Dr. Gastão Leão E.E.E.F. Evaristo da Veiga E.E.E.F. Ismael C. Barcellos E.E.E.F. Itororó E.E.E.M. Izaura Ibañes Paiva E.E.E.F. N. Sra. do Livramento E.E.E.F. Otaviano M. de O. Jr. E.E.E.M. Pedras Brancas E.E.E.M. Otero P. Guimarães E.E.E.F. Nestor de M. Jardim E.E.E.P. Dr. Solon Tavares E.E.E.M. Profª Aglae Kehl E.E.E.M. Dr. Ruy C. Gonçalves I.E.E. Gomes Jardim I.E.E. Carlos A. de M. e Cunha Mariana Pimentel E.E.E.M. Gonçalves Lêdo Minas do Leão E.E.E.F. Getúlio D. Vargas E.E.E.M. Frederico H. Barbosa São Jerônimo E.E.E.F. Barão do Jacuí E.E.E.F. Castro Alves E.E.E.F. Dr. Carlos A. Simch E.E.E.F. Dr. José Athanásio E.E.E.F. Prof. Alcides Conter E.E.E.F. Thomas Alva Edison I.E.E. São Jerônimo E.E.E.M. Romeu de A. Ramos Escolas de Abrangência da 12ª CRE: 87 Sentinela do Sul E.E.E.F. Gustavo Wurdell I.E.E. Prof. Vicente Luiz Ferreira Sertão Santana E.E.E.M. Com. Eduardo Secco Tapes E.E.E.F. Gaston Augusto dos Santos César E.E.E.F. Miguel Nunes Rebello E.E.E.F. Nossa Senhora do Carmo E.E.E.F. Profª Vicentina de Souza Bastos I.E.E. Patrício Vieira Rodrigues

Municípios com Sala de Recursos Multifuncionais na Área de Abrangência da 12ª CRE no ano de 2012 Thomas Lima

Dados Sobre as Salas de Recursos A 12ª CRE conta com um total de 31 salas para atendimento, em 12 Municípios. Apenas 03 destas salas são de Atendimento Educacional Especializado. As outras 27 salas já são Multifuncionais. Das 31 salas autorizadas a funcionar na área de abrangência da 12ª CRE: 17 foram autorizadas para serem implantadas ou convertidas para multifuncionais entre o fim de 2011 e início de 2012; 18 já estão funcionando desde 2011 e; 12 estão em processo de conversão, implantação ou funcionamento. Thomas Lima

Salas de Recursos Multifuncionais ** Salas de Recursos Multifuncionais * - Escolas com processos tramitando ou não iniciados, para a implantação ou conversão das salas. - Salas autorizadas recentemente. ** Situação em 09/05/2012 Thomas Lima

A 12ª Coordenadoria Regional de Educação atende 41.632 alunos na Rede Pública Estadual Deste número de alunos matriculados, 615 alunos (cerca de aproximadamente 1%) são portadores de algum tipo das necessidades especiais que são acolhidas pelas Salas de Recursos – Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades, Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual ou Física – e possuem laudo médico. A maioria desses alunos necessitam de atendimento educacional especializado. Esses alunos são atendidos em Salas de Recursos Multifuncionais na própria escola ou em escolas próximas. Ou ainda em outros centros de apoio especializados. Thomas Lima

Número de Alunos PNE’s Por Município na Área de Abrangência da 12ª CRE Municípios Municípios com maior índice de alunos Portadores de Necessidades Especiais na área de Abrangência da 12ª CRE: 1º - Camaquã: 109 alunos 3º - Tapes: 80 alunos 2º - Guaíba: 105 alunos 4° - Butiá: 75 alunos

12ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE Deficiência Número de Alunos Deficiência Intelectual - DI 291 Deficiência Auditiva - DA 62 Deficiência Visual - DV 66 Deficiência Física - DF 83 Transtornos Globais - TG 69 Altas Habilidades - AH 44

Conclusões: Thomas Lima Os Municípios com maior número de alunos com necessidades especiais são Guaíba e Camaquã. Juntas somam um total de 35% em toda a área da 12ª CRE. Os quatro Municípios com maior índice (Butiá, Camaquã, Guaíba e Tapes), somam ao todo 60% do total de alunos com necessidades especiais da área de abrangência da 12ª CRE. No ano de 2012, em toda a área da 12ª CRE, a deficiência com o maior índice é a Intelectual, com 47%. E em segundo lugar está a Deficiência Física, com 14%. Nenhuma região possui a Deficiência Física como o segundo maior índice, mas somados os índices de todas as regiões, obtém-se a Deficiência Física como segundo lugar no total.

REGIÕES Carbonífera Costa Doce Centro-Sul Arroio dos Ratos Arambaré Barra do Ribeiro Barão do Triunfo Camaquã Eldorado do Sul Butiá Cerro Grande do Sul Guaíba Charqueadas Chuvisca Mariana Pimentel General Câmara Dom Feliciano Sertão Santana Minas do Leão Sentinela do Sul São Jerônimo Tapes

Região Carbonífera Thomas Lima

Conclusões: A Deficiência Intelectual está em primeiro lugar na região, com 37%, mas abaixo do índice total que é de 47%. Em segundo lugar está a Deficiência Visual, com 20%. Acima da média total. Na escola Marechal Rondon em Butiá, é onde há o maior índice de alunos com Altas Habilidades e Superdotação, pois nessa escola, atua uma professora com especialização nessa área. Dessa forma, os índices de Altas Habilidades e Superdotação em todo o Município de Butiá, bem como em toda a região Carbonífera, é o maior de toda a área da 12ª CRE (18% na região).

