João Sá Marta1 30-07-2015 SILVA II - Programa Descrição do novo Layout Metadados associados Cabeçalhos e parágrafos Notícias ES Galeria de imagens Mapas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial Joomla! Gerenciando Artigos Inclusão ou Edição de Artigos
Advertisements

Faculdades Integradas Santa Cruz
Support.ebsco.com Pesquisa básica para bibliotecas públicas Tutorial.
HTML - HiperText Markup Language Tecnologia para Web
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Prof. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Imprimir apresentações em diversos formatos
Informática Aplicada.
Informática Aplicada.
Programas Utilitários Básicos
Acessibilidade São definidos 3 níveis de prioridade:
Para ações em Vigilância do Óbito
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
PowerPoint 6ª série.
Tutorial de utilização do
Links Rollover image Tabelas
Internet e Informação Electrónica INTERNET EXPLORER
Fernanda Barroso Abril,2006
Html (2 º parte) Fernanda Barroso UM.
BR.OFFICE IMPRESS E MICROSOFT OFFICE POWER POINT 2003
WIKISPACES.
7 - Criação de Páginas Web
Orientações para PowerPoint
A Linguagem HTML.
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Linguagem de Programação para WEB
Apresentando o PowerPoint
Colocando botões e ações
HTML Técnicas em Programação para Internet
Aulas ministradas por:
HTML Construindo páginas.
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Layout.
Rodrigo Cristiano Silva
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Material elaborado por
João Sá Marta Introdução CMS (Sistema de gestão de conteúdos) para WEB Possui um sistema de gestão de utilizadores e de permissões avançado.
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
HTML HyperText Markup Language Uma linguagem de marcação.
POWER POWER POINT POINT.
João Sá Marta Introdução CMS (Sistema de gestão de conteúdos) para WEB Possui um sistema de gestão de utilizadores e de permissões avançado.
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
1. Aprenda o básico sobre o Google
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
POSTS precisam abrir como formato de blog, e abrem um único post. (slides 3/4/5) IDIOMA incluir opção PORT/ING (slide 6) COMENTÁRIOS alterar ferramenta.
SALA DE IMPRENSA TURISMO DE PORTUGAL. Section Divider.
Planear um Website Principais etapas.
7 - Criação de Páginas Web
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
Tutorial Wikispaces Edição de páginas Modificado por Ricardo Pimentel a partir de um original de Jennifer TIC – Ano lectivo 2008/2009.
Fundamentos e Tecnologia em Web
HTML HyperText Markup Language. 2 Origem O HTML foi criado, juntamente com o HTTP nos laboratórios do CERN, na europa para permitir a consulta de documentos.
Mestrado design de produto pós ergonomia usabilidade pós em comunicação graduação em design gráfico webdesigner nov/2008 a ago 2009 gerente de projeto.
Karine Alessandra Córdova
HTML Prof. Geyson Silva.
Tabela de Publicidade Índice do documento Apresentação Áreas de publicidade nas páginas / Slots Zona nº1 – Mid-banner de topo Zona.
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Como criar um blogue no Blogger Margarida Correia.
1 Timetoast.com Clique no link para efetuar a inscrição. Timetoast não permite várias contas a serem registadas com o mesmo endereço de . Há formas.
Interface da Base de Dados PubMed (Curso Básico: Módulo 4)
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend). O Joomla  Forma de acesso:  Endereço do site (frontend)  Endereço de administração do site.
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend)
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Treinamento CMS Plone Criação de Páginas Pessoais Guilherme Luiz Frufrek
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Transcrição da apresentação:

João Sá Marta SILVA II - Programa Descrição do novo Layout Metadados associados Cabeçalhos e parágrafos Notícias ES Galeria de imagens Mapas do maps.google.com

João Sá Marta Layout de um site tipo – com o marcador UCPA subsite Homepage View Cabeçalho-Apresenta a identidade da UC – Não é possível alteração via CMS Fim da listagem de conteúdos,copyright, links úteis e gerais Menu que reflecte a estrutura do site Barra de navegação Área de conteúdos, editável pelos editores. (Silva Document com o identificador “index_middle”) Slideshow. Podem ser vídeos ou imagens que incluem texto e link para mais informação (Silva Publication com o identificador “slideshow”, cujo conteúdo são “Media content”) Área de notícias (mostra todos os “viewers”)

João Sá Marta Layout de um site tipo – sem o marcador UCPA subsite Homepage View Banner: Banners diferentes por subsite e por directoria Área editável pelos editores

João Sá Marta Elementos da página principal Index: serve para definir o título do subsite Silva publication para conter o slide show Silva document com o conteúdo central 3 “viewers” de notícias que irão aparecer no final da página

João Sá Marta Elementos da página principal Aparecerão, da esquerda para a direita, consoante o nº de ordem da posição (15,16,17)

João Sá Marta Elementos da página principal - Slideshow Imagem tamanho máx:340x220 Título Texto Link Imagem original (600x450)

João Sá Marta Elementos da página principal - Slideshow Vídeo YouTube 420x260 Código do vídeo do YouTube Silva Media Content, contendo um Silva Embed

