Conhecendo os personagens...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
Advertisements

O FIM DA GUERRA FRIA Capítulo 44 Capítulo 60.
A GEOGRAFIA DO PODER.
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
GUERRA FRIA.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
FINAL DA SEGUNDA GUERRA:
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
O império russo, a desintegração e as questões separatistas não resolvidas. Professor Reginaldo Atualidades/Geopolítica.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
Guerra fria.
Revolução Russa Início do XX: Império Russo: autocracia do Czar Oposição burguesa: Monarquia Parlamentar Oposição socialista: Mencheviques: evolucionistas.
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
GEOGRAFIA “uma escolha para o entendimento do mundo”
Países socialistas: URSS e China
Áreas Mundiais de Interesse Europa e CEI. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA Área: km² Forma: Mista 48 países Lim E: Montes Urais e Mar Cáspio, Cáucaso.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REVOLUÇÃO RUSSA
GUERRA FRIA Capítulos 21 e 22.
Alguns do motivos foram:
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Professor Luiz Felipe Geografia
O MUNDO SEM A URSS.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A crise no mundo socialista
O fim da URSS.
O fim do império e o surgimento da URSS
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Em 1991 a então União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) terminou.
Prof° João Claudio Alcantara dos Santos
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
URSS.
A COMUNIDADE DE ESTADOS INDEPENDENTES
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Geografia O contexto mundial do pós-Guerra Fria – a emergência de novos polos de poder: - A Nova Ordem Mundial - As fronteiras geográficas da nova ordem.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Revolução Bolchevista Revolução Socialista
GUERRA FRIA.
Revisão 7ª série.
Guerra Fria.
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
A NEP. Terminada a guerra civil (inícios de 1921) com a vitória dos bolcheviques, a Rússia encontrava- se numa situação de crise generalizada Trotsky.
BIPOLARIDADE E MULTIPOLARIDADE
Capitalismo versus Comunismo
Revisão Percursos 13 ao 16.
GUERRA FRIA.
Cei (comunidade dos estados independentes)
NOVA ORDEM MUNDIAL.
A crise do Socialismo. Guerra Fria ) COEXISTÊNCIA PACÍFICA (1956 – 1968):  Nikkita Krushev (1955 – 1964): XX Congresso do PCUS – condenação.
Guerra Fria.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Guerra Fria (Colapso do Socialismo Europeu)
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Geral e do Brasil História José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo.
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
A desintegração do bloco soviético e a nova ordem mundial
“paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Rússia e Europa Oriental
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
Transcrição da apresentação:

Conhecendo os personagens...

República 1 RSS da Armênia 2 RSS do Azerbaijão 3 RSS da Bielorrússia 4 RSS da Estônia 5 RSS da Geórgia 6 RSS do Cazaquistão 7 RSS do Quirguistão 8 RSS da Letônia 9 RSS da Lituânia 10 RSS da Moldávia 11 RSFS da Rússia 12 RSS do Tajiquistão 13 RSS do Turcomenistão 14 RSS da Ucrânia 15 RSS do Uzbequistão

URSS 1917 – Revolução Russa depõe a autocracia imperial 1918-1922 – Guerra Civil Russa 1922 – o triunfo dos bolcheviques leva a formação da União Soviética 1924 – morte de Lenin – disputa interna entre Stalin (fortalecer primeiro a União Soviética) e Trotsky (expandir a revolução pelo mundo) 1927-1953 – Era Stalin – Estado totalitário Coletivização da agricultura e desenvolvimento industrial Participação na Segunda Guerra Mundial Início da Guerra Fria Prof Claudinei Perencin