Municípios São Jerônimo Charqueadas

Por Necessidade Especial:

Por Necessidade Especial:

Conclusões: Em São Jerônimo os índices de Deficiência Intelectual estão em primeiro lugar, com 49%. Na média total e da região. E em segundo lugar, com um índice acima da média total e da região, está a Deficiência Física com 20%. Todos os Municípios e Regiões do estudo, possuem os índices de Deficiência Intelectual em primeiro lugar, exceto Charqueadas, que possui o maior índice de Deficiência Física de todos os Municípios, com 58%, bem acima da média total e de toda a região. Henri Duplan é a escola com maior índice de alunos com necessidades especiais do Município de Charqueadas, somando um total de 50% de todo o município. Não possui sala de recursos, pois a maior parte dos alunos possui Deficiência Física que não faz-se necessário atendimento educacional especializado.

Região da Costa Doce Thomas Lima

Por Necessidade Especial:

Conclusões: Os índices de Deficiência Intelectual estão em primeiro lugar na região da Costa Doce, com 58% e em segundo lugar está a Deficiência auditiva com 14%. Ambos acima da média total. Metade dos alunos da costa doce com necessidades especiais, são do Município de Camaquã. Tapes e Camaquã, somam juntos 86% dos índices de alunos com necessidades especiais de toda a região. O Município de Chuvisca não possui alunos com necessidades especiais com laudo, na rede pública estadual no primeiro semestre do ano de 2012.

Municípios Camaquã Tapes

Por Necessidade Especial:

Por Necessidade Especial:

Conclusões: Em Camaquã, apenas três escolas, (Cônego Luiz Walter Hanquet, São Bernardino Sena e Francisco Luiz) somam um total de 78% dos alunos com necessidades especiais no Município. Em Camaquã a Deficiência Intelectual está em primeiro lugar, com 49%. Na média do número total, mas abaixo da média da região. E em segundo lugar está a Deficiência Auditiva, com 19%. Acima da média da região. Em Tapes a Deficiência Intelectual está muito acima da média do total e da região, com 67% e em segundo lugar estão os Transtornos Globais do Desenvolvimento, com 19%. Acima da média total e da região.

Região Centro-Sul Thomas Lima

Por Necessidade Especial:

Conclusões: Guaíba soma 72% de todos os alunos com necessidades especiais da região Centro-Sul A Deficiência Intelectual possui o primeiro lugar nos índices da região, com 49%. E em segundo lugar estão os Transtornos Globais do Desenvolvimento, com 19%. Ambos acima da média total. O Município de Mariana Pimentel não possui alunos com necessidades especiais com laudo, na rede pública estadual no primeiro semestre do ano de 2012.

Municípios Eldorado do Sul Guaíba

Por Necessidade Especial:

Conclusões: Em Eldorado do Sul a escola América Braga possui quase metade do número de alunos com algum tipo de necessidade especial no Município. Esta escola é a única que no início de 2012 oferece o Atendimento Educacional Especializado na rede pública estadual do Município de Eldorado do Sul. O índice que encontra-se no primeiro lugar no Município de Eldorado do Sul é o de Deficiência Intelectual, com 59%. Acima da média total e da região. E em segundo lugar está a deficiência auditiva, com 23% também acima das médias totais e regionais.

Por Necessidade Especial:

Número de Alunos com Necessidades Especiais por Escola, na Rede Pública Estadual do Município de Guaíba no Ano de 2012 Thomas Lima

Conclusões: Em Guaíba, os índices de Deficiência Intelectual estão em primeiro lugar, com 42%. Abaixo do índice da região, mas acima da média total. E os de Transtornos Globais do Desenvolvimento encontra-se em segundo lugar, com 22%. Acima da média total e da região. Guaíba é um dos Municípios que mais possuem salas de recursos. São sete ao total, respeitando a demanda do município que é a segunda maior da área de abrangência da 12ª CRE. Em Guaíba, seis escolas possuem um alto número de alunos com necessidades especiais: Augusto Meyer, Professora Aglae Kehl, Ruy Coelho Gonçalves, Gomes jardim, Carmen Alice Laviaguerre e Dr. Carlos Augusto de Moura e Cunha.

Conclusões: Dentre as 19 escolas do Município de Guaíba, estas seis escolas somam um total de 37% do número de alunos com necessidades especiais no Município. Destas seis escolas, três estão situadas nos Bairros Ruy Coelho Gonçalves – COHAB e Santa Rita. Das seis escolas com o maior índice de alunos com necessidades especiais, apenas uma escola não possui sala de recursos. Além destas cinco com altos índices, que já possuem salas multifuncionais, a rede estadual de ensino em Guaíba também possui mais outras duas escolas com salas de recursos, visando o zoneamento dos alunos de outras regiões do Município, que necessitam de atendimento educacional especializado em bairros próximos.

Salas de Recursos em Guaíba no ano de 2012 Thomas Lima Salas de Recursos em Guaíba no ano de 2012

Conclusões Finais (A Nível Regional) Na região da Costa Doce a Deficiência intelectual está em primeiro lugar, com 58% (acima da média total) e em segundo lugar está a Deficiência Auditiva, com 14%, também acima da média total. Na região Centro-Sul a Deficiência Intelectual está em primeiro lugar, com 49%, dentro da média total. E em segundo lugar estão os Transtornos Globais do Desenvolvimento, com 19%, acima da média total. Na região Carbonífera, os índices de Deficiência Intelectual estão em primeiro lugar com 37%. Mas ainda abaixo da média total. Em segundo lugar está a Deficiência Visual com 20%. (Acima da média total que é de 11%).