João Sá Marta Novo layout – tamanhos das imagens as imagens são automaticamente ajustadas consoante o tamanho da janela do browser do visitante Banners  Tamanho dos banners no layout em 24_JAN_2014, para aparecerem sem ser cortados:  Tamanho máximo: 870x145  Tamanhos possíveis: 700x x145 Miniaturas das notícias  A primeira imagem de cada notícia é redimensionada para 120x80. Assim para as miniaturas aparecerem proporcionais à imagem original, esta última deve ter uma ter a largura igual a 1,5 vezes a altura. Slideshow  tamanho máximo 340x220, para um browser com a janela a ocupar o écran inteiro

João Sá Marta Novo layout – metadados associados Exemplo em : 1/ano_2011/novo_layout 1/ano_2011/novo_layout Definidos em : Properties -> Settings Definição da cor base do subsite – cabeçalhos Link para outro idioma (i18n URL)

João Sá Marta Novo layout – cabeçalhos e parágrafos

João Sá Marta Novo layout – Banners Exemplo em : /novo_layout /novo_layout “Silva Image” com identificador começado por banner_ Podem ser utilizados banners diferentes em directorias e subsites diferentes As dimensões são 870x145px Podem ser usados vários banners na mesma directoria ou subsite, que irão ser apresentados de forma alternada

João Sá Marta Notícias Criar uma “Silva News Publication” por cada grupo de notícias Criar notícias (Silva Article) dentro das “Silva News Publication” Definir um filtro (Silva News Filter) por cada grupo de notícias, ou agregando vários grupos de notícias Definir um “Silva News Viewer” associado a cada filtro, ou agregando vários filtros

João Sá Marta Notícias – Silva Article Semelhante a uma página (Silva Document), mas com mais alguns atributos Na visualização, na página inicial, os “Silva Articles”, aparecem, da esquerda para a direita, e de cima para baixo, por ordem decrescente do parâmetro “Display Date”. O mais recente aparece à esquerda, na fila de cima. É feita uma miniatura (120x80) da primeira imagem de cada “Silva Article” Na visualização são mostradas as 6 notícias mais recentes (ordem da “Display Date”)

João Sá Marta Notícias – Silva Article É possível esconder o artigo da listagem inicial a partir de uma data definida pelo editor, ficando o artigo sempre disponível no arquivo. Possível definir um link externo para o artigo, que poderá ser aberto numa nova janela do navegador (“browser”) do cliente Possível forçar a presença de um artigo (parâmetro “sticky”), independentemente de haverem artigos mais recentes

João Sá Marta Galeria de imagens External Source (ES) "Image Gallery" As imagens têm que estar todas na mesma directoria da página onde é inserida a ES A apresentação do título das imagens é configurável Apresentação das imagens é muito mais rápida do que a versão anterior

João Sá Marta Mapas do google External Source (ES) ”Code Source Google Maps iframe” Para fazer um mapa personalizado é necessário possuir uma conta Os mapas podem ser públicos ou “não listados” (ver Ajuda do maps google) Ajuda do maps google Fotografias e “labels”, no mapa global, estão sujeitos a aprovação Ícones para os mapas Nova versão do Google Maps sem algumas das funcionalidades da versão anterior (info. em out/2013)

João Sá Marta Regras De Usabilidade Das cerca de 200 orientações ou regras de usabilidade identificadas no documento “Usabilidade_Checklist_ ”, destacamos um conjunto de 20:Usabilidade_Checklist_ A disposição de conteúdos começa no topo superior esquerdo do ecrã. A disposição de informação é feita de forma lógica com títulos descritivos que descrevem claramente cada grupo A navegação até aos níveis terminais do site faz-se com 3 cliques Longas cadeias de caracteres ou números devem ser quebradas em pequenos pedaços Não é necessário fazer scroll horizontal Não é necessário percorrer a pagina todas para determinar os seus conteúdos. É possível ao utilizador "varrer" o ecrã e identificar e compreender as mensagens/temas principais Não existe uma proliferação exagerada de banners e outros elementos promocionais desajustados O conteúdo da página está dividido em blocos O nível de detalhe de conteúdos é progressivo O número de opções em listas, menus, etc. são entre 5 a 9 itens (número "mágico" de 7) O texto é conciso, simples (sem adjectivos) e legível Opções e áreas de informação não aparecem como imagens que são confundidas com publicidade Os estilos e tamanhos de letra numa página são consistentes com a importância relativa de cada elemento Os links ancorados em elementos gráficos (ícones, imagens, gráficos) tem uma componente de texto e a tag "alt" preenchida Os links Internet estão a azul Os títulos das páginas Web, conforme aparecem na barra do browser, dão indicação do conteúdo e da área onde o utilizador se encontra Os títulos de campos de páginas e secções são breves (e descritivos do respectivo conteúdo) Os títulos dos links indicam claramente os seu propósitos ou destinos Usam-se apenas até 4 cores (exceptuando-se cores adicionais de uso esporádico) Usar apenas até 4 tamanhos de fontes/letterings