URSS 1953-1964 – Era Kruschov 1964-1982 – Era Brejnev Renegou a herança do estalinismo Libertou prisioneiros políticos Coexistência pacífica no plano externo Rompimento com a China Desenvolveu o programa espacial Recrudescimento na Guerra Fria 1956 – repressão à Revolução Húngara 1958 – rompimento com a China 1961 - crise de Berlim 1962 – crise dos mísseis em Cuba 1964-1982 – Era Brejnev Volta do poder estalinista Linha neutra em relação à liberalização de Kruschov Auge econômico, político e militar 1982-1984 – governo Iuri Andropov Ex-agente secreto, iniciou uma reforma política 1984-1985 – governo Konstantin Chernenko Homem de confiança de Brejnev

URSS 1985-1991 – governo Mikhail Gorbatchov Instituiu dois projetos inovadores: a perestroika (reconstrução econômica) a glasnost (transparência política) 9/11/1989 – iniciada a derrubada do Muro de Berlim Em 1990, com a reunificação alemã, a União Soviética cai para o posto de quarto maior PIB mundial e na década de 90 a Rússia cai para o 15º lugar. Entre 1987 e 1988 – a URSS desiste da corrida armamentista com os EUA Gorbatchov enfrentou grandes resistências da oligarquia e dos burocratas partidários 19/08/1991 – tentativa de golpe contra Gorbatchov A derrota do golpe e o caos político e econômico que se seguiu agravou o separatismo regional e acabou levando à fragmentação do país No dia de natal de 1991, em cerimônia transmitida por satélite para o mundo inteiro, Gorbatchov declara oficialmente o fim da URSS e renuncia a presidência do país 31/12/1991 – dissolução oficial da União Soviética

CEI – Comunidade dos Estados Independentes É uma organização supranacional envolvendo 9 repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguízia, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão e Uzbequistão Fundada em 8 de dezembro de 1991. Desde 26 de agosto de 2005, o Turcomenistão não é mais membro permanente da entidade, atuando apenas como membro associado. Pontos fundamentais estabelecidos em sua criação: cada estado-membro mantinha a sua independência as outras repúblicas da antiga União Soviética seriam bem-vindas como novos membros da Comunidade qualquer república seria livre de abandonar a CEI após ter anunciado essa intenção com um ano de antecedência os membros deveriam trabalhar em conjunto para o estabelecimento de economias de mercado

CEI – Comunidade dos Estados Independentes A Comunidade dos Estados Independentes é um bloco econômico? A CEI não é um bloco econômico, pois não há acordos e políticas comerciais comuns entre os países membros. Além de não haver integração econômica, não há também legislação comercial comum, assim como redução ou isenção de tarifas alfandegárias entre os países membros. Os acordos de livre comércio que ocorrem geralmente são bilaterais. Objetivos principais: Estabelecer diálogos nas áreas econômica, política e militar entre os países da CEI; Possibilitar a cooperação entre os países membros, principalmente em termos de democratização e prevenção ao crime; Definição de política externa e de defesa comuns. Desde sua fundação, a CEI tem se caracterizado pelas disputas entre os estados membros e o não cumprimento dos acordos escritos. Em 19 de março de 2014 a Ucrânia anunciou que deixaria a organização e passaria a exigir visto de entrada para cidadãos russos.

Diferencie URSS e CEI: URSS – unidade política formada por 15 Repúblicas sob um regime socialista CEI – Comunidade dos Estados Independentes – criada em 1991 para administrar o arsenal nuclear da ex-URSS e manter a integração econômica entre várias de suas ex-repúblicas. Confronto político, ideológico e estratégico estabelecido entre as superpotências EUA e URSS após a Segunda Guerra Mundial em que elas disputam áreas de influência e dominação no mundo, mas não entram em conflito direto.

Manter o controle sobre as reservas e produção de petróleo e gás natural e evitar o desencadeamento de um processo de divisão territorial do país entre vários grupos étnicos e religiosos. É um país emergente, integrante do BRICS, grande produtor e exportador de petróleo e gás natural e ainda mantendo um razoável potencial militar. São potências econômicas emergentes com grande potencial natural, mercado interno em expansão e protagonismo regional. Os índices de crescimento são diferentes em decorrência de instabilidades políticas, problemas de infraestrutura, capacidade de investimento e fatores conjunturais.