VER PRECEDE
AS PALAVRAS ?
POR QUÊ ?
Resgatar o silêncio
É o papel dos objetos
Mas existe ainda outro sentido no qual ver precede as palavras: o ato de ver que estabelece nosso lugar no mundo circundante. Explicamos esse mundo com palavras, mas as palavras nunca poderão desfazer o fato de estarmos por ele circundados. A relação entre o que vemos e o que sabemos nunca fica estabelecida. A cada tarde, vemos o sol se pôr. Sabemos que a terra está se movimentando no sentido de afastar-se dele. No entanto, o conhecimento, a explicação quase nunca combinam com a cena.
Para uma reflexão: De que modo responder emocionalmente ao mundo, e não copiá-lo ou melhorá-lo, nem comunicar alguma coisa sobre ele, mas simplesmente compartilhar o seu impulso criativo?
“Em um enigma cujo tema é o xadrez, qual é a única palavra proibida?” Refleti por um momento e respondi: “ A palavra xadrez”. Jorge Luis Borges, O Jardim dos caminhos que se bifurcam
A maneira como vemos as
C O I S A S
É AFETADA PELO QUE SABEMOS OU PELO QUE ACREDITAMOS
Explique
SÓ VEMOS AQUILO QUE OLHAMOS. OLHAR É UM ATO DE ESCOLHA.
A importância da leitura Cinco perguntas que nortearão a produção textual sobre O Mundo do Leitor - Por que leio? - Como leio? - O que faço daquilo que, por mim, foi lido? - Como escolho as minhas leituras? - Há leituras ruins? Por quê?
CONCLUSÃO O ato de ler relaciona-se com o ato de pensar? Explique.
Exercício de Criação: representação visual e verbal “Meu universo de leitor” Pense em um lugar como metáfora para o seu universo de leitor: um jardim, uma escada, um quarto, uma guarda-roupa, uma caixinha de costura, uma caixa de fósforo, etc. ► Como seria? ► O que teria ► Aonde estaria localizado? ► Com o que se relacionaria? Agora explique porque escolheu esta metáfora para representar o que foi pedido.
F I M